São Bento do Sapucaí: onde fica, quando ir e o que visitar

São Bento do Sapucaí

Quer saber tudo sobre a cidade de São Bento do Sapucaí? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai aprender quando ir e o que visitar na cidade do interior de São Paulo.

Para quem vive em metrópoles, o clima caótico durante todos os dias acaba tornando-se algo maçante e cansativo. Por conta disso, muitas pessoas procuram descansar e aproveitar o tempo livre em lugares mais afastados das grandes cidades. Um local que pode ser considerado como um destino excepcional para essa finalidade é São Bento do Sapucaí, situada no interior do estado de São Paulo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Onde fica São João do Sapucaí?

A cidade faz divisa com o estado de Minas Gerais, e fica distante apenas 45 km de Campos do Jordão, município conhecido pelo seu clima frio. Por conta da proximidade, também é recomendado que o viajante se prepare contra o frio, caso faça a visita durante o outono ou inverno.

Os principais motivos que fazem as pessoas visitarem São Bento do Sapucaí é a tranquilidade e o contato com a natureza que é possível se ter lá. Afinal, são apenas 10 mil habitantes que vivem em um vale embaixo da Pedra do Baú. Além disso, se for do interesse do viajante, é possível desfrutar também de grandes aventuras repletas de adrenalina fazendo trilhas e escaladas pelas montanhas.

Antes de partir para São Bento do Sapucaí, é importante contratar um seguro viagem. Só assim você garante a sua segurança. Independentemente de quais sejam os objetivos do roteiro, sempre é preciso precaver-se contra imprevistos.

Como chegar a São Bento do Sapucaí?

Para chegar até São Bento do Sapucaí, são cerca de três horas de viagem saindo do centro de São Paulo. É bem possível realizar um bate e volta no final de semana para conhecer um pouco do lugar. Mas o ideal é ficar pelo menos dois dias para conseguir aproveitar o que de melhor o destino tem a oferecer.

Para aproveitar os melhores passeios em São Bento do Sapucaí, confira as dicas que vamos passar a seguir.

Quando ir para São Bento do Sapucaí?

Não existe uma época específica do ano para ir para São Bento do Sapucaí, porque ela tem um clima recepitivo durante o ano inteiro. Porém, cada estação do ano tem atrações específicas que você pode conferir abaixo:

  • Verão: as cachoeiras e outras atividades ao ar livre como trilhas são a principal atração nessa época mais quente do ano.
  • Inverno: o clima da Serra da Mantiqueira no inverno é ótimo para curtir a dois e tem ótimas atrações como conhecer as vinícolas da região.

Quantos habitantes tem em São Bento do Sapucaí?

A cidade localizada na Serra da Mantiqueira possui 10.893 habitantes segundo sendo do IBGE de 2022.

O que visitar em São Bento do Sapucaí?

Veja abaixo as pricnipais atrações da cidade do interior de São Paulo.

Trilhas na Pedra do Baú

São Bento do Sapucaí- Trilhas na Pedra do Baú

Dando início às nossas indicações de passeios para fazer durante a viagem para São Bento do Sapucaí, não podíamos deixar de falar sobre a trilha que é possível de ser realizada subindo o Complexo do Baú, que passa bem perto de uma das atrações mais conhecidas da cidade, a Pedra do Baú.

O Complexo do Baú é composto pelas formações rochosas do Bauzinho, com 1.760 metros, Ana Chata, com 1.670 metros e a própria Pedra do Baú, com 1.950 metros. Localizado em plena Serra da Mantiqueira, de um lado há um bom campo de visão da serra de Campos de Jordão, e do outro as montanhas de Minas Gerais.

O período que vai do mês de maio até setembro, é considerado o que tem melhor clima para fazer a escalada. Por conta disso, é também a época com maior presença de escaladores profissionais ou amadores durante o ano.

Trilha do Bauzinho

São Bento do Sapucaí - Trilha do Bauzinho

A trilha do Bauzinho, por sua vez, não possui a mesma veia radical que a citada acima. Idosos e crianças, por exemplo, podem fazê-la sem preocupações. São 500 metros de trajeto, contando ida e volta, que podem ser percorridos com muita calma e tranquilidade. Assim, é possível aproveitar as paisagens de São Bento do Sapucaí, cidades do sul de Minas Gerais e de parte da Pedra do Baú.

No meio do caminho, é possível encontrar um bosque de araucárias, animais como o Lobo-Guará e o Macaco Sauá, além de aves de rapina como a Águia-Cinzenta e o Gavião-Pega-Macaco. No final da trilha, você ainda consegue tirar fotos bem ao lado da Pedra do Baú para guardar de recordação para toda a vida.

Artesanato 

São Bento do Sapucaí - Artesanatos 

Se tem algo que você deve levar como recordação da viagem, além das milhares de fotos, é uma peça de artesanato para enfeitar a sua casa. Na cidade, o artesanato é bastante conhecido, cujo nome de maior destaque é Ditinho Joana.

O artesanato do Ditinho Joana transmite expressões da cultura popular da região que devem ser preservadas. Ele é um ícone da cidade e é reconhecido mundialmente pelo seu maravilhoso trabalho com esculturas de madeira.

Capelinha de Mosaico

São Bento do Sapucaí - Capelinha em Mosaico

A Capela de Santa Cruz é uma construção centenária. Ela passou a ser chamada de Capela do Mosaico após ser revitalizada em 2008, por meio dos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar. Foram utilizados cacos de diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos abandonados, contas variadas, pedaços de vidro e azulejos. Assim. compuseram mosaicos coloridos, que enfeitam a capela de forma peculiar e original.

A Capelinha fica localizada na Rua Treze de Maio, 217.

Cinema Paradiso

São Bento do Sapucaí - Cinema Paradiso

Não se engane pelo nome, pois trata-se somente de um cinema, mas de um pequeno museu do cinema que fica localizado no quintal da casa de um cinéfilo e cinegrafista.

Inaugurado em 2013, o Museu do Cinema foi criado por Manoel Coutinho no quintal de sua própria residência. Lá, está abrigado um acervo com projetores do antigo Cinema São Bento, inúmeros filmes e cartazes conservados da época, além de rolos e equipamentos dos mais variados modelos.

Não são projetados filmes no Museu diariamente. Mas Manoel, em parceria com a Galeria A, exibe filmes gratuitos todas as quintas-feiras, às 19h30.

Agora você já sabe por quais lugares passar em sua viagem para São Bento do Sapucaí. Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *