Piores trânsitos do país: 4 cidades campeãs em lentidão

Boa parte dos motoristas brasileiros já deve ter passado por aquele congestionamento que parece interminável. Afinal, não é novidade que o trânsito em diversas partes do Brasil possui condições precárias. Infelizmente, o problema não é apenas a lotação de veículos nas pistas. Além disso, diariamente, os condutores também enfrentam problemas como buracos na rua, má sinalização e violência. Mas, mesmo que essa situação atinja várias localidades do território brasileiro, algumas chamam a atenção pela extrema lentidão no dia a dia. Por conta disso, fizemos uma lista para mostrar as cidades com os piores trânsitos do país.

piores trânsitos

No dia a dia, muitas pessoas fazem o uso de um automóvel para realizar as atividades do cotidiano. Muitas vezes, tentando “driblar” os congestionamentos utilizando os aplicativos de GPS ou atalhos que já conhecem. Assim, conseguem seguir por rotas alternativas, diminuindo o tempo médio até chegar ao destino. Porém, nem sempre isso é o suficiente para não ficar parado no trânsito. Já que, dependendo da cidade e o horário em que o motorista estiver na rua, não há como fugir desse problema.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como dissemos, os piores trânsitos no Brasil não se resumem apenas a congestionamentos. Ademais, ainda existem outras complicações que agravam a situação nas vias. A violência é, sem dúvidas, uma das principais. Até porque, os números de crimes são altos. Por exemplo, um carro é roubado por minuto no país. Isso, muitas vezes, faz com que o proprietário não se sinta seguro ao sair de casa e necessite tomar providências para ter mais segurança.

Seguro auto

Falando no assunto, é importante destacar que o seguro é o único serviço que oferece proteção contra diversos riscos que não podemos prever quando acontecerão. Ou seja, sofrer um roubo e furto ou até mesmo uma colisão com terceiros. Para cotar o seu seguro auto, conte com nós da Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado, que estão entre as principais do Brasil, para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Continue lendo para saber quais são as cidades com os piores trânsitos do Brasil.

Piores trânsitos do Brasil

piores trânsitos do Brasil

Quando falamos nos piores trânsitos do Brasil, certamente, vêm à cabeça de muitas pessoas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro etc. Isso, por conta da grande concentração da população nessas partes do país, o que gera maior fluxo de carros. Mas, do contrário do que muitos pensam, isso não é uma via de regra, assim, acredite se quiser, nem todas as cidades mais populosas possuem os piores trânsitos do Brasil.

1° lugar entre os piores trânsitos do Brasil: Recife, PE

piores trânsitos do Brasil - Recife, Pernambuco

A capital do estado de Pernambuco ocupa a primeira posição do ranking de piores trânsitos no Brasil. Recife, cidade localizada no nordeste do país, tem uma área territorial de aproximadamente 218 mil km². Sua formação é de uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como características geográficas.

Além disso, é responsável por possuir o quarto aglomerado urbano mais populoso do Brasil e, principalmente, da região nordeste, com 1,6 milhão de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse fator resulta em Recife ser a cidade com maior frota de veículos de Pernambuco, com aproximadamente 680 mil registrados. Estima-se que, nos horários de pico (entre 7h e 10h, e 17h e 20h), um motorista pode levar até o dobro do tempo necessário para fazer o seu trajeto. Em média, a pessoa leva 86% de minutos a mais do que seria necessário para concluir o seu percurso em relação a quando as vias estão livres.

COTE SEGURO AUTO PARA RECIFE

2° lugar: Porto Alegre, RS

piores trânsitos do país - 2° Porto Alegre, RS

Na região sul do país, está Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A cidade possui uma área de 495 mil km². É formada por uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um lago muito popular: o Guaíba.

Assim como Recife, é a sede da maior concentração populosa de sua região, e a quinta de todo o Brasil. De acordo com dados do IBGE, abriga quase 1,5 milhão de habitantes dentro dos limites municipais.

Em Porto Alegre, a frota de veículos é estimada em 880 mil. Isso é quase equivalente a um carro para cada duas pessoas na cidade. Dessa forma, nos horários de pico, a taxa de lentidão nas principais vias chega a 77%.

COTE SEGURO AUTO PARA PORTO ALEGRE

3° lugar: Rio de Janeiro, RJ

piores trânsitos - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Pela primeira vez, a região sudeste aparece no ranking das cidades com os piores trânsitos do país. O Rio de Janeiro é a capital do estado com o mesmo nome. É também o maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo Hemisfério Sul. Sua área territorial abrange, aproximadamente, 1,2 milhão de km² e ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara. O município desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros.

Como dissemos anteriormente, o Rio de Janeiro é o principal destino turístico internacional do país, atraindo milhares de turistas todos os anos. Com isso, a quantidade de pessoas que circulam na cidade é maior do que os números de sua população. De acordo com o IBGE, são 6,6 milhões de habitantes.

Na capital do Rio, existem 2,8 milhões de veículos emplacados, o que é suficiente para gerar uma lentidão de 72% de tempo nos horários de pico.

COTE SEGURO AUTO PARA RIO DE JANEIRO

4° lugar: São Paulo, SP

São Paulo, SP

Enfim, a aposta de muitos leitores ao lerem o título desta matéria, São Paulo, a maior metrópole do país. Além disso, é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. E ainda tem mais: é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da Lusofonia e do Hemisfério Sul.

A área territorial do município paulistano é de 1,5 milhão de km². A população é estimada em 12,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE. No entanto, assim como o Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo possui um fator que deve ser levado em consideração. Como grande centro de negócios, uma quantidade considerável de automóveis que circulam não são de pessoas que residem no município.

Ao contrário do que muitos pensam, essa cidade não ocupa a primeira posição dos piores trânsitos do Brasil. Embora possua fama por engarrafamentos, a média gasta nos horários de pico é menor do que das cidades mencionadas anteriormente. Entre 7h e 10h e das 17h às 20h é gasto, em média, 66% mais tempo para concluir um trajeto. Isso ocorre, principalmente, nas vias mais importantes da cidade, como Marginal Pinheiros e Marginal Tietê.

COTE SEGURO AUTO PARA SÃO PAULO

Essas são as quatro cidades campeãs dos piores trânsitos do país. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *