Dicas para não pegar no sono ao volante

Realizar longas viagens ou mesmo pegar o carro após uma longa jornada de trabalho não são tarefas fáceis. O cansaço acumulado no corpo e a monotonia de trajetos são dois fatores que podem fazer você pegar no sono ao volante. Para se ter uma ideia, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), fadiga e sono causam até 50% dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

pegar no sono ao volante

De acordo com especialistas, dirigir com sono apresenta o mesmo risco que conduzir o automóvel alcoolizado, uma das práticas comuns da direção agressiva. Este fator, no entanto, é deixado em segundo plano por muitos motoristas que não entendem os perigos que ele traz para as suas vidas e para as de outras pessoas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por conta dos altos riscos que pegar no sono ao volante apresenta, listamos dicas para que você possa dirigir sem deixar que o cansaço excessivo comprometa a sua segurança.

pegar no sono ao volante -

Antes de falarmos sobre as dicas, é importante lembrá-lo da importância da contratação de um seguro auto. Com esse serviço, você fica protegido contra diversos imprevistos e recebe apoio nos momentos em que mais precisa.

Garanta sua tranquilidade e faça a cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado que estão entre as principais do país. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como não pegar no sono ao volante

Durma antes de viajar

pegar no sono ao volante - Durma antes de viajar

A primeira das nossas dicas para não pegar no sono ao volante pode parecer óbvia, mas é extremamente importante. Inclusive, é recomendável evitar realizar viagens entre 2h e 6h da madrugada, justamente por ser um período em que a maioria das pessoas está dormindo.

Pegar o carro para percorrer longos trajetos após uma jornada de trabalho também não é uma boa ideia. Após 9 horas, o motorista já corre risco de acidentes por conta da sonolência. Depois de 12 horas de expediente, o perigo é duas vezes maior. Se chegar a 14 horas então, a chance de ocorrer um acidente triplica.

Dirigir após 19 horas acordado ou por 9 horas seguidas, então, está fora de cogitação. Em casos assim, os riscos da influência do sono no corpo são semelhantes ao de se dirigir alcoolizado.  Por isso, procure sempre dormir bem antes de pegar o carro para estar descansado.

Faça paradas durante o trajeto

posto Belvedere Dicas para não pegar no sono ao volante
Crédito: A Folha

Durante viagens, especialmente as mais longas, a monotonia pode trazer junto a sonolência. Dessa forma. o ideal é realizar algumas paradas no caminho para não pegar no sono ao volante.

Se o trânsito estiver tranquilo, é recomendável que você faça uma parada, no mínimo, a cada quatro horas ou 150 quilômetros percorridos. Caso passe por congestionamentos, o ideal é fazer uma pausa no trajeto de duas em duas horas, pois são condições que exigem mais do motorista e provocam maior cansaço.

Se você sentir sinais de que o sono está chegando, como dificuldade em manter os olhos abertos, de se manter atento e vista embaçada, encoste o carro o quanto antes. Nesse momento, é bom descansar, beber água, um café. Então, apenas quando se sentir sem sono e em boas condições você deve retomar a direção.

Evite alimentação pesada

pegar no sono ao volante, feijoada
Crédito: Aratu Online

Já chegou a ficar com aquele sono logo após o almoço? Pois é comum sentir-se assim especialmente após ingerir refeições pesadas, como feijoada. Isso acontece pois a digestão de alimentos desse tipo é mais lenta, o que causa sonolência na pessoa.

Portanto, procure não iniciar viagens logo após as refeições. Se possível, coma pratos mais leves e evite ingerir grandes quantidades.

Dicas gerais 

pegar no sono ao volante, remédios

Para finalizar, trazemos outras dicas que podem ajudar a você não pegar no sono ao volante durante o percurso.

– Fique em uma posição confortável para dirigir. Fazer esforços desnecessários ou sentir incômodo em partes do seu corpo pode aumentar o cansaço;

– Mantenha o carro bem ventilado. Quando o ar da parte interna do veículo não é renovado, a sonolência pode atingi-lo mais facilmente;

– Jamais tome remédios que possam afetar o seu estado de atenção. Alguns medicamentos podem provocar sintomas como sonolência e enjoo e são um perigo para quem vai dirigir;

– Não tome medicamentos com o intuito de manter-se acordado por mais tempo. Quando o efeito desses remédios passa, o sono chega de forma incontrolável e os perigos de ocorrer um acidente são maiores.

Conhece mais dicas para não pegar no sono ao volante? Compartilhe com a gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *