Cera automotiva: veja qual a melhor e acerte na escolha

cera automotiva Cera automotiva: veja qual a melhor e acerte na escolha

Quer saber tudo sobre a melhor cera automotiva para o seu carro? Então esse é o lugar certo. Neste artigo, você vai entender os tipos e qual delas é mais indicada para seu veículo.

Cuidar do veículo em casa requer um pouco de conhecimento. Afinal, qualquer produto usado de forma incorreta pode prejudicar a pintura , por isso, ter cuidados especiais com a pintura do carro é fundamental para que ele fique sempre com cara de novo e polido.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Cada carro e cada situação vai pedir um tratamento especial que talvez você ainda não esteja familiarizado. Por isso vou te ajudar a entender como escolher a melhor cera automotiva para deixar o seu carro brilhando sem complicação.

Para que serve a cera automotiva

Para quem ainda não sabe quais são os benefícios da cera, entre eles está o fato dela proteger a pintura do carro contra os raios UV, dejetos de pássaros e possíveis poluições e contaminações do dia a dia.

Para que o carro fique bem cuidado e com a pintura em dia é importante não errar na escolha da cera automotiva. Continue lendo para entender como garantir mais brilho para seu veículo.

Tipos de ceras automotivas

Há quatro modelos mais conhecidos e que irão suprir a sua necessidade, de acordo com o estado do carro. Elas são conhecidas por: cera líquida, cera em pasta, cera de lava rápido e cera em spray. E para saber qual é a melhor, iremos detalhar os benefícios e desvantagens de cada uma.

Cera líquida

Esse é um tipo de cera que possui menos solventes, ou seja, ela pode ser aplicada com mais frequência que a pintura do carro não vai estragar. A cera líquida é a melhor cera automotiva para ajudar na remoção de riscos superficiais, além de proteger o verniz do carro.

Ela precisa de alguns cuidados, como o fato de precisar ser removida com panos de microfibra. Você pode usar esse tipo de cera no seu carro de mês em mês e a aplicação é bem prática, algo em torno de 40 minutos.

Cera em pasta

Uma das ceras mais conhecidas do mercado. É uma cera mais forte e usada para remover riscos mais profundos, além de possuir bem mais solventes na sua composição. Ela é encontrada em cores rosadas ou brancas, não é difícil identificá-las.

Para a aplicação da cera em pasta, use esponjas próprias ou algodão e sempre faça movimentos circulares para não riscar o carro. Nunca aplique esse tipo de cera no sol: espere fazer sombra e passe no carro. Como um produto pastoso, leva um pouco mais de tempo para aplicar no carro.

Como é uma cera muito forte, ela não deve ser aplicada com frequência no carro, pois o solvente pode remover o verniz da pintura do carro e prejudicar o brilho.

Cera de lava rápido

Uma cera bem diferente das duas que já citamos. Ela, na verdade, pode ser considerada um aditivo, que é misturado ao sabão no momento da lavagem com o intuito de dar um brilho temporário ao carro.

Esse produto tem algumas desvantagens em relação aos que já foram citados, como o fato de não remover sujeiras nem riscos e, caso o carro não esteja devidamente encerado, o efeito vai ser praticamente momentâneo.

Se você leva muito o carro no lava rápido, peça para eles fazerem a lavagem do carro na sombra, pois esse produto pode causar manchas na pintura, ainda mais se o veículo for de uma cor escura.

Cera em spray 

Uma cera prática e rápida, é a melhor cera automotiva para quem não tem muito tempo para cuidar do carro. Ela é muito boa para ajudar na reposição da proteção da pintura, criando uma fina camada. Ela não tem os mesmos benefícios das ceras líquidas, não remove sujeiras e nem riscos, mas dá um bom brilho ao carro.

Esse tipo de cera deve ser usada em carros previamente encerados ou polidos para que o efeito seja positivo e visível. Como o produto é muito prático, com cerca de 10 minutos você consegue encerar o carro inteiro.

Afinal, qual a melhor cera para carros?

Essa é uma daquelas perguntas que a única resposta possível é depende. Para escolher a cera automotiva correta você precisa levar em conta uma série de fatores como:

  • Modelo do carro;
  • Tipo de pintura;
  • Objetivo com a aplicação da cera;
  • Quantidade de riscos e sua profundidade;
  • Durabilidade da aplicação;
  • Condições do ambiente onde o carro será utilizado, como clima ou condições da via onde irá trafegar. 

Por ser algo tão complexo, fomos procurar a opinião de um especialista: a Veneto Studio. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como identificar qual é a melhor cera para o seu carro.

Como aplicar cera automotiva no meu carro

Antes de sair aplicando qualquer cera no seu carro, entenda qual é a necessidade. Tenho algumas dicas importantes para você nesse momento:

  • Uma dica essencial para a aplicação da cera é que o carro esteja limpo, por isso, faça uma boa limpeza antes. Uma lavagem a seco é uma boa pedida.
  • Sempre dê uma boa olhada para observar a superfície onde será aplicada a cera automotiva. Isso será importante para garantir o brilho do carro, sem contar que vai ajudar com que você não risque a lataria por qualquer pequena sujeira que esteja no carro.
  • Para cada pintura, há uma melhor cera automotiva indicada, prestar atenção nessa escolha é importante.
  • Para carros mais claros, a melhor cera automotiva é a selante que contenha carnaúba, um aditivo que garante a proteção do carro por cerca de 8 meses. Para veículos de cor prata é sensacional.
  • Para carros com cores “cítricas” ou escuras, opte por produtos com propriedade de selante, um componente que realça ainda mais a cor dos carros. Esse tipo de cera é bem fácil de aplicar e tem uma durabilidade de uns 2 meses.

Agora que você já sabe os cuidados iniciais é hora de aprender na prática como aplicar cera automotiva com a Minuto Seguros e Veneto. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da Minuto Seguros para saber mais dicas de cuidados com seu carro!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *