Mulheres: qual o melhor calçado para dirigir?

melhor calçado para dirigir

Dirigir de salto nem sempre é uma infração, depende do tipo utilizado. No Código Brasileiro de Trânsito consta que é proibido conduzir o veículo com calçados que não se fixem aos pés, ou seja, se o seu salto estiver preso ao calcanhar, não é um problema. No entanto, o salto pode causar dificuldades para realizar alguns movimentos, ele pode travar e dificultar um procedimento simples, como pisar na embreagem, freio ou acelerador. Por essas e outras, salto alto não é o calçado mais indicado para dirigir.

Agora, rasteirinhas, chinelos e sapatilhas que não tenham fundo no calcanhar são proibidos e configuram, sim, uma infração, considerada média, que contam 4 pontos na carteira e uma multa de R$85,13. Vale lembrar que as multas irão ter o valor alterado a partir de novembro.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, então, qual o melhor calçado para dirigir? Quais atitudes podem ajudar e quais irão atrapalhar?

Evite o salto, leve sempre um sapato mais confortável…

Você provavelmente já deve ter visto esses novos sapatinhos que estão sendo usados por aí, estilo alpargata. Para direção eles são ótimos. Macios, confortáveis e não prejudicam a execução de qualquer movimento que deseje realizar. Não são caros e podem ser uma excelente opção para deixar no carro. Quer ir trabalhar de salto? Tudo bem. Mas, enquanto estiver no volante, por que não usar a alpargata? É muito mais seguro.

Não gosta de deixar sapato no carro? Que tal ir de sapatilha?

Uma alternativa mais viável para quem não deseja ficar deixando sapatos no carro é ir com sapatilha. São baixinhas, firmes nos pés, não prejudicam a segurança e existem diversos modelos que podem ajudar na combinação das roupas. Solução para todos os problemas.

Evite saltos muito finos e compridos, além de sapatos com plataforma

No Japão, por exemplo, os sapatos de plataforma foram proibidos por conta dos seguidos acidentes que tiveram no início dos anos 2000. Saltos muito longos e finos podem causar os problemas apresentados nos primeiros parágrafos, como travar o pé e impedir movimento. Esses são os maiores vilões das mulheres.

Qual tipo de salto é mais indicado?

Mas, se você não quer abrir mão do seu salto, escolha modelos que tenham entre 3 ou 4 centímetros, pois são tamanhos que dificilmente lhe causarão algum tipo de problema. Os pés ficam bem mais próximos ao assoalho do que um salto 15, por exemplo. Detalhes que fazem a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *