Benefícios do exercício físico para seu cachorro

Exercícios com seu cachorro

Sabemos o quanto o sedentarismo pode prejudicar nossa saúde. Fazer exercícios regularmente é fundamental para evitar doenças e manter uma boa qualidade de vida.

Com os cães, a situação não é diferente. Muitos deles sofrem por não saírem de casa e não praticarem atividades físicas regulares.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Cachorros sem exercícios ficam estressados, latem com frequência, apresentam práticas incômodas (como morder a pata), arrumam confusão com outros cães… São vários os sintomas do sedentarismo animal e, por isso, o problema deve ser evitado o quanto antes.

Você passeia com seu cachorro? Costuma leva-lo para dar uma volta no bairro todos os dias? Saiba que o passeio é um exercício básico, mas suficiente para evitar que o cão se torne sedentário.

Acompanhe abaixo alguns exercícios recomendados aos cães e seus benefícios. Vale ressaltar que a intensidade, frequência e tipo de atividade vão variar de acordo com a raça e, por isso, é preciso conversar antes com o veterinário responsável:

Caminhada

Tipo mais comum de atividade, comparado a um passeio regular. Duas vezes no dia, por 30 minutos cada, já valem como um bom exercício. Isso vai melhorar a condição cardiovascular, fortalecer músculos, prevenir doenças e reduzir o estresse.

Corrida

Os donos mais atletas podem levar seus cachorros para correr na guia, desde que a raça aguente o ritmo. Cães de trabalho e de caça são mais propensos a essa atividade.

Natação

Exercício prazeroso para o cachorro, especialmente em tempos quentes. A natação fortalece a musculatura e provoca a queima de muitas calorias.

Adestramento

Alguns donos precisam adestrar seus cães e o treinamento também pode funcionar como um bom exercício por conta da série de repetições exigida. Além do benefício físico, o cachorro fortalece a mente e a ligação com seu dono.

Algumas dicas

– Prefira passeios no início da manhã ou final de tarde/noite. O sol e o calor intenso podem cansar demais o cachorro, além de prejudicar as patinhas por conta do chão quente;

– Respeite o ritmo do seu cão e não force caminhadas quando ele já demonstrar cansaço;

– Leve sacolinhas para limpar as necessidades do cachorro;

– Não desanime e mantenha a frequência. Você e seu cão só têm a ganhar!