Seguro auto anual ou plurianual: diferenças e quanto custa

seguro auto 1 Seguro auto anual ou plurianual: diferenças e quanto custa

O seguro do carro é um produto com muitas particularidades sobre o seu funcionamento. Uma delas é a possibilidade de contratar um seguro auto anual ou plurianual. Para saber exatamente qual é a diferença desses dois produtos, continue lendo.

Dentre o seguro auto anual ou o plurianual, o que diferencia um do outro é o prazo de proteção que o segurado terá ao fechar a apólice com a companhia desejada.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Pelo menos no Brasil, a contratação mais comum do seguro é a anual. Ou seja, com duração de 12 meses e sendo necessário fazer a renovação a cada ano. No entanto, existem opções de períodos mais extensos, variando de 2 até 5 anos, geralmente. Nestes casos, o produto é um seguro plurianual.

O que é seguro anual?

O seguro anual tem a duração de um ano, como o próprio nome sugere, e ao final desse período, o contrato pode ser renovado.

A renovação do contrato pode variar de acordo com a vontade do cliente em continuar com o serviço ou não.

No entanto, é importante estar ciente de que em algumas situações, os contratos podem ter renovações automáticas caso não haja confirmação ou negação por parte do cliente. Isso significa que a seguradora pode dar continuidade ao serviço e cobrar mais um ano de seguro.

O que é seguro plurianual?

A vigência do seguro plurianual pode variar, abrangendo períodos que vão desde 6 meses até vários anos.

No entanto, é importante ressaltar que o período de vigência pode variar entre as seguradoras, pois cada companhia adota ações e diretrizes específicas em relação à duração dos contratos de seguro.

Além disso, vale mencionar que nem todas as seguradoras oferecem a modalidade de plano plurianual em seus serviços prestados. Portanto, é recomendado consultar as opções disponíveis em cada seguradora antes de tomar uma decisão.

Entenda o funcionamento das modalidades

Antes de chegar mais a fundo nos detalhes sobre cada modalidade de contratação, é importante ressaltar que os bônus, coberturas e assistências são iguais para os dois tipos de contratação.

Como funcionam as coberturas

Como dissemos, estes tópicos citados acima não são alterados de acordo com o tipo de seguro que foi contratado, seja ele o anual ou plurianual.

Um exemplo é a cobertura de danos materiais a terceiros. Caso o proprietário faça a contratação anual de R$ 50 mil de valor a ser coberto, por exemplo, este montante permanecerá o mesmo somente se houver a renovação do seguro por mais um ano.

Já no plurianual, o segurado terá o mesmo valor de cobertura em cada um dos anos de contrato até o fim da vigência.

Esta condição vale também para qualquer outra cobertura, como danos a vidros ou desastres naturais.

Como funcionam os bônus

Assim como as coberturas, os bônus também funcionam do mesmo jeito entre o seguro auto anual e o plurianual.

Portanto, a cada vigência que passar e o segurado não fizer algo que o faça perder classes de bônus, ele terá um aumento nesta pontuação. Isso pode gerar descontos para o proprietário na renovação seguinte.

Como funcionam as assistências

Tanto no plurianual quanto no anual, os serviços de assistência 24h funcionam da mesma forma. No caso das contratações por mais de um ano, se o segurado possui um limite de até três vezes para utilizar o serviço, a cada ano enquanto o contrato estiver vigente, ele terá as mesmas três utilizações.

Quais as diferenças entre seguro auto anual e plurianual

As principais diferenças entre o seguro auto anual e o plurianual estão nas questões de pagamento. A opção com o período mais longo de vigência vai garantir um desconto diferenciado em comparação com o anual dentro da mesma seguradora.

Além disso, também existem outras particularidades no sentido de cancelamento antes do vencimento da vigência e devolução do valor já pago pelo proprietário.

Pagamento entre as modalidades

Na questão de antecipação de pagamento, no anual o segurado tem que pagar as parcelas da proteção que se refere àquele próprio ano.

No plurianual, ele poderá pagar no primeiro ano as parcelas referentes ao período completo de sua vigência, independentemente da quantidade de anos. Dessa forma, poderá antecipar o pagamento de dois, três ou quatro anos ainda nos primeiros 12 meses de cobertura. Isso ajuda a dar mais tranquilidade ao segurado.

Caso o proprietário do veículo faça o pagamento antecipado, a seguradora oferece ao motorista descontos como contrapartida.

Cancelamento e devolução: seguro auto anual x plurianual

Agora no quesito de cancelamento e devolução, será utilizada a Tabela de Prazo Curto referente ao tempo restante proporcional ao que foi pago.

Entretanto, o cálculo para esse processo no seguro auto anual ou plurianual será diferente. Afinal, serão prazos diferentes de vigência, influenciando a proporção de pagamento por dias de cobertura.

cotar Valor do seguro do Onix e Onix Plus em 2023: veja o preço médio e economizeQuanto custa o seguro anual e plurianual?

Para saber o valor do seguro auto nessas duas modalidades você pode fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros. Veja abaixo um vídeo do João Brigato, do site Automais, sobre a experiência de simular seguro auto com a Minuto Seguros.

Simples, não é mesmo? Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora você já sabe as diferenças e semelhanças entre o seguro auto anual ou plurianual e já pode ter uma noção prévia de qual será mais interessante para você. Se houver dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *