Home » Carro » Notícias

Multa por parar na vaga de deficiente ou idoso subiu! Você sabia?

 

multa por parar na vaga de deficienteMais uma resolução de trânsito sofreu alteração no início do ano e pouca gente soube. Desde janeiro de 2016, a multa por estacionar o carro indevidamente na vaga de deficientes físicos ou idosos está 140% mais cara. Além disso, ela não é mais considerada uma infração leve, de 3 pontos. O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) alterou a punição e agora ela é considerada grave, com 5 pontos . O valor da multa passa de R$53,20 para R$127,69 e vai ficar mais cara em novembro, com o reajuste nos valores.

Já válida para todo o país, essa medida de vagas especiais está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, uma lei federal aprovada em 2015.

Multa vai valer até nos supermercados e shoppings

E, para quem pensa que a lei não vale em shoppings e supermercados, está bem enganado. Agora, até quem estacionar ilegalmente nesses estabelecimentos poderá sofrer a sanção. No entanto, nesses casos, é necessário a administração entrar em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e solicitar um fiscal.

Portanto, se você tem o direito de ter o cartão de idoso ou deficiente físico, informe-se com a prefeitura da sua cidade para obtê-lo. Segundo a CET, só em 2015, mais de 6 mil motoristas foram autuados por estacionarem inadequadamente nessas vagas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *