PCM no carro: o que é este sistema na mecânica?

Com o passar dos anos, a tecnologia no mundo automotivo se desenvolve cada vez mais. Dessa forma, os veículos recebem inovações no quesito segurança, conforto e, também, em seu desempenho. Um dos sistemas que é fruto desses avanços é o PCM no carro. Presente nos automóveis mais novos, essa central eletrônica possui funções essenciais para o funcionamento dessas máquinas.

PCM no carro

Foto: Designed by Freepik 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como trata-se de um importante equipamento no que diz respeito ao funcionamento do veículo, o PCM é o assunto sobre o qual falaremos neste texto. Apesar de não estar presente em automóveis mais antigos, este sistema tem sido cada vez mais utilizado na fabricação de novos modelos. Portanto, saber quais são suas funções e como lidar com eventuais problemas é essencial.

Importância do seguro auto 

Mas, antes de falar sobre como funciona o PCM no carro, é preciso abordar um fator importantíssimo relacionado à segurança: o seguro auto. 

No dia a dia, todos os motoristas estão expostos a imprevistos no trânsito. Quem nunca sofreu roubo ou furto ou, no mínimo, conhece alguém que passou por isso? O mesmo vale para condutores que já se envolveram em alguma colisão e tiveram que arcar com os prejuízos causados por esse acontecimento.

Pois em ambos os casos o seguro auto é fundamental. Afinal, se o carro for levado por ladrões e não for recuperado, a seguradora paga a indenização para que o proprietário não saia no prejuízo. Em caso de batidas, o segurado também estará protegido, seja por perda parcial ou perda total do veículo, de acordo com o que estiver estipulado na apólice.

Além disso, existem diversas outras vantagens, como a assistência 24 horas. Com esta cobertura, o segurado pode acionar o seguro a qualquer momento para receber auxílio em caso de problemas mecânicos, pane seca, perda da chave e até mesmo bateria descarregada. 

Portanto, entre em contato com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e faça sua cotação! Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos que você receba uma proposta adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é e como funciona o PCM no carro? 

motor 2595269 1920 PCM no carro: o que é este sistema na mecânica?

O PCM (Powertrain Control Module – ou Módulo de Controle do Trem de Força, em tradução livre) é um sistema eletrônico responsável por controlar todas as funções do motor e do sistema de transmissão do veículo. 

Presente em carros mais novos, o PCM funciona como um regulador para que os processos que envolvem o funcionamento do motor aconteçam corretamente. Por exemplo, ele é o responsável por controlar o fluxo de combustível dentro do sistema de injeção eletrônica

Isto é, ele vai analisar uma série de informações e definir o ponto de ignição e modificar a relação ar/combustível, entre outros fatores, para que a partida e o funcionamento do motor sejam eficientes e tenham o melhor desempenho possível. 

Além disso, outra importante função do PCM no carro está relacionada ao sistema de transmissão, como mencionamos anteriormente. Ele define os momentos de aceleração e redução de marcha nos veículos automáticos. Ou seja, também é responsável para que a troca de velocidades seja a mais adequada. 

ECM x PCM no carro: existe diferença entre essas centrais?

Sim. Apesar de possuírem algumas funções semelhantes, essas centrais eletrônicas possuem diferenças entre si.

O ECM (Engine Control Module – ou Módulo de Controle do Motor, em português) é um sistema responsável apenas por controlar o motor. Ele possui semelhanças com o PCM neste quesito, pois analisa uma série de informações captadas por sensores, com o objetivo de otimizar a partida. 

Mas, diferentemente do PCM, o ECM não tem controle sobre a transmissão do veículo. Por isso, alguns modelos contavam com outra central: o TCM (Módulo de Controle de Transmissão, em português), responsável justamente por essa parte. Dessa forma, ao longo dos anos, esse tipo tem sido menos utilizado na fabricação dos automóveis.

Falhas no PCM no carro: como identificar e o que fazer se der problema?

Principais sinais de alerta

Embora seja um sistema moderno e que funciona como um regulador para o bom desempenho, o PCM no carro está sujeito a falhas. Por isso, é importante saber quais são os sinais que podem indicar que ele não esteja funcionando corretamente.

Em primeiro lugar, é preciso ficar atento ao funcionamento do motor. Se ele estiver engasgando, por exemplo, pode ser que o PCM não esteja regulando de forma correta a mistura de combustível que vai para os injetores.

car number lighting brand font air conditioning 774126 PCM no carro: o que é este sistema na mecânica?

Outro sinal que pode indicar problemas no PCM no carro está relacionado às luzes do painel. Se elas começarem a ligar e desligar ou piscarem de forma contínua, pode ser que o módulo de controle não esteja recebendo as informações corretas. Por isso, ao se deparar com essa situação, o ideal é levar o veículo a um mecânico de confiança. 

Como resolver o problema 

Antes de mais nada, é preciso garantir que o problema está realmente na PCM do carro. Os sinais citados anteriormente também podem indicar falhas em outros componentes. Por isso, é necessária uma avaliação realizada por um profissional capacitado e de confiança.

Após verificar que o problema realmente estava na PCM do carro, o que fazer? Neste caso, a notícia não é nada agradável para o bolso do proprietário. Isso porque, quando este sistema falha, é preciso realizar a sua troca. 

Diferentemente do ECM, que, por ser mais antigo, possui um custo mais baixo, o PCM pode variar de preço entre R$ 700 e mais de R$ 4 mil, de acordo com o modelo do automóvel. 

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o PCM no carro? Então mande pra gente por meio dos comentários abaixo!  

Seguro auto é com a Minuto Seguros

Depois de ficar por dentro sobre as funções do PCM no carro, não se esqueça de proteger o seu veículo com a Minuto Seguros! Nosso atendimento é feito com excelência por pessoas que entendem do assunto e podem lhe auxiliar em caso de qualquer dúvida.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *