Como dirigir carro automático: aprenda o passo a passo

cambio automatico
Quer saber mais sobre como dirigir carro automático? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você entenderá a melhor forma de dirigir seu carro automático.

Em um mundo cada vez mais acelerado e conectado, a busca por praticidade se tornou uma constante em nossas vidas, e isso se reflete também na escolha dos nossos carros. Os carros automáticos, antes vistos como um luxo, agora são uma realidade acessível, especialmente nas grandes cidades, onde o trânsito intenso transforma a condução manual em uma tarefa exaustiva.

Se você está pensando em aderir a essa tendência ou já possui um carro automático, mas ainda tem dúvidas sobre como tirar o máximo proveito dessa tecnologia, este artigo é para você. Aqui,  desvendaremos os mistérios da direção automática, oferecendo um guia prático e detalhado para que você possa dirigir seu carro automático com confiança e segurança.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Então, prepare-se para mergulhar no universo dos carros automáticos e descobrir como essa tecnologia pode simplificar sua vida no trânsito. Vamos lá?

Como dirigir carro automático pela primeira vez passo a passo:

Dirigir um carro automático pela primeira vez pode ser complicado, por isso confira o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: antes de começar, ajuste o banco do motorista para uma posição confortável que permita alcançar os pedais e manter uma boa visão da estrada. Além disso, verifique os espelhos retrovisores e ajuste-os para garantir uma visão clara ao redor do veículo.
  • Passo 2: É fundamental que todos os ocupantes do veículo estejam usando cinto de segurança antes de iniciar a viagem. Certifique-se de que todos estejam com os cintos devidamente ajustados.
  • Passo 3: Insira a chave na ignição (se aplicável) e gire-a para a posição “ligar”ou pressione o botão de partida, dependendo do modelo do veículo. Aguarde até que o motor esteja funcionando antes de prosseguir.
  • Passo 4: Mantenha o pé no pedal do freio enquanto inicia o carro. Isso é importante para evitar que o veículo se mova enquanto você faz ajustes e se prepara para sair.
  • Passo 5: Coloque a alavanca de câmbio na posição “D” para começar a se mover. Esta é a posição padrão para dirigir e permite que o carro avance. Não é necessário pisar no acelerador, pois o veículo se moverá suavemente por conta própria.
  • Passo 6: Quando se sentir confortável, comece a pressionar o pedal do acelerador suavemente para aumentar a velocidade. Lembre-se de que, em um carro automático, não é necessário trocar as marchas manualmente; o veículo fará isso automaticamente à medida que a velocidade aumenta.

Dicas essenciais para dirigir um carro automático

A popularidade dos carros automáticos tem crescido constantemente, e entender seu funcionamento é essencial para aproveitar ao máximo essa tecnologia. Agora você conhecerpa algumas dicas práticas para uma condução eficiente e cuidadosa em carros automáticos, visando não apenas o conforto, mas também a durabilidade do veículo.

1. Conheça as posições da alavanca de câmbio

Familiarize-se com as posições da alavanca de câmbio, como “P” (estacionamento), “R” (marcha ré), “N” (neutro) e “D” (dirigir). Para saber mais sobre as posições da alavanca consulte o tópico “O que são as letras do câmbio automático?”.

2. Use o freio de estacionamento

Sempre aplique o freio de estacionamento ao estacionar o veículo, especialmente em terrenos inclinados. Isso preserva o sistema de transmissão e evita acidentes.

3. Acelere suavemente

Em carros automáticos, a aceleração deve ser suave e gradual. Evite acelerar abruptamente, o que pode resultar em movimentos bruscos.

4. Pé no freio ao mudar para “D”

Ao mudar da posição “P” para “D”, mantenha o pé no freio. Isso impede que o carro se mova repentinamente ao engatar a marcha.

5. Evite “N” em descidas

Não coloque o câmbio em “N” (neutro) ao descer ladeiras, pois isso desativa o freio motor e pode prejudicar o controle do veículo.

6. Conscientize-se da posição “L” ou “2”

Alguns carros automáticos têm uma posição “L” ou “2” na alavanca de câmbio, útil para controlar a velocidade em descidas acentuadas. Use-a com moderação.

7. Faça Manutenção Regular

Siga o cronograma de manutenção do fabricante, incluindo trocas de óleo, filtros e verificações de sistemas. Manter o veículo em bom estado é essencial para o desempenho da transmissão e a segurança.

Seguindo essas dicas, você poderá desfrutar de uma experiência de direção tranquila e prolongar a vida útil do seu carro automático. Lembre-se sempre de respeitar as regras de trânsito e de praticar a direção defensiva para garantir a segurança nas estradas.

Faça um seguro para seu carro

O seguro auto é a escolha ideal para se prevenir de casos como colisão, roubo, furto entre outros. Faça o seu seguro na Minuto, somos a maior corretora de seguro auto do país e cotamos com mais de 16 seguradoras que irão oferecer o plano ideal para seu perfil.

Para fazer uma cotação, basta clicar no botão abaixo ou entrar em nosso site e preencher o formulário, se preferir ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre como dirigir um carro automático.

O que são as letras do câmbio automático?

Essa é a parte mais importante de como usar câmbio automático e requer atenção, mesmo parecendo fácil. Normalmente, há 4 letras no câmbio e cada uma tem uma função específica na hora de dirigir:

  • N – Neutral – neutro, mais conhecido como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada no semáfaro, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo. Essa posição não bloqueia as rodas de tração.
  • P – Park – é a letra usada quando o carro for estacionado. Após colocá-lo na vaga e parar por completo, mude a marcha para esta letra, puxe o freio de mão e desligue o motor do carro. Ela bloqueia as rodas de tração.
  • D – Drive – É a mais utilizada no câmbio. Quando o carro estiver em movimento, a marcha precisa estar posicionada no D, fazendo a função do motorista se resumir apenas frear e acelerar.
  • R – Reverse – A marcha ré. Ela deve ser usada quando você precisa dar ré no veículo.

Quais são os tipos de câmbios automáticos?

Cada tipo de câmbio automático tem suas próprias vantagens e desvantagens. Conheça abaixo um pouco mais de cada um deles:

  1. Câmbio automático: Este tipo de câmbio opera com conjuntos de discos que representam cada marcha. Esses discos se ajustam automaticamente conforme as necessidades do motor, permitindo trocas suaves e sem a intervenção do condutor. São conhecidos por proporcionar saídas mais suaves e sem trancos.
  2. Câmbio automatizado: os câmbios automatizados funcionam com uma dupla embreagem que permite trocas de marcha rápidas e suaves. Muitas vezes, incluem um sistema semelhante a um “robozinho” que assume o controle das mudanças, eliminando a necessidade de uma alavanca de câmbio convencional. Além disso, os câmbios automatizados costumam oferecer recursos como assistência em rampas para uma condução mais tranquila em terrenos inclinados.
  3. CVT (Transmissão Continuamente Variável): Os câmbios CVT são conhecidos por sua capacidade de alterar continuamente a relação de transmissão, sem a necessidade de engrenagens fixas. Eles respondem à pressão no pedal do acelerador, ajustando a relação para aumentar ou diminuir a velocidade de forma suave e contínua. Essa característica os torna ideais para uma condução mais eficiente em termos de combustível.

Como estacionar o carro automático?

Outro processo bastante comum realizado com o carro automático que causa dúvidas é na hora de estacionar. Para realizar esse procedimento faça o seguinte:

  • Frei o lentamente até o carro estar totalmente parado;
  • Tire o carro do D e coloque o cambio no N;
  • Puxe o freio de mão e tire o pé do freio;
  • Agora você coloca o carro no P e pode desligar a chave.

Como dar tranco em carros automáticos?

Dar tranco em carros automáticos não é uma prática recomendada e pode causar danos à transmissão e a outros componentes do veículo. Se você tentar dar tranco em um carro automático pode piorar a situação e levar a reparos mais caros

Se você estiver enfrentando algum problema com seu carro automático, como dificuldades para engatar as marchas, solavancos ou outros sintomas de mau funcionamento da transmissão, é importante consultar um mecânico ou uma oficina especializada.

Como é a marcha do carro automático?

Engatar a marcha ré em um veículo com câmbio automático é um procedimento relativamente simples, mas que requer atenção aos detalhes. Aqui estão os passos detalhados:

  1. Veículo parado: Certifique-se de que o veículo está completamente parado.
  2. Pressione o pedal do freio: Mantenha o pé no pedal do freio para evitar movimentos indesejados.
  3. Mova a alavanca para “R”: Coloque a alavanca de câmbio na posição “R” (marcha ré).
  4. Verificação dos arredores: Verifique os espelhos e olhe ao redor para evitar obstáculos.
  5. Libere o pedal do freio e controle a velocidade: Solte o pedal do freio suavemente e use o acelerador com cuidado para controlar o movimento de retrocesso. Mantenha a velocidade baixa e constante.

Agora que você já sabe tudo sobre como dirigir um carro automático, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

42 comentários sobre “Como dirigir carro automático: aprenda o passo a passo

    1. Oi, João, tudo bem? Os sinais são utilizados quando o câmbio está na posição seqüencial, mais comumente chamado de Tiptronic. Essa opção é indicada quando o motorista deseja fazer as trocas manualmente. O carro continua sem a necessidade de embreagem, mas as trocas precisam ser comandadas pelo motorista. O sinal de mais significa que, ao puxar a alavanca para trás, o automóvel vai subindo as marchas. Por exemplo, sai em primeira e o motorista puxa a alavanca e troca para segunda. Assim vai. O sinal de menos é o contrário, para reduzir. Por exemplo, se você está em quarta marcha e deseja fazer uma ultrapassagem, basta empurrar a alavanca para frente, nesse momento o câmbio reduz para terceira marcha. Essa informação foi retirada do site Vermelho’s Car. Mas, também sugerimos que você consulte o manual do seu carro, pois essa função pode ter variáveis.

    1. Rubens, tudo bom? Como alguns câmbios têm variações, como na resposta do + e – que respondemos, sugerimos que você verifique o manual do carro para explicações mais precisas. No entanto, em geral, essas diferenças no mesmo câmbio são para colocar mais ou menos força no carro.

    1. Oi, Helio, tudo bem? Neste caso, você precisa checar especificamente o manual do carro, pois lá as explicações estão todas detalhadas. Mas, geralmente, essas marchas são utilizadas em casos que o carro precisa de mais esforço, como em subidas muito ingrimes. São marchas mais fortes e potentes.

  1. Ola boa tarde amigo. Quando eu estiver parado em um sinal em que marcha deve ficar um carro de cambio automatico “N” ou “D” (ficar pisando no freio) obg.

  2. Boa tarde , meu carro é um i30 e ele nao sai na primeira marcha no D , apenas no numero 1 , quando passa dos 20 km se eu colocar o D ele entra as outras marchas normal , é apenas a primeira marcha que nao esta reconhecendo no D. O que poderia ser ?

  3. Posso mudar a alavanca de marcha com o carro desligado? Por que quando estou no P e ligo o carro mesmo não estando em subida ou descida está dando um pequeno tranco no carro , isso é normal, também guardo coloco do n para o p passa pela R dar um pequeno tranco e normal também ?

    1. Olá, George, como vai? Não é indicado fazer esse tipo de ação com o carro desligado, se o seu veículo está apresentando um manuseio difícil, recomendamos que você leve-o para um mecânico. 🙂

  4. Boa tarde,
    Notei uma controvérsia no texto. Ao falar da posição N você diz que é a indicada para ligar ou desligar o carro.
    Depois, no item “como usar o câmbio” você ensina a dar a partida com a alavanca na posição P. Como fica isso?
    Obrigado

    1. Fernando, como vai? Realmente, foi uma confusão no texto. A partida do carro deve ser dada com o câmbio na posição P. A N serve como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque.

  5. Me tire uma dúvida.sepre dirigi carro com CABIO manual.acabei de comprar um com CABIO automatico.se estou dirigindo em D e quero pasar para 3D,2 e L qual o procedimentos correto.ou seja pode pasar direto respeitando a velocidade ou tem que pisar um pouco no freio.

    1. Olá, Mário, como vai? As marchas tem essa numeração de acordo com a velocidade da condução. Leia o manual do automóvel para saber como deve ser feito as trocas de marcha.

  6. Gostei muito li e tirei todas minhas dúvidas sobre o câmbio automático pelo menos esta dúvida eu já não tenho mais graças à vocês

  7. tenho uma duvida…”Feito isso, coloque a marcha na posição N e depois P, acione o freio de mão e desligue a chave.”
    Estou errado em fazer a sequência…parar…colocar em ponto morto…puxar o freio de mão…colocar em pé e desligar o carro????

  8. Opa tudo bem me tira uma dúvida quando a hilux está subindo uma lareira forte você pode puxar a alavanca para a letra l com o carro ainda em movimento ou precisa parar ocarro

  9. Olá bom dia… sobre o uso na posição N é semelhante a estar parado c/ o motor ligado e engatado pisando na enbreagem nos câmbios manuais? se afirmativo então não seria correto usar na posição N sempre q estiver parado no semáforo?

    1. Luiz, como vai? O sistema do câmbio automático é diferente do manual. De qualquer forma, não é indicado parar no semáforo engatado e manter o pé na embreagem, o mais correto é deixar o carro no ponto morto e apertar o freio.

    1. Flavio, tudo bem? Não é o mais indicado, não. Você deveria deixar a chave para que a pessoa que precisasse empurrar, ligasse o veículo e o manobrasse, conforme necessário. Deixar o carro desligado na posição N pode estragar o câmbio com o tempo.

  10. Boa noite, comprei um Corolla 1.6 2008 com 70000km. Ao engatar a marcha ele sai andando sem acelerar. É normal do carro ou é necessário alguma regulagem?

    1. Odair, tudo bem? Sim, isso é normal em carros automáticos. Alguns não andam, mas outros, ao engatar a marcha, saem andando sim, Por isso é importante tomar cuidado, mas fique tranquilo que é normal sim. =)

    1. Cesar, tudo bem? No automático, em alguns modelos, só o fato de abaixar o freio do mão, o carro já começa a andar. Fique atento a isso.

    1. Alberto, tudo bem? De fato, esse é algo que não deveria acontecer. Indicamos que você leve o veículo até uma autorizada, pois, possivelmente, algum sensor que impedia o carro de ligar sem pisar no freio não está funcionando.

  11. Um erro comum e pouco conhecido entre os usuários de carros automáticos, que além do desgaste do cambio, pode causar estalos quando da engrenagem da marcha após ligar o carro, é o fato de desligá-lo com o cambio na posição P.

    A sequencia ideal, para uma melhor conservação do sistema é:

    Após colocá-lo na vaga e parar por completo, mude a marcha para a letra N, puxe o freio de mão, desligue o motor do carro e somente após desligado, coloque na posição P e retire a chave.Assim você deixa toda a carga do veículo no freio e não no câmbio, evitando inclusive em caso do mesmo vir a receber uma pancada estacionado, não correr risco de danificar o câmbio!

    Espero ter contribuído!

  12. Amigos, boa tarde.
    Eu sempre obedeci rigorosamente a ordem de pisar no freio e dar a partida no meu Corolla 2014, porém, um dia desses, distraidamente, dei a partida sem pisar no freio e o carro pegou normalmente. Achei estranho e repeti e ele pegou sem problema. Pergunta: O meu carro está com problema ou pisar no freio é apenas uma questão de segurança?
    Obrigado,
    Aylton

    1. Aylton, tudo bem? Em alguns modelos, o fato de pisar no freio é obrigatório, pois, sem isso, o carro não dará a partida. No Corolla, possivelmente, é mais uma questão de segurança, ainda mais se o carro estiver engatado.

  13. Olá boa tarde
    Existe algum problema eu ter puxado o freio de mão com o carro ainda no D, porém o carro estava parado (no freio de pé).. Foi questão de 2 segundos e percebi meu erro.. O qual voltei a pisar no freio e fazer procedimento correto!

    Mas esta situação pode ocasionar alguma coisa com o carro?

    Desculpe a minha Ingenuidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *