1. Home
  2. »
  3. Carro

Motor do carro desligando enquanto dirige, o que pode ser?

Quer saber porque o motor morre em movimento? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre como resolver quando o veículo desliga em movimento.

Embora haja diversos benefícios em ter seu próprio automóvel, como maior facilidade de locomoção e mais conforto ao rodar pela cidade, ele necessita de diversos cuidados ao longo do tempo. Seja com a manutenção corretiva, para arrumar peças danificadas ou até mesmo com revisão do carro, para evitar problemas na mecânica.

Continue lendo e entenda como fazer a manutenção do motor do carro quando ele começa a desligar em movimento.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Para que serve o motor do carro?

Os automóveis são construídos a partir da montagem de diversos sistemas. Ao longo de toda a carroceria, é possível encontrar separadamente diversas peças de grande importância para o funcionamento do veículo. O motor do carro, por exemplo, é uma delas. Ele é responsável por gerar força e potência para o automóvel se mover. Porém, como qualquer componente, ele também pode apresentar defeitos ao longo do tempo.

O que acontece se eu desligar o motor do carro em movimento?

Antes  de tudo, vamos entender o que acontece quando o motor desliga. Primeiro é importante reforçar que o carro desligar pode ser mais perigoso do que se imagina. Quando o motor para, os seguintes componentes são impactados:

  • Freio – o pedal do freio fica muito mais duro e o esforço para freiar o veículo aumenta.
  • Direção elétrica/hidráulica – a direção assistida deixa de funcionar, fazendo a ação de esterçar o carro fica bem mais dificil.
  • Volante – dependendo do modelo do veículo, pode ocorrer a trava da direção, o que irá impedir que você vire o volante.
Como ficou claro, existem muitos riscos, então é importante você ficar atento a esse problema.

O que pode ser quando o motor morre em movimento?

Confira abaixo os principais problemas que fazem o veículo desligar em movimento.

Alternador com defeito

O motor desligando enquanto dirige pode ser consequência de diferentes motivos. Um deles é o problema no alternador do veículo. Ainda mais pelo fato dessa peça possuir um papel muito importante para o funcionamento do motor. Ela é responsável por transformar a energia mecânica em elétrica, carregando a bateria que alimenta todos os componentes consumidores de energia. Ou seja, o motor, a partir do momento que está em funcionamento.

Dessa forma, quando há algo de errado com esta parte da mecânica, o resultado pode ser uma bateria descarregada. Com isso, podem acontecer falhas no motor mesmo em movimento.

Bomba de combustível 

Como o seu nome mesmo já diz, a bomba de combustível serve para bombear o líquido até o motor. Possui extrema importância e é preciso que esteja em perfeitas condições para o veículo funcionar normalmente.

Quando esta peça está com defeitos, acaba em uma baixa pressão de combustível com dificuldades na partida e dirigibilidade, hesitação nos giros, até que, por fim, acabe parando totalmente.

Ignição com problema

A ignição eletrônica serve para dar partida no veículo. Isso ocorre quando o motorista gira a chave ou aperta o botão de “start”. Assim, a bobina de ignição transforma a tensão da bateria em alta tensão necessária à formação da centelha. Após isso, é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas faíscas que realizam a combustão, gerando o funcionamento do motor.

Contudo, o problema dessa parte do automóvel pode ser gerado principalmente na bobina de ignição. Nesse caso, o interruptor da peça estará desgastado, causando falta de energia. Essa ausência vai resultar no motor desligando enquanto dirige.

O que fazer com o motor desligando em movimento?

Por fim, também é muito importante explicar o que é o melhor a ser feito com o carro desligando em movimento. Afinal, isso representa um sério risco de sofrer um acidente nas ruas, podendo causar ferimentos ao motorista, passageiros, pedestres etc.

Em primeiro lugar, ao notar que o veículo desligou, o motorista deve acionar o pisca alerta para que os veículos que estão atrás prestem atenção. Em segundo lugar, deve-se tentar conduzir o automóvel até um acostamento ou local seguro. Após isso, você poderá chamar um guincho pelo seu seguro auto para levar o carro até um mecânico.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

3.2 / 15 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile