Réle automotivo: o que é, qual sua função e como saber se está com defeito

relés automotivos
Imagem: Top Relay

Quer tirar suas dúvidas sobre relé de automotivo? Então você está no lugar certo. Veja agora o que ele é, qual sua função e como saber se está com defeito.

As partes elétricas da mecânica de um automóvel são formadas por centenas de peças que fazem o carro funcionar perfeitamente. Porém, alguns proprietários de veículos não sabem para que servem a maioria dos componentes, a não ser as mais comuns, como a bateria e o alternador. Ao analisar essa parte do veículo, é necessário falar sobre os relés automotivos.

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Na materia de hoje você vai saber tudo sobre essa importante peça do seu veículo.

O que é o relé automotivo? 

Os relé automotivo é um equipamento eletrônico programado para abrir e fechar uma corrente elétrica, permitindo ou bloqueando a passagem do fluxo de eletricidade. Seu acionamento acontece quando uma bobina é estimulada por meio elétrico.

Como funciona o relé automotivo?

Os relés automotivos funcionam de forma semelhante a um interruptor de luz. Eles permitem a entrada e saída de energia em determinadas peças do automóvel, incluindo ações que vão desde o acionamento do motor até mesmo à temporização da luz interna do veículo.

Com os avanços tecnológicos, os itens elétricos são cada vez mais utilizados nos automóveis das novas gerações. No Brasil, já encontramos carros que possuem painéis totalmente digitais e centrais multimídias com diversos recursos que auxiliam a vida dos motoristas. Um exemplo são os sensores de estacionamento, que ajudam nas manobras e evitam colisões.

Quais são os tipos de relés automotivos?

Os relés automotivos são divididos em duas categorias: os auxiliares e os eletrônicos.

Relés auxiliares

Também conhecidos como relés eletromecânicos, eles têm a função de auxiliar na ligação de diversos componentes automotivos como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto. Sua estrutura é formada por  bobina, contatos, terminais e o núcleo.

O mercado desses itens é bem diversificado. Existem quatro versões dos relés automotivos auxiliares:

Relé normalmente aberto (NA)

É usado geralmente na ligação de um dispositivo. Quando a sua bobina é energizada, ele fecha os contatos e liga a carga.

Relé normalmente fechado (NF)

Ao contrário do anterior, este é usado geralmente no desligamento dos dispositivos. Quando a sua bobina é energizada, ele abre os contatos e desliga a carga.

Relé reversor

Seria a junção das duas versões anteriores. Quando sua bobina é energizada, ele fecha o contato NA e abre o contato NF. Ou seja, ele liga um dispositivo e desliga o outro simultaneamente.

Relé duplo normalmente aberto

Parecido com o NA, porém com uma saída adicional NA no lugar da saída NF. Usado para energizar dois dispositivos distintos. Quando a sua bobina é energizada, ele fecha os contatos e liga as cargas.

Relés Eletrônicos

Estes são relés que possuem um circuito eletrônico ligado a um relé eletromecânico em seu interior. Assim como os auxiliares, também são divididos em versões: pisca e temporizadores.

Relés pisca

Suas funcionalidades se resumem a acender a luz indicadora de direção e a luz de pisca-alertas em determinada frequência. Em alguns casos, também avisam sobre a queima de determinada lâmpada do automóvel.

Relés temporizadores

São relés que temporizam o ativamento ou desativamento de algum dispositivo. Geralmente existem diversos tipos e cada um tem uma função diferente.

Como saber se o réle do carro está com defeito?

Para testar se o relé está com defeito é preciso ter um multímetro difital, uma fonte de tensão e fácil acesso ao manual do relé, pois, apesar de padrozinada, é mais seguro conferir a configuração dos pinos do dispositivo nesse manual.

Para facilitar a identificação de problemas, confira o vídeo abaixo do canal Mechanico – um pouco de tudo.

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