Seguro cobre danos causados pela natureza? Entenda aqui

queda de árvore sobre carro vermelho
Quer saber se o seguro auto cobre danos causados pela natureza? Então você está no lugar certo. Entenda quais são os fenômenos naturais na cobertura e o que pode fazer você perder essa cobertura.

Você já parou para pensar na quantidade de riscos naturais aos quais seu automóvel está exposto diariamente? De enchentes a vendavais, passando por quedas de árvores e até terremotos, os danos da natureza são uma realidade que não podemos ignorar.

Nesta matéria, vamos desbravar o universo das coberturas de seguro auto para danos causados por fenômenos naturais. Continue lendo para entender o que está incluído no seguro, como verificar se o seu seguro atual tem essa proteção.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Seguro cobre danos causados pela natureza?

Quando falamos de seguro de carro, geralmente pensamos em coberturas como roubo, furto ou colisão. No entanto, é igualmente importante ter proteção contra danos causados pela natureza.

Essa proteção garante que, se você sofrer uma perda total devido a acidentes naturais, será indenizado conforme a tabela FIPE. Isso ocorrerá se estiver especificado na sua apólice.

Quais situações estão na cobertura

Aqui estão alguns dos danos que podem ser causados pela natureza que comumente podem ser cobertos por seguros de automóvel:

  • Alagamentos
  • Enchentes
  • Furacões
  • Granizo
  • Incêndios Naturais
  • Inundações
  • Queda de Árvores
  • Terremotos
  • Vendavais

Existem várias opções de cobertura no seguro de auto para danos da natureza. É importante verificar sua apólice para saber o que está incluído.

O que pode me fazer perder a cobertura

Para que a seguradora pague por danos pela natureza, uma análise pode ser feita. Muitas vezes isso serve para entender o que aconteceu. Entre os pontos que podem fazer você perder sua cobertura estão:

  • Sinistros intencionais: Se a seguradora constatar que o sinistro foi causado intencionalmente, ela pode se recusar a pagar a indenização.
  • Mentiras à seguradora: Fornecer informações falsas no momento da contratação pode resultar na perda da cobertura.
  • Omissão de informações: Não informar todos os detalhes relevantes, como quem são os condutores do veículo, também pode levar à perda da cobertura.
  • Modificações no carro: Alterações na estrutura do veículo que não são informadas à seguradora podem resultar na perda da cobertura.
  • Não respeitar as leis: Comportamentos como dirigir embriagado podem fazer você perder a cobertura.
  • Se você optar por dirigir em alagamentos, enchentes ou inundações, mesmo ciente dos riscos, a seguradora pode não pagar a compensação.
  • Não pagamento do prêmio: Atrasar ou não realizar os pagamentos do seguro pode levar a perda da cobertura.

Escolha um plano com cobertura para danos da natureza e informe tudo à seguradora para ficar protegido. Assim, você evitará prejuízos indesejados.

Quanto custa a cobertura 

Não existe um preço fixo para a contratação da cobertura de danos causados pela natureza. As seguradoras costumam trabalhar com diferentes planos que podem englobar coberturas mais básicas e outros mais completas.

Para saber o preço exato dessa cobertura para o seu veículo, utilize o simulador da Minuto Seguros.

Por que devo contratar?

Para entender o tamanho do problema, na matéria “Árvore cai em carro em condomínio e dono cobra ressarcimento de prejuízo” do G1, o estudante Renan Ferreira conta que seu carro foi atingido por uma árvore e o conserto ficou em R$ 3.000.

Ao escolher um seguro que protege contra esse tipo de envento, você garante a segurança do seu carro. Além disso, você tem tranquilidade sabendo que está protegido contra os imprevistos da natureza. É um pequeno preço a pagar por uma grande tranquilidade.

Na Minuto Seguros, você pode comparar as opções das principais seguradoras do país e encontrar o plano que melhor atende às suas necessidades. Faça sua cotação online e encontre o seguro auto ideal para você.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas sobres as principais dúvidas sobre a cobertura de danos causados pela natureza.

Como acionar a seguradora em caso de sinistro?

O acionamento do seguro do carro pode ser necessário em alguns momentos na vigência da apólice. Quando ocorrer algum sinistro você deve entrar em contato com a sua seguradora, de modo que não haja um prejuízo ainda maior. Para isso, basta acessar a página de suporte da sua seguradora.

Se você é nosso cliente, pode ligar para a Minuto Seguros no número 0800 882 0656 para obter ajuda no procedimento necessário. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto feriados.

Como saber se o meu seguro cobre danos causados pela natureza?

Para saber se o seu seguro auto cobre danos da natureza, basta consultar sua apólice. Esse documento é emitido pela sua seguradora e registra todas as condições, cláusulas e riscos acordadas entre segurado e seguradora. Esse documento é gerando quando concluir a negociação de seguro.

Se quiser entender tudo sobre sua apólice, leia nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre a apólice de seguro.

Seguro auto básico cobre esses danos?

É importante entender o que é produto básico para conseguir compreender se o seguro auto cobre fenômenos naturais. Normalmente, quando falamos de seguro auto básico nos referimos ao seguro mais popular, que cobre apenas sinistros de roubo e furto.

Em geral, se o seguro contratado for o compreensivo, ele vai cobrir mais do que furto ou acidentes. Mas é importante estar atento às condições para tal, que podem variar de seguradora para seguradora, após passar por perícias, dependendo da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *