Seguro auto cobre desastre natural? Veja como funciona

Imagem de um carro atingido por uma árvore.
Descubra quais seguros cobrem desastres naturais e saiba como acionar a seguradora após um imprevisto causado por um desses fenômenos.

Quando você vai contratar o seguro para seu carro, precisa se avaliar uma série de quesitos. Entre eles, quais são as suas maiores necessidades e quais serão as coberturas indispensáveis para que você esteja protegido. Pois no momento de definir a contratação do seguro, uma das dúvidas mais comuns está relacionada a desastre natural.

Se passar por um acidente da natureza, o seguro cobre danos causados ao veículo? Bom, a resposta para essa pergunta é sim. Contudo, isso depende da modalidade contratada e de uma série de detalhes que vamos esclarecer ao longo do texto.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Seguro cobre danos causados por desastre natural?

Imagine a seguinte situação: você está a caminho do trabalho e, devido a uma forte chuva, a via fica alagada. Contudo, além de atrapalhar a sua rotina, essa enchente faz com que entre água no motor e deixe-o danificado. Se isso ocorrer e você tiver contratado a cobertura para acidentes da natureza, você garante que será indenizado conforme a tabela FIPE.

Quais situações estão na cobertura

Os riscos cobertos pelo seu seguro estão na sua apólice, por isso recomendamos que você leia para entender o que tem cobertura. Apenas para que você tenha uma base para a contração, aqui estão alguns dos ricos potenciais cobertos no seguro auto:

  • Chuva de granizo
  • Raio e suas consequências, incêndio ou explosão acidental;
  • Submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados no subsolo;
  • Danos provenientes de granizo, furacão e terremoto;

O que pode me fazer perder a cobertura

Existem situações em que a seguradora pode recusar o pagamento da indenização. As principais situações para isso são:

  • Agravamento de risco – imagine que uma forte chuva cause uma enchente na rua da sua casa. Mas, mesmo com a via já inundada, você resolve tirar o seu veículo da garagem e atravessar o alagamento. Se durante esta ação o carro sofrer alguma avaria, não há cobertura do seguro. Pois, neste cenário, você se expôs ao risco.
  • Danos causados por água salgada – como avenidas beira-mar são passíveis de serem invadidas pela água por conta de sua localização.
  • Trânsito em locais inadequados – areias fofas, praias, rios, trilhas, estradas bloqueadas.

Esses são algumas das situações onde seus prejuízos podem não ser indenizados. Consulte sua apólice para entender quais são as limitações do seu seguro auto.

Quanto custa a cobertura

Não existe um preço fixo para a contratação da cobertura de danos causados por desastre natural. As seguradoras costumam trabalhar com diferentes planos que podem englobar coberturas mais básicas e outros mais completas.

Para saber o preço exato dessa cobertura para o seu veículo, utilize o simulador da Minuto Seguros.

Por que devo contratar?

De acordo com entrevista de Herivelto Malosti, especialista em martelinho de ouro, ao portal IG, consertar um carro danificado por granizo pode custar até R$ 3.500.

Além de proteger seu bolso, essa cobertura oferece uma tranquilidade adicional ao dirigir. Você não precisará se preocupar com os custos de reparos inesperados, permitindo que você foque no que realmente importa: a sua segurança.

Na Minuto Seguros, você pode comparar as opções das principais seguradoras do país e encontrar o plano que melhor atende às suas necessidades. Faça sua cotação online e encontre o seguro auto ideal para você.

 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas sobres as principais dúvidas sobre a cobertura de desastre natural.

Como acionar a seguradora em caso de sinistro?

O acionamento do seguro do carro pode ser necessário em alguns momentos na vigência da apólice.

Quando ocorrer algum sinistro você deve entrar em contato com a sua seguradora, de modo que não haja um prejuízo ainda maior. Para isso, basta acessar a página de suporte da sua seguradora.

Se você é nosso cliente, pode ligar para a Minuto Seguros no número 0800 882 0656 para obter ajuda no procedimento necessário. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto feriados.

A cobertura básica engloba desastre natural?

Geralmente, entre as coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras, o desastre natural não é contemplado. Normalmente, a cobertura de danos causados por raios que incendeiam o carro é incluída em casos de danos naturais. Neste tipo de situação, sim, poderá haver a cobertura do seguro.

De qualquer maneira, o ideal sempre é conferir tudo o que consta na sua apólice. Contudo, se houver dúvidas, a recomendação é que você o segurado entre em contato com o corretor.

O que fazer se estiver em uma situação de desastre da natureza?

Se estiver em perigo por um desastre natural, proteja-se antes de tudo. Se você e todos os envolvidos estiverem em segurança, temos alguns materiais para te ajudar nas seguintes situações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *