Sensor de rotação: o que é, principais defeitos e como arrumar

Imagem do sensor de rotação
Saiba mais sobre o sensor de rotação e aprenda a identificar problemas e muito mais sobre essa peça.

O universo automotivo é repleto de complexidades e detalhes que podem parecer enigmáticos. Entre as inúmeras peças e componentes que compõem o veículo, o sensor de rotação se destaca como um elemento vital para o funcionamento do motor. Mas o que é exatamente esse sensor, e por que ele é tão crucial?

Se você já se fez essa pergunta, está prestes a embarcar em uma jornada de conhecimento que desvendará os mistérios dessa peça fundamental. Continue lendo para explorar o sensor de rotação em detalhes, desde sua função e importância até os sintomas de defeito e as possíveis soluções.

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O que é o sensor de rotação

O sensor de rotação é uma das peças mais importantes no sistema de injeção eletrônica dos carros modernos. Ele fica localizado próximo ao bloco do motor ou ao virabrequim e desempenha a função crucial de medir a velocidade de rotação do motor em RPM, por meio de pulsos digitais captados na roda dentada do virabrequim, e repassados para a central de controle.

A importância dessa peça é tamanha que, em alguns modelos, o carro simplesmente para de funcionar caso ela apresente problemas. Por isso, é fundamental que os proprietários realizem manutenções preditivas e preventivas não só no sensor de rotação, mas em todas as peças do veículo, evitando problemas graves e gastos desnecessários com reparos.

Como funciona

O sensor de rotação informa para a unidade de comando eletrônica a rotação e a posição instantânea do virabrequim. Em termos técnicos e mecânicos, essa é a parte mais importante do funcionamento do carro.

Esse processo de troca e envio de informações é considerado tão importante, porque é nesse momento que a unidade de comando do motor realiza o cálculo do momento exato da injeção eletrônica começar a realizar o seu trabalho.

Por isso, o sensor de rotação é uma peça vital para o funcionamento do motor do carro. O Uno é um exemplo emblemático do tipo de carro que não irá funcionar se essa peça não estiver em seu perfeito estado.

Se quer entender mais sobre o funcionamento do sensor de rotação assista ao vídeo abaixo.

O que acontece quando o sensor de rotação está com defeito

Quando o sensor de rotação do carro está com defeito, pode causar vários problemas com o veículo. Isso porque o sensor de rotação é responsável por medir a velocidade de rotação do motor e enviar essa informação para o módulo de controle do carro, que a utiliza para fazer ajustes nos sistemas de injeção de combustível e ignição.

Os principais sintomas de sensor de rotação ruim são:

  • Motor fora de ponto: o motor consegue ligar, mas fica fora de ponto.
  • Perda de potência: quando o sensor de rotação está defeituoso, o módulo de controle pode não receber a informação correta sobre a velocidade do motor, o que pode levar a uma perda de potência.
  • Dificuldade em dar partida no motor: O motor pode não ligar liga, afinal, sem referência da posição de cada pistão, o sensor não consegue calcular a injeção e ignição.

O sensor de rotação é um componente crucial do carro, sendo assim, quando ele apresenta problema pode causar uma série de problemas no veículo. Continue lendo para entender como identificar os problemas na peça.

Como arrumar os problemas no sensor de rotação

Você já confirmou que tem um problema no sensor de rotação, é hora de entender como encontrar a solução. A má notícia é que normalmente a solução é fazer a troca da peça, mas é possível fazer alguns procedimentos antes de ter que recorrer à substituição:

  • A primeira saída é inspecionar as tomadas e plugues que existem no caminho até a central de injeção. Pode ser que haja algum tipo de mau contato nessas partes que possa estar interferindo no bom funcionamento do sensor.
  • Também pode haver excesso de sujeira na ponta do sensor de rotação, principalmente para quem costuma andar em terrenos diferentes, como barro e terra. Isso pode paralisar ou até mesmo estragar esta peça. Esse tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar, como se estivesse apresentando pane seca por falta de combustível. Para resolver esse problema, basta limpar e recolocar o sensor.

Se você não estiver se sentindo confortável para fazer a manutenção do sensor, leve o carro a um especialista de confiança.

Quanto custa a troca do sensor de rotação

Se depois de todos esses testes você identificar problemas no sensor de rotação, a indicação é que a troca do dispositivo seja feita quanto antes. Vale citar que não é recomendável trocar a peça por uma usada ou de segunda mão. O risco dela não durar e você jogar seu dinheiro e a saúde do seu carro no lixo são grandes.

O preço de um sensor de rotação é em média R$80. Um valor bem acessível para uma peça com longa duração, além de uma mão de obra barata. Mas lembre-se de realizar essa troca e manutenção com um especialista.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o sensor de rotação.

Como identificar problemas no sensor de rotação?

Nesse tópico vamos listar alguns procedimentos que irão garantir que a peça está funcionando bem e não necessita de troca.

  • Teste de tensão de resistência elétrica com multímetro – o multímetro é conectado diretamente nos terminais do sensor de rotação para avaliar se os fios estão funcionais.
  • Teste de tensão de corrente alternada com multímetro – o multímetro é utilizado para conectar a tensão da corrente alternada enviada pelo sensor de rotação, além de avaliar a resistência elétrica do indutor.
  • Teste com um osciloscópio – equipamento que irá analisar alguns sinais do sensor de rotação, como a frequência, a amplitude, a forma da onda e outras informações. Esse tipo de teste é um pouco mais específico, principalmente por usar uma ferramenta que, em geral, não temos em casa.

É sempre importante reforçar que caso você queira fazer testes mais aprofundados para saber mais sobre o sensor de rotação, o indicado é procurar um mecânico especializado, que certamente terá as ferramentas e o maquinário necessários para dar um diagnóstico sobre o estado da peça e sobre seu tempo de vida útil.

Carro acelerando sozinho é problema no sensor de rotação?

Não diretamente. Se o motor do seu carro está acelerando sozinho quando você está no semáforo ou com o carro em movimento, você pode estar com folga no virabrequim. Ao pisar na embreagem, o sensor de rotação acaba transmitindo informações incorretas.

Sensor de fase e sensor de rotação são o mesmo?

Não, o sensor de fase tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar o sinal do sensor de rotação. A origem de ignição e a injeção sequencial do motor são determinadas graças à contagem feita em ambos os sensores da PCM.

Se quiser saber mais sobre o sensor de fase, confira nosso guia sobre o tema.

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Agora que você já sabe tudo sobre o sensor de rotação, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

75 comentários sobre “Sensor de rotação: o que é, principais defeitos e como arrumar

  1. Tenho um laguna v6 automatico 1995 paro de pegar do nada sera que pode ser sensor de fase ou ordem dos cabos de vela pois foi tirado os cabos e aonde fica o sensor de fase

    1. Olá, Marcio, como vai? Pelo ano do automóvel, recomendamos que faça uma verificação geral no automóvel, o problema pode ser mais do que o sensor de rotação. Cheque os itens que apontamos no texto, e leve o veículo ao mecânico.

  2. Ola boa noite gostei muito das dicas. Mais precisso saber se o sensor nos motores deesel pode causar ecesso de fumaça e perda de potência

    1. Geraldo, ficamos felizes que gostou de nosso texto, não deixe de ler outros em nosso Blog. Respondendo sua pergunta, não há como o sensor causar esse problema, recomendamos que leve o veículo em um mecânico para checar o que está causando isso.

  3. Como funciona um sensor do PMS virabrequim em um motor que gira anti-horario?
    Tem algo diferente de veículo ou não importa a rotação.

  4. Boa tarde tenho um polo sedan 2011 com 242mil km rodados e essa semana identifiquei um funcionamento irreguar do motor (como se tivesse acelerando e o mesmo ficava com o marcador oscilando entre 1000 e 1500 RPM’s) levei ao mecanico e o mesmo fez uma limpeza no sensor de rotacao e a primcipio ficou tudo bem…Cito ainda um tremor estranho no motor antes da citada limpeza…seria so essa a solucao do citado problema??

    1. Andre, como vai? Recomendamos que leve o veículo de volta o ao mecânico e pergunte sobre o tremor que está sentindo. É preciso analisar se é ou não uma consequência da manutenção do automóvel.

  5. Ola … li o documentário achei mt intesante…parabéns pelas as informações repasadas… tenho um astra 2.0 2003 no começo quando ele quente tirava o pe do acelerador e a rotação baixava a rotação ele apaga e demora a voltar a fuciona (parece q quando ele esfria um pouco ele funciona) mas fo8 ficando mais costante ate nem frio mais ele funciona e quando pega logo ja apaga.. sera ese sensor o poblema!..a impressão q da e q ta sem gasolina (partida seca)

    1. Olá, Alex, como vai? Você precisa verificar o sensor de seu veículo e caso esteja com problema realizar a troca. Procure um mecânico para ajudar você nesse procedimento.

  6. Tenho uma Tucson 2007 e do nada ela começou a ficar fraco motor rateando levei no mecânico foi passado o scanner e constatou o sensor de rotação. Pode ser ou não o sensor poderia me tirar essa dúvida

    1. Alexandre, como vai? Se o motor do carro estiver falhando, principalmente quando é acelerado, é preciso verificar as velas e os cabos, mas também é possível que seja a bobina, e neste caso, a luz de injeção vai acender no painel. Recomendamos que também verifique esses itens, mas, a verificação do scanner é muito relevante nesses casos.

  7. Boa tarde gostaria de saber se o sensor de rotacao com defeito impedea leitura do cambio automatico para central do veiculo quando esta no automatico obgd vecra ano 2000 16v automatico

  8. Tenho um passat alemão 1995 começou interrompendo depois funcionando depois parou e não mais funcionou levei em três mecânicos tem 15 dias agora descobriu que é o sensor de rotação pedir por Internet e será que é ese o problema? ?

    1. Oi, Manoel, tudo bem? Não conseguimos identificar qual tipo de problema o seu carro pode estar passando. O que, de fato, não funcionou, ele por completo? Pedimos desculpa, mas, não conseguiremos passar uma previsão do que pode ser. Nesse caso, o melhor a fazer é levar no seu mecânico de confiança mesmo.

  9. Bom dia amigos, tenho um Hyundai i30, 2014, automático. Há alguns dias o carro tem apagado momentaneamente, não é sempre, notei que ele só apaga quando estou em baixa velocidade, já levei ao mecânico que passou o scanner e não constou nada, será o sensor de rotação?

    1. Jefheter, de fato é um problema muito específico. Pode ser que seja o sensor de rotação, mas indicamos que leve o seu carro em outro mecânico para uma análise mais profunda.

  10. Boa noite! Gostei da explicação. Mais tenho uma duvida o meu carro é um uno way 2011 1.4 quando saio com ele que chego em casa desligo o carro que vou abri a garagem e depois vou ligar o carro ele não pega mais tenho que espera ele esfriar 10 minutos ou mais ai ele pega. “Cera o sensor de rotação? ” aguardado resposta desde já agradeço.

    1. Joan, tudo bem? Provavelmente não é não. Pode ser que o tanque de partida a frio do seu carro esteja vazio, o que implica na hora de dar a partida.

  11. Bom dia grato pela aula.
    Tenho uma Nissan primeira motor Qr25 ele aqueceu por problemas na junta da cabeça, e depois de trocar não lança corrente nas bobinas, o problema pode estar no sensor de rotação?
    Saudações

    1. Oi, Paulo, tudo bem? Sim, faz sentido! Pode ser que o problema esteja, de fato, por lá. É bom levar o seu carro para que possam dar uma olhada e constatar, de farto, o que está acontecendo.

  12. Achei bastante interessante esse assunto. Tenho um renault symbol em que a rotação dele trabalha na faixa de 500 rpm, de uns dias pra cá começou a oscilar para 250 rpm, depois que ele esquenta fica por alguns segundos depois volta ao normal. Seria por acaso sintoma do sensor de rotação?

  13. Tenho uma hillux 2010 automatica, quando entro numa curva pra direita a luz do combustível pisca e ativa um sinal sonoro.Sera q pode ter haver com esse sensor?

  14. Eu tive um problema com o sensor, já fiz a substituição e o consumo do carro simplesmente mudou muito…não fazia 6 de média, agora tá fazendo 8.5… jetta 2.5 170cv.. nunca ouvi falar que o sensor tinha interação no consumo

    1. Leo, como vai? De fato, esse é um problema estranho, pode ser que no momento da troca, algum outro componente tenha sido afetado. Vale a pena levar novamente no lugar que você realizou a troca para uma análise mais detalhada.

  15. Bom dia,Achei bastante interessante esse assunto. Tenho um corsa classic 2015 quando do a primeira partida o carro tem dificuldade de pegar as vezes tenho que da na partida mas de uma vez e quando pega ele ficar oscilando e depois de 2 minutos volta ao normal, isso acontece mas na primeira partida. levei pra passar o Scanner não apresentou defeito algum, o profissional que passou o Scanner foi verificar a rotação do carro no Scanner ele mostrava 440 rpm e no painel mostrava 800 rpm. isso pode ser problema no sensor de rotação ?

    1. Flavio, tudo bem? Essa diferença não deveria acontecer, por isso, pode ser que haja um problema, sim. Indicamos que você leve o carro a um especialista para que haja uma análise mais minuciosa.

  16. Olá,meu carro é um Siena,ele fica falhando sempre em 1 e 2,já troquei bobina,cabo de vela,bicos e continua falhando e apagando,mas andando com mais de 40km nao falha,Ja foi feito limpeza dos bicos,e ja foi passado o escaner,pode ser o sensor de rotação?

    1. Oi, Brena, tudo bem? Sim, é uma possibilidade. O problema pode estar ligado ao sensor de rotação, por isso, indicamos que você leve a um bom mecânico para que ele dê uma olhada.

  17. Tenho um celta 2007 flex GNV e de uns dias para CA eu andando tanto no GNV e no álcool tem cortado corrente , a luz da injecao não acende , fiz os teste de bobina e cabo de vela , td ok , sendo q no GNV ele alem de cortar da uns estouros bem alto, uma observação o cabo do meu sensor de rotação esta enmedado, ou seja ele partiu e foi enmendado, pode ser essa a causa do meu problema ?

    1. Oi, Claudio, tudo bem? Sim, essa pode estar sendo a causa desse problema. É claro que vale a pena levar no especialista para dar uma olhada, mas é um bom indício.

  18. Olá Boa noite!tenho um fiat idea levei no mecânico pra verificar uma falha de funcionamento e o mecânico verificou a tomada do sensor de rotacao e disse que estava cheia de agua.provavelmente quando mandei lavar por baixo.mas não acusa nada no painel.devo trocar o sensor?

    1. Gilmar, tudo bem? O sensor não pode ficar com água mesmo, então, possivelmente, o diagnóstico parece correto. Deve necessitar da troca mesmo.

  19. Bom dia
    Tenho uma kombis 2010 à algum tempo ela vem apresentando falha na aceleração quando preciso acelera com intensidade ela falha ou quando estou em determinada velocidade apresenta falha na aceleração cortando a velocidade poderá ser o sensor?

    1. Oi, Gabriel, como vai? Sim, pode ser que seja um problema no sensor, sim. Vale a pena levar o carro para dar uma olhada em um especialista.

    1. Daniel, tudo bem? Acreditamos que não. Isso pode ser interferência em outra peça do carro, não necessariamente no sensor de rotação.

  20. Boa tarde. Tenho um Civic 1.7 2005. Depois de um tempo ligado, ele começa a falhar, independente da rotação e velocidade. Pra dar a partida com o motor frio, ele demora mais tempo. Qnd o motor ja esta quente é facil de dar a partida. Deve ser sensor de fase msm? Obg

  21. Olá,,, tenho um honda civic mod 2002… ele tem defeito intermitente,, nunca diz quando vai ocorrer. Andando com ele, de repente acende a luz amarela e pára. Eu conto até dez, dou partida, e ele voltou ao normal e pode rodar dias ou semanas em repetir o problema. Uma varrida de computador indicou algo num tal de Sensor de Posiçaõ do Virabrequim. Por favor, ISTO ESTA PEÇA É O SENSOR DE ROTAÇÃO?? obrigado.

  22. boa tarde amigo, tenho um fiat idea 2010 ele não tem aceleração fica sempre na lenta a luz de anormalia não apaga pode ser esse sensor de rotação.

  23. tenho uma MB E320 96 e ela funciona normal somente quanto está na temperatura de 80 graus pode ser o sensor de rotação

  24. Ola chamo me Manuel tenho um mitsubish pajero montero sport. Quando tento acelerar ele nao multiplica. Pode ser falha do sensor de rotacao? O meu mecanico detetou que este sensor esta danificado.

    1. Olá, Manuel, como vai? Pode sim, a luz de ignição acesa também é outro problema ocasionado por um defeito no sensor de rotação. Recomendamos que faça a troca da peça junto ao mecânico que diagnosticou o mau funcionamento dela.

  25. Boa tarde tenho um Polo 2008 e esta apresentando esses sintomas um Mecanico me disse que é o sensor de rotação mas que tem que abrir a caixa de marchas para trocar…

    É certo isso?

  26. tenho um peugeot 207 1.4 2013, de vez em guando acontece isso com ele. do nada ele para. dai depois de uns 40 minutos a uma hora ele voltar a pegar. isso pode ser o sensor de rotação, por favor mim informe.

  27. Boa tarde,
    Muito interessante seus comentários sobre o assunto.
    Tenho uma Range Rover Sport SDV6 2012/13 com 40 mil km. Tenho visto e ouvido falar de quebra do virabrequim deste e de outros modelos a diesel de carros da Land Rover, independentemente da quilometragem, parece um tanto quanto absurdo mas é verdade, tem vários casos assim de quebra de virabrequim. Em 2016 houve um recaal para troca do sensor do virabrequim, então pergunto: Seria este recall para evitar a quebra da peça? Gostaria de entender melhor este assunto! Imagine o custo de trocar um motor destes? Não gosto nem de pensar, uma vez que fiz revisões em concessionária apenas no periodo de garantia, depois somente em boas oficinas especializadas da marca. Antecipo meus agradecimentos.
    Nelson Monteiro

    1. Nelson, tudo bem? Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando. Sobre o assunto, aparentemente, é um recall focado nisso mesmo, mas não temos como nos certificar sobre esse em específico. Mas, sim, se o virabrequim quebrar, gerará problemas ao carro, com certeza.

  28. Boa tarde, gostei dos assuntos abordados no momento , pois aproveitando o momento gostaria de alguns esclarecimentos.Tenho uma mercedes c 280 sport ano 95 ela deixou de mandar pulsos para os bicos injetores . Pergunta pode ser sensor de fase ou sensor de rotação desde ja meus agradecimentos

    1. Carlos, como vai? A tendência é que seja o sensor de rotação mesmo. Mas, para ter plenas convicções do problema, é melhor levar até um especialista. Dessa forma, analisar o problema em questão fica mais fácil.

  29. Olá muito interessante a matéria. Procurei na internet informações sobre o sensor de rotação da Duster 2.0 automatica. Vasculhei tudo e não achei nenhuma informação a cerca deste, tipo part number modelo etc… So para Duster 1.6. Vc saberia me dizer se esta motorização substitui este sensor por outro tipo de medida?
    Att
    Hugo

    1. Oi, Hugo, como vai? Muito obrigado pela mensagem! É bom saber que o nosso conteúdo foi útil para você. Sobre o sensor de rotação da Duster, indicamos que você questione a própria Renault sobre isso, pois passará mais convicção no caso. =)

  30. Boa tarde,
    Meu nome é Olinto.
    Tenho um corsa sedan 2003 automático. A marcha não sai da primeira e o câmbio foi revisado…Foi detectado que o sensor de rotação esta com defeito..
    Isso pode ser o problema que leva o câmbio a não mudar de marcha uma vez que o sistema não esta lendo a rotação correta ???

    1. Olá, Olinto, tudo bem? Existe esta possibilidade para o problema no seu câmbio. O melhor a fazer é levar o carro em uma oficina de sua confiança para analisar a causa do problema.

  31. Olá, tenho um cobalt 2015. quando estou rodando com ele após algumas horas percebo que a rotação do motor fica alta, entorno 1.000rpm. O que pode ser?

    1. Nivaldo, como vai? Isso pode ser um problema mecânico em algum peça do motor do automóvel. Recomendamos que leve o veículo em um mecânico, de preferência no momento em que isso estiver acontecendo.

  32. Bom dia, meu 206 1.0 16v 2001, anda perfeitamente até o ponto que esquenta, após esquentar ele não acelera acima de 2 mil giros, pode ser o sensor de rotação?

  33. Oi Paulo, tudo bem? O problema que você descreveu com seu Peugeot 206 1.0 16v 2001 é um sinal comum de algumas possíveis falhas mecânicas ou elétricas. O problema pode estar no sensor de rotação como você comentou, mas também em outros sistemas como o de injeção de combustível ou arrefecimento. Nossa recomendação é que você procure uma oficina especializada para um diagnóstico mais seguro.

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