O que é um rastreador de veículos e qual a importância dele para sua segurança?

Manter o carro seguro é fundamental para evitar transtornos, riscos e gastos com imprevistos que possam surgir. Com a contribuição da tecnologia, empresas se especializaram e, hoje, disponibilizam muitos equipamentos com o objetivo de garantir a segurança de todos. Um exemplo disso é o rastreador de veículos.

Rastreador de veículos

Ao permitir o monitoramento de movimentações, o rastreador de veículos tem o objetivo de conferir segurança. Afinal, há quem queira obter maior tranquilidade ao conduzir o carro e reduzir os riscos de roubo e furto, visto que o acessório ajuda a recuperar o veículo em situações assim.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, você sabe como funciona um rastreador de veículos e para que serve? Continue lendo e descubra!

O que é um rastreador de veículos? 

O termo “rastreador” vem do verbo “rastrear”, que significa acompanhar, investigar, seguir. Nesse sentido, um rastreador de veículos é um dispositivo capaz de localizar um automóvel, indicar uma trajetória e evidenciar o tempo que será preciso para terminar um percurso. Tudo isso por meio de sua função tecnológica de geolocalização.

Com isso, é possível contatar a central de monitoramento e informar as coordenadas de onde está localizado o carro, por exemplo. Além disso, esses dispositivos podem se integrar a sistemas de gestão, permitindo que informações sobre velocidade e rotas assertivas em relação ao destino desejado sejam informadas.

Como ele funciona? 

Os rastreadores de veículos são equipamentos que podem ser instalados em qualquer tipo de automóvel, como carros, motos, caminhões e ônibus. Eles funcionam por meio da emissão de sinais, que pode ocorrer por dois modos principais: via satélite ou por radiofrequência.

Por radiofrequência, o envio das informações é feito por ondas eletromagnéticas, que são captadas por antenas. Embora as ondas tenham alcance menor por ser necessário que as antenas estejam próximas, a área de cobertura é ampla, podendo rastrear dentro de túneis e subsolos, por exemplo.

Já o de rastreador de veículo por satélite é o que você provavelmente já conhece: o GPS. Ele funciona por meio de aparelhos que contatam uma rede de satélites espalhados pela órbita da Terra. A troca de informações é feita por meio de sinais que os satélites enviam para os GPS, que respondem com coordenadas geográficas.

Com isso, os dados chegam à central de rastreamento em tempo real e assim podem ser analisados a qualquer momento e por diferentes dispositivos. O rastreador de veículos possibilita, inclusive, bloquear o carro em casos de suspeita por meio de aplicativos de celular e desktop.

Qual a importância dele para sua segurança? 

O principal benefício do rastreador de veículos é, sem dúvida, poder contar com uma proteção maior. Isso porque, além de indicar a localização exata do seu carro, o dispositivo informa questões sobre a velocidade e monitoramento de rotas. 

Em um país em que os crimes contra veículos estão cada vez mais frequentes, o rastreador permite encontrar o carro caso ocorram esses tipos de imprevistos graves. Portanto, os principais benefícios para você são:

  • Maior segurança: 

Como mencionamos, o equipamento é um meio de aumentar a segurança tanto em relação ao automóvel quanto no que diz respeito ao condutor, além de proporcionar maior conforto e tranquilidade ao pegar estrada.

Além disso, o rastreador reduz as chances de que o condutor reaja a assaltos, sabendo que será possível rastreá-lo, bloqueá-lo e até mesmo escutar o que acontece dentro do carro, dependendo do modelo do dispositivo. 

  • Investimento de baixo custo:

Outro ponto é que se trata de um investimento baixo e que pode gerar mais economia, visto que reduz as chances de o condutor ser vítima de furto ou roubo e, além de correr risco de vida, também ter que arcar com gastos imprevistos.

Como escolher o melhor rastreador veicular?

O primeiro passo para escolher um rastreador de veículos é analisar qual é a sua necessidade. Isso porque não é o mais barato nem o mais caro que vai servir, mas sim o que melhor atender à sua situação. 

Por isso, avalie qual é o dispositivo que melhor vai beneficiar o seu veículo em relação às suas funcionalidades. Por exemplo, você acha importante contar com um bloqueador que desligue o motor remotamente em caso de roubo? Se sim, já é uma demanda.

Veja também sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia de transmissão de dados. Tanto rastreadores via satélite quanto via radiofrequência possuem suas vantagens e desvantagens, mas é você quem precisa saber o que melhor se adapta à sua necessidade.

Além disso, procure saber qual tipo é melhor para você: um dispositivo plugado ou instalado. Ambos são indicados, sendo que o plugado é mais difícil de ser visto, o que pode enganar mais aos ladrões, enquanto o instalado é mais complicado de ser desabilitado e retirado do veículo.

Vantagens de contratar um seguro com rastreador de veículos 

Você sabia que é possível obter um rastreador de veículos contratando um Seguro Auto?

Acontece que esse dispositivo sozinho não garante a proteção do seu automóvel contra colisões, danos, acidentes e até mesmo em relação à furto e roubo sem que haja possibilidade de recuperá-lo, mas com o Seguro Auto, você pode obter proteções muito mais amplas.

Outras vantagens são:

  • Maior economia no seguro, pois as seguradoras oferecem desconto para carros que possuem rastreador de veículos, já que são mais fáceis de se recuperar;
  • Se for contratado diretamente com a seguradora, elimina a análise de perfil, pois o serviço possui preço único. Essa análise é necessária em contratações convencionais e determinam também o valor da contratação;
  • Você conta com o rastreamento online e suporte 24 horas por dia, possibilitando localizar o carro por aplicativos e a qualquer momento.

E então, não seria vantajoso obter o rastreador de veículos e ainda ter seu carro com proteção muito mais ampla por meio de um Seguro Auto? A Minuto Seguros comercializa seguro com rastreador para atender a sua necessidade!

Agora que você já entendeu a importância do dispositivo de segurança e as vantagens de contratar um seguro para seu automóvel, saiba que pode contar com a Minuto Seguros para isso, a maior corretora online do Brasil e que oferece atendimento humanizado para melhor atender você.

Faça uma cotação online e grátis e entre em contato em casos de dúvida!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *