Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Não é segredo para ninguém que o carro é uma das principais paixões do brasileiro. Pensar em alternativas para que o veículo fique mais bonito e equipado é algo rotineiro, seja com rodas, kits multimídias, estofamento novo, novas lanternas e etc. Mas, nem sempre a verba disponível ajuda nessas melhorias. Aí chega o momento de ser criativo e apostar em itens alternativos, como rodas usadas. É claro que para este tipo de aquisição alguns cuidados precisam ser tomados, pois elas estão diretamente ligadas à segurança do carro. Uma pesquisa aprofundada, além de recorrer a boas indicações, podem ser os melhores caminhos.

rodas usadas

O que realmente importa na hora de comprar rodas usadas para o carro é pensar em produtos com boa procedência. Além disso, é uma boa hora para optar por itens que complementem e valorizem o seu veículo. A ajuda de especialistas no ramo é uma opção extremamente válida, pois muitos pontos devem ser levados em consideração, como o tamanho da roda, a cor, o modelo, a instalação… Tudo isso tem influência direta no resultado final que, quanto melhor, mais valorizado e estiloso o carro ficará.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

As rodas de liga leve trazem inúmeros benefícios, além de serem esteticamente relevantes para o carro. O tempo das trocas das pastilhas é apenas um deles. Como as rodas são feitas de alumínio, ele esquenta menos que o aço das rodas comuns e o sistema de frenagem se desgasta menos. Interessante, né?

Mas, mais do que deixar o seu carro bonito e estiloso com rodas usadas, você precisa proteger o seu investimento. Na Minuto Seguros, você faz o seu seguro auto e fica resguardado contra qualquer eventualidade. Cotamos com mais de 10 seguradoras e fazemos um plano de acordo com o seu perfil e às suas necessidades.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Verifique a procedência das rodas usadas

alloy rim 1853640 1920 Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Por ser um item que já foi utilizado, fazer uma boa pesquisa prévia é fundamental para garantir a segurança da sua aquisição. Não é difícil encontrar lojas especializadas em rodas usadas e rodas seminovas, que até oferecem garantia, minimizando a chance de problemas com rodas de segunda mão.

Se puder fazer a compra com conhecidos é melhor ainda, pois você saberá exatamente como o produto foi usado, quando foi comprado, qual o preço pago e muitas outras informações – por exemplo se o carro em que elas estavam já foi acidentado ou se elas eram daquele seu amigo barbeiro que gosta de ralar as rodas na guia. Caso isso não seja possível, parta para alternativas que lhe garantam segurança e tranquilidade.

rodas usadas - vibração do volante

Rodas usadas que não foram bem instaladas ou estão com algum tipo de problema podem até causar vibração no volante, um dos indicativos mais fortes que há um problema no carro e precisa ser resolvido o quanto antes.

O mais indicado, após fazer a compra das rodas usadas e instalá-las, é fazer um alinhamento e balanceamento, garantindo que o carro esteja em perfeitas condições de direção e segurança. Esses procedimentos são simples e não têm custos elevados.

Analise o estado das rodas usadas

race car 961216 1920 Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Mesmo fazendo uma compra com procedentes confiáveis, a análise do produto precisa ser minuciosa, afinal, como dissemos, as rodas são itens de suma importância para o carro e segurança. Avarias, inclusive, podem baratear as rodas, como riscos e ralados, feitos, provavelmente, ao estacionar o veículo, raspando na guia da calçada. Olhe com cuidado todos os detalhes da roda e, dependendo da situação, negocie o preço com o vendedor.

No entanto, outros problemas que envolvam trincos e rodas tortas são mais sérios e a compra não é indicada. Prefira pagar um pouco mais por produtos que estejam menos danificados, mas com a certeza de que não causarão problemas futuros. Neste caso, o barato tem grandes chances de sair caro.

Não compre rodas usadas de carros acidentados

unfallwagen 699967 1920 Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Esse tipo de produto, costumeiramente vendido em desmanches, não é indicado para compra, pois, mesmo que eles tenham passado por um reparo, não se sabe ao certo seu estado. A estética não é tudo, afinal, as rodas de liga leve fazem outras funções importantíssimas no carro, como uma direção mais tranquila e segura, a frenagem e etc.

Caso desconfie que as rodas comercializadas passaram por algum acidente e foram repaginadas, não compre. Mais uma vez, prefira a sua segurança com itens que tenha procedência, mesmo que nesses casos eles custem um pouco a mais. Fazer pesquisas detalhadas pode valer a pena. Como dissemos anteriormente, muitas lojas são especializadas em rodas de segunda mão e podem também oferecer rodasnovas, seminovas e usadas.

Outras dicas importantes para comprar rodas

car 1310739 1920 Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Antes de comprar uma roda usada – ou mesmo uma roda nova -, é preciso ficar atento no aro e se ela vai servir. Quer uma roda aro 16? Aro 17 ou aro 18? Bacana! Mas é preciso verificar na loja ou na sua oficina de confiança se elas vão servir, vão esterçar, etc.

Também fique atento à tala da roda. Por mais que ela possa não influenciar diretamente no fato de caber na caixa de roda, ela influencia diretamente a dirigibilidade e estabilidade do carro. Por isso, observe sempre as recomendações de fábrica e a variação máxima suportada.

Quando for comprar rodas usadas que, por alguma razão, já estão com os antigos pneus, procure por bolhas e irregularidades nas bordas. Essa análise pode revelar um passado obscuro de qualquer roda.

Rodas usadas são boas opções

car tire 1031579 1920 Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

Para quem ainda tem preconceito com a compra de rodas usadas, deixe isso de lado. Quando ela é feita com sabedoria e uma boa pesquisa, é uma opção e tanto, ainda mais para quem quer economizar e ter rodas lindas para deixar o carro ainda mais bonito e valorizado.

Dependendo do tipo de roda – e dos pneus que serão utilizados – esses itens podem gerar uma valorização de mais de 10% no preço final do carro. Os benefícios que as rodas trazem para o carro são inúmeros, por isso, muitas pessoas, atualmente, no momento de comprar um carro zero fazem questão que elas já estejam inclusas no pacote. Devido a preferências, algumas pessoas compram os carros com as rodas já instaladas mas fazem trocas por rodas usadas, pois preferem uma roda estilo esportivo, conservador, de outro material, cor ou tamanho.

rodas usadas - são uma boa escolha

E vale ressaltar que quem anda muito com o carro, usa diariamente para ir ao trabalho, faculdade ou outras necessidades, o uso de rodas de liga leve, devido ao peso menor da roda, a energia cinética em movimento é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo. É um benefício que influencia diretamente o tempo de vida útil dos freios, da troca de pastilhas e até, acredite, na economia de combustível. Para garantir menos gastos com gasolina ou álcool, aproveite e confira essa dica que está diretamente ligada aos pneus e rodas: calibragem de pneus.

Calibrar os pneus semanalmente, o tempo mais indicado, pode garantir que você poupe até R$600 por ano. Calibrar os pneus é rápido, pode ser feito em qualquer posto mais próximo de sua casa e garante uma direção tranquila e segura.

E aí, acha que comprar rodas usadas para seu possante é um bom negócio? Compartilhe esse artigo, veja a opinião dos seus amigos!

3 comentários sobre “Rodas usadas: deixando seu carro estiloso sem gastar muito

  1. Acabei de ler a respeito das Rodas de Liga Leve usadas. No meu ponto de vista, usar rodas usadas é se expor há risco a sua segurança. Eu pessoalmente prefiro comprar Rodas Novas, embora custe mais caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *