A posição correta para a mão no volante

mão no volante

Se há um erro que a maioria dos motoristas comete é o fato de dirigir com a mão incorreta no volante. Isso mesmo! Você até pode achar que a sua direção é perfeita e que o posicionamento das mãos não faz tanta diferença assim, mas depois desse texto vai entender a importância de dirigir com a posição correta da mão no volante.

O posicionamento das mãos é de extrema importância pelo seguinte fato: em caso de emergência, não estar na postura correta irá impedir que você realize movimentos que possam auxiliar no livramento de uma colisão ou derrapagem, por exemplo. Conduzir o carro com uma mão é um dos maiores perigos vistos no trânsito diário das cidades. Em caso de uma freada brusca do veiculo à frente, realizar o desvio com apenas uma mão é de alta periculosidade, podendo causar um grave acidente.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, entender sobre o posicionamento correto é fundamental:

Como os braços devem estar?

A primeira coisa para entender é que os seus braços nunca devem estar esticados e retos. Isso é altamente prejudicial aos movimentos, mesmo os mais simples. Ajeite o banco e o encosto de modo que os braços fiquem levemente inclinados, mas você não esteja colado no volante. Isso dá a tranquilidade de fazer todos os movimentos com espaço e bastante mobilidade.

Posição das mãos no volante

Na autoescola você já deve ter ouvido a famosa regrinha das 10 e 10 ou das 9 e 15. E é assim que suas mãos devem estar no volante. Imagine um relógio de ponteiros quando ele estiver marcando 10 horas e 10 minutos ou 9 horas e 15 minutos. Posicione suas mãos desse modo para garantir uma direção mais segura. Isso garante flexibilidade e mobilidade para que movimentos sejam realizados sem grandes problemas.

Não dirija apenas com uma mão no volante

Já tratamos sobre esse assunto aqui no blog, mas é sempre importante ressaltar os perigos que essa atitude pode lhe causar no trânsito. Em curvas sinuosas, movimentos bruscos ou atitudes inesperadas, essa mão solta no volante pode impedir que você se livre das situações de risco.

Contratação de seguro auto

O seu carro já possui seguro auto? Conte com a gente da Minuto Seguros para fazer sua cotação, somos a maior corretora online do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras para encontrar o plano ideal para o seu perfil.

Basta preencher o formulário de cotação em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

3 comentários sobre “A posição correta para a mão no volante

  1. É incorreto segurar o volante no sentido 10 :10. Você não tem flexibilidade para virar a direção em uma manobra brusca de correção.
    O CORRETO é 9:15, ou 9:10 ou 9:20.
    A posição das 9 horas é fixa, pois é a mão de apoio e de alinhamento do volante. As três opções 10, 15 ou 20 seguem porque a mão direita pode sair da direção, inclusive usamos para mudar a marcha.
    Se 10:10 fosse realmente correto, poderíamos segurar no sentido 8:20 também e no entanto é extremamente errado.
    Ajudem a divulgar esse erro cometido pelas autoescolas.

    Um forte abraço
    Marcela Instrutora de Trânsito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *