Rodízio de veículos: qual a função no trânsito?

O rodízio de veículos serve para diminuir uma circulação exagerada de automóveis em uma determinada via. Assim, evita-se congestionamentos e o tempo para completar um determinado trajeto é reduzido. Para saber tudo sobre o rodízio de veículos, continue lendo.

rodízio de veículos

É comum que em horários de pico, como das 7h às 9h e das 18h às 20h, exista uma quantidade maior de automóveis circulando. Isso resulta em um pouco mais de tempo para fazer um determinado trajeto. No entanto, em São Paulo, a quantidade é bastante excessiva em qualquer período do dia, tornando isso um grande problema.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, existem 8.295.645 veículos registrados apenas na cidade de São Paulo. Além disso, como grande centro econômico, a capital atrai milhares de automóveis que vem de outras cidades e até estados.

Isso resulta em uma complicação a quem anda pela cidade: muitos carros que estão concentrados em um espaço pequeno resultam em grandes engarrafamentos. O problema é tão alarmante que, segundo informações fornecidas pelo Coletivo Nossa São Paulo, o paulistano chega a gastar em média 2hrs e 49min por dia para ir à escola ou ao trabalho.

Dessa forma, além de deixar a qualidade do trânsito deplorável no sentido de tempo, a segurança também pode ser comprometida. Afinal, com o passar do tempo preso no trânsito, a ansiedade pode aumentar, gerando atitudes irresponsáveis.

Seguro auto

Por falar em segurança, é muito importante destacar o seguro auto nesse ponto. Afinal, o seguro é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão, como o roubo e furto ou colisão com terceiros.

Conte com nós da Minuto Seguros para fazer sua cotação. Somos a maior corretora online de seguro auto do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora com seguro já contratado, continue lendo para saber tudo sobre o rodízio de veículos na grande São Paulo.

Rodízio de veículos

Como funciona?

rodízio de veículos - Como funciona?

Para diminuir o problema da grande lotação de veículos e muitas horas de congestionamentos, o rodízio de veículos foi implantado no ano de 2007 em São Paulo. Desse modo, a partir do número final da placa, o carro é proibido de circular em determinadas regiões da cidade.

Vale lembrar que a proibição não é total no dia ou horário específico. Essa regra vale na região do centro expandido e bairros mais movimentados, que geralmente levam ao centro da cidade. Portanto, a área envolvida pela proibição é a que abrange o entorno do centro histórico e é delimitada pelo conhecido minianel viário, composto pelas Marginais Tietê e Pinheiros e outras avenidas.

Dia da semana e dígitos proibidos

rodízio de veículos

Segunda-feira: 1 e 2

Terça-feira: 3 e 4

Quarta-feira: 5 e 6

Quinta-feira: 7 e 8

Sexta-feira: 9 e 0

Vale lembrar que, nos fins de semana, feriados e férias escolares, o rodízio pode ser suspenso. Além disso, em algumas situações específicas, como greve de transportes ou catástrofes naturais, os órgãos competentes podem interromper o rodízio fazendo um aviso prévio.

Multa

Multa

Por fim, se exite uma regra como o rodízio de veículo, deve haver uma consequência pelo seu descumprimento. Dessa forma, quem dirigir com o veículo que não é permitido naquele dia em determinada região, será penalizado com uma infração média, de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$130,16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *