Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Benefícios do exercício físico para seu cachorro

Exercícios com seu cachorro

Sabemos o quanto o sedentarismo pode prejudicar nossa saúde. Fazer exercícios regularmente é fundamental para evitar doenças e manter uma boa qualidade de vida.

Com os cães, a situação não é diferente. Muitos deles sofrem por não saírem de casa e não praticarem atividades físicas regulares.

Cachorros sem exercícios ficam estressados, latem com frequência, apresentam práticas incômodas (como morder a pata), arrumam confusão com outros cães… São vários os sintomas do sedentarismo animal e, por isso, o problema deve ser evitado o quanto antes.

Você passeia com seu cachorro? Costuma leva-lo para dar uma volta no bairro todos os dias? Saiba que o passeio é um exercício básico, mas suficiente para evitar que o cão se torne sedentário.

Acompanhe abaixo alguns exercícios recomendados aos cães e seus benefícios. Vale ressaltar que a intensidade, frequência e tipo de atividade vão variar de acordo com a raça e, por isso, é preciso conversar antes com o veterinário responsável:

Caminhada

Tipo mais comum de atividade, comparado a um passeio regular. Duas vezes no dia, por 30 minutos cada, já valem como um bom exercício. Isso vai melhorar a condição cardiovascular, fortalecer músculos, prevenir doenças e reduzir o estresse.

Corrida

Os donos mais atletas podem levar seus cachorros para correr na guia, desde que a raça aguente o ritmo. Cães de trabalho e de caça são mais propensos a essa atividade.

Natação

Exercício prazeroso para o cachorro, especialmente em tempos quentes. A natação fortalece a musculatura e provoca a queima de muitas calorias.

Adestramento

Alguns donos precisam adestrar seus cães e o treinamento também pode funcionar como um bom exercício por conta da série de repetições exigida. Além do benefício físico, o cachorro fortalece a mente e a ligação com seu dono.

Algumas dicas

– Prefira passeios no início da manhã ou final de tarde/noite. O sol e o calor intenso podem cansar demais o cachorro, além de prejudicar as patinhas por conta do chão quente;

– Respeite o ritmo do seu cão e não force caminhadas quando ele já demonstrar cansaço;

– Leve sacolinhas para limpar as necessidades do cachorro;

– Não desanime e mantenha a frequência. Você e seu cão só têm a ganhar!