Molas de carro: saiba para que servem

Para um automóvel rodar normalmente, é preciso que todas as peças da mecânica trabalhem juntas, pois se alguma delas apresentar defeito, o funcionamento pode ser comprometido. Por esse motivo, é importante aprender sobre determinadas partes do automóvel, como a suspensão, onde um de seus principais componentes são as molas de carro.

molas de carro

A maioria dos motoristas já sabem a função da suspensão: absorver as vibrações e choques que são causadas pelas irregularidades no piso, seja do asfalto, estradas de terra ou outros. Mas, isso só é possível por conta das molas de carro, que são as principais responsáveis por sustentá-lo, deixando a condução mais macia e confortável.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para que servem e como funcionam as molas?

molas de carro - Como as molas de carro funcionam?

Elas controlam a altura do automóvel e influenciam diretamente na estabilidade da condução, de acordo com a elevação da superfície. Quando passamos por cima de uma lombada, as molas são encolhidas, e quando passamos por um buraco são esticadas, dessa forma, absorvem a energia recebida que é controlada pelos amortecedores.

As molas não funcionam apenas com o carro em movimento, já que é conectada diretamente ao chassi e a carroceria, independentemente do carro estar ligado ou não, elas sustentam o peso de ocupantes, cargas etc. Dessa maneira, fica claro qual a importância dessa peça para o funcionamento da mecânica e segurança ao dirigir.

Falando em segurança enquanto dirige, é muito importante contratar um seguro auto para sempre estar protegido. Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto são feitas cotações em mais de 10 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Mas, e as molas de carro? Confira alguns detalhes importantes que você precisa saber sobre essa peça.

Quais são os tipos de molas de carro?

molas de carro - Quais são os tipos de molas

Com a evolução do mercado automotivo, novas opções de peças aparecem para as montadoras incluírem na montagem dos veículos e com as molas não é diferente. Atualmente, existem dois modelos de molas de carro: as mecânicas e as pneumáticas.

As molas mecânicas podem ser fabricadas de três maneiras: flexão, torção e helicoidais. Cada mola funciona de uma forma diferente e possui características distintas, e essas definem qual será utilizada em determinada categoria de veículos.

Já as pneumáticas são direcionadas para o uso automobilístico industrial, então, exceto os veículos pesados, agrícolas e industriais, apenas os automóveis topo de linha utilizam. Também são mais difíceis de serem encontradas em oficinas que não sejam especializadas em alguma categoria.

Vamos falar detalhadamente apenas das molas mecânicas, pois as pneumáticas são mais raras e utilizadas em uma parcela menor da frota de veículos no Brasil.

Tipos de molas mais comuns

Mola de torção

molas de carro - Mola de torção

A mola de torção, também conhecida como barra de torção, é geralmente utilizada em veículos comuns de passeios. O material de sua composição é o aço, tem um formato circular e é engatada na estrutura do veículo em uma ponta, e na outra fica o braço de suspensão do automóvel.

É capaz de levantar e abaixar o veículo em vários centímetros quando uma seção se torce contra a outra. Esse movimento é causado por conta das cargas provenientes das forças que agem nas rodas durante o trajeto em pista. Possuem grande resistência e tempo de vida útil, mas um lado negativo é o peso, que supera os demais tipos de molas.

Mola de flexão

molas de carro - Molas de flexão

Geralmente usadas em veículos grandes e pesados e em algumas picapes. As molas em feixe de lâminas são importantes nos automóveis, mas são menos confortáveis e mais rígidas. Só que é importante mencionar que são mais resistentes do que as outras.

São bastante conhecidas no mundo automobilístico e foram usadas inicialmente nas carruagens. São fabricadas com aço e representadas pelo feixe de molas semielípticas, lâminas e parabólicas. A fixação é feita ao chassi pelas suas extremidades com buchas de borracha e elo. Ambas conectam a mola por meio dos olhais dispostos nas extremidades dela.

Entretanto, apenas a bucha é um ponto fixo, o elo promove uma articulação da mola, que de acordo com a altura em relação ao solo do veículo, altera as características dela.

Mola helicoidais

molas de carro- Mola de torção

Essa mola é uma das principais usadas nos veículos atuais. É leve e simples e ao contrário da mola de torção, não precisa de um espaço grande para ser usada, por isso, se adapta às diversas suspensões.

A fixação da mola é feita por um pequeno coxim ou bucha. A finalidade destes itens é impedir que haja contato direto da mola com o chassi, o que causaria rangidos na carroceria e também desgaste precoce da peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *