Confira quais serão as mudanças no trânsito em 2018

Entra ano e sai ano, novas modificações são realizadas na legislação do trânsito ou no CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Essas mudanças no trânsito podem ter diversos intuitos, como aumentar a segurança, diminuir congestionamento ou até melhorar a qualidade das vias que os veículos circulam.

Com relação às últimas alterações feitas em 2017 no CTB,  não podemos deixar de mencionar as que mais chamaram atenção, como a possibilidade de fazer transferência de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet ou até o monitoramento de velocidade média nas avenidas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

mudanças no trânsito

Em 2018, ao que parece, não será diferente. Em janeiro já foram divulgadas, pelo menos, 5 mudanças que vão acontecer. Confira quais são:

Com mudanças no trânsito, haverá multas para pedestres e ciclistas

mudanças no trânsito - pedestres e ciclistas

Desta vez quem vai precisar ficar esperto com a fiscalização serão os pedestres e ciclistas. Pela primeira vez, a partir de abril, serão multados aqueles que forem flagrados em circulação de vias não destinados a eles. Atravessar fora da faixa de pedestres ou até forçar a travessia quando o semáforo para pedestres estiver fechado são exemplos de infrações passíveis de multa.

A pessoa que fizer ações que se encaixam na nova lei será multada em R$44,19 em caso de pedestres ou R$130,16 se for ciclistas.

Haverá pena maior para motoristas bêbados

mudanças no trânsito - motoristas bêbados

A Lei Seca foi criada há mais de 9 anos, em 19 de junho de 2008, com o objetivo de diminuir o índice de fatalidades no trânsito por conta de bebidas alcóolicas. Desde do início, já foram feitas alterações para deixar a lei mais rígida, pois, infelizmente muitos brasileiros ainda continuam combinando álcool e direção.

Em abril de 2018, haverá mais uma mudança para aumentar a punição dos infratores que beberem e causarem homicídio. A pena passará ser de cinco a oito anos e não terá a possibilidade de substituição por prestação de serviços. Lembre-se que ainda a CNH será cassada.

CNH digital

mudança no trânsito - CNH digital

Como comunicado anteriormente, a CNH digital passará a valer em todo o Brasil, a partir de fevereiro desse ano. A princípio, no dia 10 de outubro, a CNH já estava valendo em apenas um estado – Goiás –  em fase de teste, e agora já está pronta para ser lançada em todos os estados.

A versão para celular só estará disponível para os motoristas que possuem o documento impresso com o QR Code. O condutor deve baixar o aplicativo do Detran, onde irá escanear o código do documento para poder apresentá-lo.

Documento de cara nova

mudanças no trânsito - novo modelo de CNH

Novamente, quem brilha é a CNH, porém agora, ela terá um novo visual na forma física. Foi divulgado na primeira semana de dezembro imagens e outras novidades sobre o que o novo modelo vai possuir de inédito.  

Parecida com um cartão de crédito e com um microchip, o novo modelo da CNH oferece mais segurança contra fraudes. Esta deve ser implementada até o final do ano.

Mais cintos de segurança

mudanças no trânsito - mais cinto de segurança

Falando sobre prevenção, um acessório que pode salvar a sua vida em um acidente é o cinto de segurança. Existem diversos tipos de cintos disponíveis, o primeiro deles, de dois pontos, está para ser aposentado nos automóveis brasileiros.

A partir de 2018, todos os modelos lançados deverão possuir o cinto de segurança de três pontos nos bancos, inclusive o do meio no banco traseiro.

Seguro de carro na Minuto Seguros

Estas foram algumas das mudanças publicadas para 2018 com intuito de aumentar a segurança no trânsito e garantir mais tranquilidade aos motoristas e pedestres.

Mas, é importante fazer um seguro de carro e garantir a tranquilidade de todas as formas. Ele irá garantir que você não vai ficar na mão em diversos casos de sinistro, como colisão, roubo ou furto. Para cotar seu seguro é bem simples, basta clicar no botão e preencher o formulário no nosso site, ou se preferir ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Um comentário em “Confira quais serão as mudanças no trânsito em 2018

  1. Referente a observacao no artigo acima onde fala do cinto de segurança referindo se como um acessório, vale lembrar que o mesmo é um equipamento obrigatorio desde a resolução 14 de 1998….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *