7 cuidados com o carro que vão mantê-lo valorizado

cuidados com carro

Quer saber quais são os cuidados com o carro que você deve ter diariamente? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender tudo que deve fazer para manter seu carro seguro.

Possuir carro é uma excelente maneira de ter maior autonomia e conforto, atendendo às necessidades básicas do dia a dia. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas além de usufruir das vantagens que ele traz, manter cuidados com o carro faz parte de uma conduta prudente, para inclusive evitar riscos e garantir maior segurança aos usuários. Muitos desses cuidados são diários.

Por isso, preparamos este conteúdo para explicar quais são as principais medidas que ajudam a assegurar melhor desempenho e tranquilidade a você em relação ao seu veículo!

Confira e saiba por que cada uma delas é importante:

Qual a importância da revisão e cuidados com o carro?

Quem tem um veículo ou já pesquisou bastante a respeito, já deve ter se deparado muitas vezes com o termo “revisão”. Mesmo que um carro esteja funcionando bem, a revisão periódica é essencial para checar se está tudo em ordem.

Nela, são verificados itens como componentes do sistema elétrico e mecânico, para ver se estão funcionando corretamente. 

O alinhamento e a calibragem dos pneus também são analisados, além da suspensão, amortecedores e — geralmente — fluido de freio, o que garante maior segurança ao motorista.

Muitas vezes, a pessoa pode até não ter percebido que algum item começou a apresentar desgaste. Durante a revisão, ela pode ser alertada a esse respeito e promover as correções e adaptações necessárias.

Problemas em sistemas assim podem colocar os passageiros e motoristas em grande risco.

Um carro que esteja desalinhado costuma apresentar acometimento da dirigibilidade, dificultando o controle adequado. Do mesmo modo, problemas na frenagem, por exemplo, podem resultar em sérios acidentes.

Quais são os cuidados diários que devo ter com o carro?

Embora a revisão seja muito importante e necessária, os cuidados com o carro devem fazer parte do dia a dia. É cuidando dele na rotina que você tem maior chance de notar desvios e falhas, se prevenindo, fazendo-o também durar mais.

Em geral, a manutenção pode ser preventiva (ou preditiva, que pode dizer o que está para acabar e ser trocado em breve) ou corretiva, mas independentemente de ter um profissional sempre olhando o veículo — o que é muito importante e indispensável — cabe ao dono também conhecer as recomendações para ter um veículo sempre funcionando bem.

Veja abaixo quais são as principais medidas que, diariamente tomadas, melhoram e preservam as condições de seu carro:

Verifique o nível da água e dos lubrificantes

Regularmente, esteja atento ao nível de água do seu carro. Lembre-se de que a água é o que refrigera todo o sistema do veículo, por isso ela não pode faltar. Sua ausência pode gerar o superaquecimento e fazer com que partes do seu veículo venha a fundir.

Se o carro superaquecer, também poderá ocorrer a desagradável situação de você ficar no meio da rua, sem o veículo funcionar. Isso não é seguro, nem tão fácil de resolver.

Portanto, sempre verifique o compartimento de água. Em média, no radiador, ela deve durar bastante, às vezes por volta de 30 mil km rodados. Mas analisar é importante para ver se não estão ocorrendo eventuais vazamentos, também.

De igual forma, os lubrificantes desempenham um papel importante, impedindo que as peças entrem em atrito e se danifiquem. 

Para verificá-lo, você pode tanto consultar o manual do veículo e seguir as instruções por conta própria, como abrir o capô e localizar a vareta de medição, examinando a cor e textura do óleo, quanto levar a um mecânico ou local especializado.

Fique atento a barulhos

Carro fazendo barulhos estranhos ou diferentes é indicativo de alguma irregularidade que precisa ser analisada.

Caso não tenha algo enroscado em algum componente ou peça (veja o motor com cuidado para analisar), ou nas redes e embaixo, é preciso checar de onde vem o problema.

Um dos barulhos que mais chamam atenção é o das pastilhas de freio, quando estão desgastadas. Isso é muito sério e você não pode ignorar. 

Se ouvir algo riscando seu veículo ao frear, muita atenção! Leve ao mecânico e veja se já está na hora de trocá-las.

Alguns carros têm a manutenção mais cara; outros, mais barata, mas em nenhum caso você pode deixá-los sem essa providência.

Mantenha o seu carro limpo

Faz parte dos cuidados com o carro mantê-lo sempre limpo e higienizado. Além do conforto que isso proporciona, evita que ele se deteriore mais rapidamente. 

Sujeira em excesso pode atrair até mesmo bactérias e fungos que se proliferam nele, colocando a saúde em risco. 

Dependendo da sujeira, é importante lembrar que ela pode envolver o apodrecimento com o tempo (como no caso do resto de alimentos). É por isso que é preciso eliminá-los.

Em outros casos, dependendo de onde se circulou com o veículo, barro demais ou até areia podem entrar em pequenos espaços dos sistemas, prejudicando seu funcionamento.

Freios, um cuidado essencial

Como já mencionamos um pouco acima, os freios devem receber atenção especial nos cuidados com o carro.

Mas além das pastilhas, há outros fatores aos quais se atentar. É preciso observar a vibração no freio. Em alguns carros, ela pode significar que tambores ou discos do sistema de freio estejam empenados.

Essa condição dificulta a boa frenagem, colocando em risco o condutor e outras pessoas.

Calibre os pneus

Calibrar os pneus é uma das tarefas mais importantes quando se trata de cuidados diários com o veículo. Infelizmente, muitos motoristas negligenciam essa simples, mas critica tarefa.

Não ter esse cuidado diário vai diminuir a vida útil do pneu, aumentar o consumo de gasolina e ainda colocando sua vida em risco, já que eles mal calibrados ficam mais propensos a furos ou rasgos que podem causar acidentes.

A pressão adequada varia de acordo com o modelo do carro, o tamanho do pneu e a carga que o carro está carregando. Geralmente, as informações de calibragem corretas podem ser encontradas no manual do proprietário do veículo ou nas informações impressas na porta do motorista.

Uso o carro só de fim de semana, tenho que ter algum cuidado específico?

Cuidados básicos

Além do que citamos acima, há algumas precauções consideradas mais básicas, como, ao ligar o carro, ver se o painel de controle não apresentará nenhuma luz diferente das convencionais.

Lavá-lo quinzenalmente também evita riscos na pintura, que podem surgir por conta da poeira. Usar uma capa é uma ótima saída.

E mesmo que você não use o carro com frequência, faça as revisões no período determinado pela montadora, evitando surpresas desagradáveis.

Ligar o carro, pelo menos, uma vez na semana

O ato de ligá-lo durante a semana ajuda o motor a ser lubrificado, além de impossibilitar o arreio da bateria, problema muito comum em quem não usa o carro com frequência. Mantê-lo ligado por cerca de 10 minutos é o suficiente para evitar quaisquer danos nesse sentido.

Atenção no escapamento

Não usar muito o veículo causa problemas involuntários, como no escapamento. A água presente na gasolina ou no etanol, deposita-se no sistema de escape e, com isso, o abafador pode sofrer corrosões e abrir um grande buraco no escapamento. Fique atento para não sofrer com esses danos. Leve o carro periodicamente para manutenções com o seu mecânico de confiança.

Tire suas dúvidas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre os cuidados diários que você deve ter com seu carro.

Qual a diferença entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva?

Na hora de fazer a manutenção do veículo é importante entender as diferenças entre cada tipo de manutenção, já que cada uma delas tem uma finalidade. Veja abaixo quais os três tipos de manutenção do carro:

  • Corretiva – realizada depois que ocorre uma falha ou quebra em algum componente do veículo.ç
  • Preventiva – realizada antes que ocorra uma falha ou quebra em algum componente do veículo. A manutenção preventiva é realizada com base no histórico de manutenção do veículo e nas recomendações do fabricante.
  • Preditiva – utiliza tecnologia e análise de dados para prever quando as peças do veículo podem falhar ou precisar de manutenção. A manutenção preditiva é realizada com base em testes e monitoramento contínuo do veículo.

Se ainda tem dúvidas sobre os tipos diferentes de manutenção assista ao vídeo abaixo do canal Field Control .

Quais os cuidados que devo ter com o carro no inverno?

Durante o invertno os carros precisam de dedicação para não gerar problemas futuros, desde a hora de dar a partida até ficar parado no trânsito por panes desconhecidas. Carro no inverno merece muito mais cuidado do que você imagina.

Se você quer conhecer quais são as boas práticas, consulte nosso guia dos cuidados com o carro no inverno.

Faça seu seguro auto na Minuto Seguros

São muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas vantagens que você terá ao contratar a proteção para o seu veículo:

  • É a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online;
  • É pioneira no segmento, atuando desde 2011, e possui premiações no ramo;
  • Oferece atendimento humanizado, de qualidade e multicanal com foco no cliente e em busca de solução para seus problemas;
  • Faz cotações de seguro em diversas seguradoras simultaneamente;
  • Trabalha com as maiores seguradoras do país;
  • As cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Garante o suporte necessário para qualquer cliente antes e depois do processo;
  • Busca simplificar o atendimento e todo o procedimento, que pode ser feito online e sem complicações;
  • Possui excelente reputação no Reclame Aqui, indicada ao Prêmio do site seguidas vezes.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *