Regulador de voltagem do alternador: como funciona e principais problemas

regulador de voltagem do alternador

Quer saber mais sobre o regulador de voltagem do alternador? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que ele é, qual sua importância e quais são os principais sinais de problema nessa peça.

Você sabe qual o tamanho da importância do alternador para o veículo?  Este componente é, simplesmente, o responsável por alimentar a carga de energia da bateria. Assim, ela não se esgota e dura mais tempo. Sem regulador, seria necessário comprar novas baterias constantemente, pois essa peça também depende de outros componentes, essenciais para a sua montagem, como o regulador de voltagem do alternador.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é o regulador de voltagem do alternador?

Também conhecido como “regulador de tensão”, o regulador de voltagem do alternador tem como função ajustar a tensão de saída para uma voltagem aceitável na bateria. Esse ajuste deve ser superior a um nível entre 10 e 15% da sua tensão nominal. Ou seja, entre 13,5 e 14,5 volts.

Dessa maneira, conseguimos entender melhor qual a importância do regulador de voltagem para fazer o alternador funcionar normalmente. Sem essa peça, provavelmente a bateria receberia mais carga do que pode suportar, o que resultaria em problemas e, consequentemente, gastos no mecânico.

Entender sobre o regulador de voltagem do alternador é importante, pois essa é uma das peças que mais apresenta defeito dentro da parte elétrica do automóvel. Por isso, falaremos sobre os seus principais detalhes no decorrer do texto.

Como o regulador de voltagem funciona?

regulador de voltagem do alternador - Como o regulador de voltagem do alternador funciona?

O regulador de voltagem do alternador controla o quanto de carga irá para a bateria. Isso é necessário porque o alternador do automóvel gera energia juntamente com a rotação do motor.

A rotação do motor tem uma variação grande por conta da aceleração e redução na velocidade do carro, mudando entre 800 e 5.000 rpm, em média. Para que o circuito elétrico do carro seja alimentado com uma faixa de tensão segura, o regulador de voltagem do alternador deve estar presente.

Como identificar problemas no regulador de voltagem

Confira abaixo como saber se o regulador de voltagem está com defeito.

Luz de bateria não acende em hipótese nenhuma

Um dos sinais de problemas mais frequentes envolve a luz de indicador de bateria no painel do automóvel. Quando o motorista notar que ela não está acendendo em nenhum momento, deve ser porque o alternador não está regulado. Isso resultará na bateria descarregada.

Luz de bateria acesa sempre

Este sinal ainda envolve diretamente a luz indicadora do painel. Mas, dessa vez, o problema é ficar acesa o tempo inteiro. Isso pode ocorrer devido a um defeito interno do regulador, ou também por conta de escova baixa, que é outra peça da composição elétrica. De qualquer maneira, nesse caso, é indicada a troca do regulador para garantir o sucesso na manutenção.

Excesso de carga

Este pode ser considerado o pior dos problemas que podem ocorrer envolvendo o regulador de voltagem do alternador. Com a falha na peça, a bateria receberá mais carga do que deve. Para comprovar que essa falha elétrica está de fato acontecendo, é preciso utilizar um multímetro e fazer testes com o motor ligado.

Se houver medidas acima de 15 volts, mesmo com a bateria em boas condições, é considerado um risco para a parte elétrica do carro. Nesse caso, também será preciso realizar a troca do regulador.

O que fazer no caso de problemas?

Se existem sinais de problemas e um profissional especializado realmente constatou o mau funcionamento é preciso realizar a substituição da peça. Infelizmente, o regulador de voltagem do altenador não pode ser reparado ou recondicionado como diversas outras peças do veículo.

Agora você já sabe quais são os principais problemas no regulador de voltagem do alternador e como identificá-los. Se houver dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo!

2 comentários sobre “Regulador de voltagem do alternador: como funciona e principais problemas

    1. André, tudo bem? Essa luz acesa pode significar algum problema na própria bateria, no alternador, na correia ou no circuito de carga. Essa luz só deve acender no momento da ignição e apagar completamente quando o carro estiver ligado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *