O que fazer quando o carro derrapar?

Ao conduzir um automóvel pelas vias do país, sempre é recomendado que isso seja feito de acordo com as práticas da direção defensiva. Dessa forma, as chances de ocorrer um acidente são reduzidas. No entanto, sempre podem acontecer imprevistos, como o carro derrapar, por exemplo. Portanto, continue lendo para saber o que fazer nesse momento em que o motorista perde o controle da direção.

carro derrapar

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é preciso passar por todo o processo burocrático do DETRAN. Isso, inclui aulas teóricas no Centro Formador de Condutores (CFC) e aulas práticas nas autoescolas. Um dos aprendizados que os condutores têm nessa etapa é sobre o que fazer no momento em que o carro derrapar.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Vale lembrar que essa situação pode ser provocada por conta de um óleo derramado na via ou até mesmo por rodar quando há necessidade de trocar os pneus do carro. Independentemente da causa, a consequência é o veículo virar sem a intenção do motorista, causando a perda de controle da direção, o que pode resultar em um acidente.

Importância do seguro auto

Por falar em acidentes, é importante destacar a importância da contratação de um seguro auto. Este é o único serviço que oferece proteção para o proprietário em casos de riscos impossíveis de prever quando acontecerão. Ou seja, sofrer uma colisão com terceiros, ou até mesmo roubo ou furto, por exemplo.

Portanto, garanta sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, a uma das maiores corretoras de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do mercado. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A principal indicação passada nas autoescolas para fazer nessa situação é: conduza na direção da derrapagem, alinhe os pneus e depois saia dela. No entanto, essa técnica está ultrapassada. Portanto, veja a seguir o que fazer quando o carro derrapar de acordo com a nova mecânica dos automóveis.

O que fazer quando o carro derrapar?

Reduzir a velocidade

carro derrapar

Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.

As causas mais comuns da derrapagem são por conta da alta velocidade para as condições irregulares dos pneus ou vias. Também é importante destacar que reduzir a velocidade, nesse caso, não é acionar o freio do automóvel. Aliás, realizar esta ação só deixará ainda mais difícil a retomada de controle.

Manter as mãos ao voltante quando o carro derrapar

carro derrapar - Manter as mãos ao voltante quando o carro derrapar

Essa dica, por mais óbvia que seja, é preciso ser relembrada. Até porque, no momento do desespero, muitos motoristas tomam decisões totalmente contrárias ao que fariam em uma situação de calma e com consciência.

Quando o carro derrapar, o instinto de quem está dirigindo pode ser puxar o freio de mão, colocar a mão sobre o câmbio etc. Mas, manter as mãos no volante vai fazer com que seja mais fácil esterçar o volante, se necessário.

Dirija para onde você quer ir

carro derrapar - Dirija para onde você quer ir

Por fim, uma dica que talvez seja a mais complicada de seguir no momento de pânico. O comum quando se perde o controle da direção é procurar evitar colidir o automóvel. Por isso, motoristas agem de certa forma para evitar bater o carro em um obstáculo.

Na verdade, a melhor atitude para se fazer é focar para onde você pretende ir. Dessa maneira, não realizará ações desnecessárias que podem acabar confundindo-o ao tentar parar a derrapagem.

Como evitar as derrapagens?

 

Como evitar as derrapagens?

Existem diversos fatores que acabam gerando a derrapagem nas rodas do carro. Ou seja, os pneus em condições precárias, um trecho da via com cascalhos secos, entre outros. O que fará o carro derrapar é estar em uma velocidade superior ao ideal nessas condições.

Portanto, reduzir ao notar que está passando por um trecho de risco é o ideal para evitar esse tipo situação. Mas, não importa qual seja a causa, os passos corretos para retomar o controle são os que foram passados anteriormente.

Essas foram as dicas para ajudar a ter o controle da direção quando o carro derrapar. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *