PID – Permissão Internacional para Dirigir

Permissão Internacional para DirigirMuitas pessoas pensam em viajar para o exterior sem um programa definido. Conhecer várias cidades, traçar as rotas em cima da hora e passear com tranquilidade é um método que vem ganhando cada vez mais fãs.

Uma das formas mais simples (e mais bacanas) para isso é alugar um carro. Com valores relativamente acessíveis, esses aluguéis permitem ao viajante ter um veículo de qualidade para rodar pelas estradas do seu país favorito.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas o que acontece com a habilitação? Ao viajar para o exterior, posso dirigir com a minha habilitação? Como funciona?

Pensando nessas questões, elaboramos um guia rápido para você entender tudo sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

O que é a PID?

A PID foi estabelecida na Convenção de Viena, firmada em novembro de 1968. Engloba mais de cem países e foi criada justamente para padronizar a permissão para dirigir para os turistas. Antes dela, cada órgão de trânsito local era responsável pela elaboração do documento.

Países que permitem a PID

Entre os mais de 100 países que fazem parte da Convenção e adotaram a Permissão Internacional para Dirigir destacam-se os Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Espanha, Rússia, Austrália, Paraguai, Reino Unido e Portugal. (Consulte os demais no site do Denatran).

Condições para emitir a PID

Para ter acesso a PID, o viajante deve ter CNH com foto, em situação regular, no prazo de validade, sem processo de mudança de categoria. É proibido estar com o documento suspenso, cassado ou com restrição.

Como solicitar a PID

O interessado em ter o documento precisa ir ao site do Detran onde sua carteira foi tirada. É preciso preencher um formulário online e pagar a Taxa de Emissão da PID (DAE). O valor varia de estado para estado (ex: SP – R$ 233,75 e MG – R$ 133,42). Ao ser emitida, a PID terá validade semelhante à CNH do condutor.

Agora você já sabe. Se for viajar para o exterior e tiver a intenção de dirigir, solicite a PID com antecedência e não tenha problemas.

E não se esqueça do Seguro Viagem para ter um passeio tranquilo e protegido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *