Minuto 10 anos: tecnologia que traz conveniência e praticidade

Neste ano de 2021, a Minuto Seguros celebra a importante marca de 10 anos de história! Após uma década completa auxiliando as pessoas a protegerem o que é importante, preparamos uma série de conteúdos especiais para contar um pouco da nossa trajetória até aqui.

minuto 10 anos - tecnologia

Nós vamos falar de um dos pilares mais fundamentais na construção da nossa história: a tecnologia.

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Pioneirismo em Seguros Online

O cenário de 10 anos atrás, no mundo dos seguros, era bem diferente de hoje no que diz respeito à presença digital das empresas aqui no Brasil. Foi quando Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, ao lado de Manes Erlichman, sócio-diretor da corretora, decidiu entrar no segmento de seguros online após muitas pesquisas, incluindo um atento olhar ao que acontecia fora do país.

Podemos dizer que a Minuto foi a corretora de seguros pioneira no segmento online no país. Naquele momento, Marcelo Blay percebeu que o universo digital poderia difundir o produto seguro para pessoas que, muitas vezes, não o conheciam e não tinham a dimensão de sua importância como instrumento de proteção da vida, da saúde e do patrimônio.

“Há muitas localidades onde não há ninguém que conheça seguros, como um corretor, e as pessoas ficam inseguras em comprar a proteção. Essas pessoas se sentem desconfortáveis em comprar em agências bancárias, com receio de que o banco exija algo em troca ou faça uma oferta que não atenda as necessidades do cliente. Neste momento, em suas buscas no mundo digital, encontram a Minuto”, conta o CEO da Minuto Seguros, que também é Coordenador da Comissão de Tecnologia do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo) desde 2015.

Tecnologia que facilita a vida das pessoas

Para ser pioneira em seguros online e chegar ao posto de maior corretora desse segmento no Brasil, é necessário, entre outros fatores, investir em tecnologias que tornem a vida do cliente mais fácil, tanto no processo de cotação do seguro como também na hora de finalizar a compra, renovar a apólice e receber atendimento sempre que necessário.

Integração com a plataforma das seguradoras

Um dos grandes diferenciais da Minuto Seguros é a integração tecnológica com a plataforma das melhores seguradoras do Brasil. Por meio de sistemas digitais, a Minuto gera cotações precisas e personalizadas para seus clientes. Além disso – e apoiado também por uma equipe especializada – a corretora presta atendimento e suporte durante toda a vigência da apólice, com agilidade e eficiência. O objetivo é tornar a experiência do cliente mais fluida, descomplicada, rápida e transparente.

Cotação em menos de 1 minuto

Com essa integração com a plataforma das seguradoras, conforme citamos acima, o cliente pode realizar a cotação do seguro do seu carro em menos de um minuto. Isso mesmo! A tecnologia desenvolvida pela corretora torna possível que o consumidor, após preencher todas as informações do formulário do site da Minuto, receba propostas de até 17 seguradoras em cerca de 60 segundos.

Com isso, o cliente tem o conforto e a praticidade de escolher entre várias propostas sem perder tempo, sabendo ainda que as suas opções vêm de algumas das maiores seguradoras do Brasil.

“Uma das maiores vantagens do cliente realizar a cotação em nossa plataforma é ter a garantia que oferecemos o melhor produto para a sua necessidade, adequado ao que ele precisa, sem abrir mão do custo-benefício e da praticidade”, confirma Fernando Mattar, diretor de tecnologia da Minuto Seguros.

Compra de Seguro Auto 100% online

Além de receber diversas cotações em menos de um minuto, a Minuto desenvolveu um sistema que permite ao cliente a opção de realizar a compra do seguro do seu veículo de forma 100% online. Para isso, basta realizar o preenchimento do formulário e, ao receber as propostas das seguradoras, escolher o pacote que mais lhe agradou, decidir as condições de pagamento no cartão de crédito ou débito selecionado e finalizar a compra pelo próprio site.

A ideia por trás de toda operação da Minuto é facilitar a compra totalmente online caso o  cliente que prefira este modelo de contratação. No entanto, caso o consumidor tenha dúvidas ou prefira falar com alguém antes de fechar o seguro, a Minuto dispõe de consultores especializados para auxiliar no que for necessário. Na Minuto o cliente tem com quem falar.

Renovação do seguro por meios digitais

Além de possibilitar que o cliente realize a compra do seu primeiro seguro com a corretora de forma 100% online, a Minuto Seguros também permite que aqueles que já contam com os serviços da empresa possam renovar o seguro do seu veículo por meios digitais, cuja proposta é enviada diretamente para o segurado em determinado período antes do vencimento da apólice para que ele possa, se desejar, renovar de forma digital.

Vale destacar que, assim como no processo da primeira compra, o cliente pode renovar o seu seguro com a ajuda de consultores especializados, que estão à disposição para tirar todas as eventuais dúvidas que surgirem no processo.

Atendimento multicanal

Entre os investimentos em tecnologia para simplificar e agilizar a vida dos clientes, as diferentes ferramentas de atendimento também estão presentes para que ele seja feito de forma multicanal (ou omnichannel). Assim, o consumidor pode ser atendido com facilidade e rapidez por meio de vários canais, como telefone, e-mail, chat e WhatsApp.

Com a constante inovação em diferentes áreas, o CEO da Minuto é direto ao dizer que o investimento em tecnologia tem como principal objetivo melhorar a experiência do cliente.

“Investimos bastante na construção de uma plataforma tecnológica. Nosso modelo de negócio conseguiu chegar nas pessoas que até então não tinham nenhum seguro. Além disso, buscamos inovar e evoluir cada vez mais, para atender as demandas e anseios daqueles que já são nossos clientes e também dos que ainda não são, mas querem proteger o seu patrimônio”, explica Blay.

Inovação reconhecida no mercado

Inovadora desde a sua criação, a Minuto é amplamente reconhecida no mercado como uma empresa que está sempre em busca de novas soluções, muitas delas relacionadas diretamente à tecnologia.

Por isso, em 2017, por exemplo, a maior corretora online do país foi considerada uma das 5 empresas mais disruptivas do Brasil, ao lado de companhias como Netflix e 99 Táxi, em um estudo produzido pela revista Consumidor Moderno. Já em 2018, a Minuto Seguros ficou entre as 100 Insurtechs mais inovadoras do mundo na lista elaborada pelo Fintech Global, instituto inglês especializado em pesquisas sobre empresas do mundo das finanças e dos seguros que utilizam fortemente a tecnologia.

O reconhecimento da empresa no mercado já chamava a atenção, inclusive, do próprio diretor de tecnologia da Minuto, que chegou à corretora em 2019.

“A Minuto já era referência em termos de tecnologia para o mercado de seguros. E entendi a razão disso desde a minha primeira conversa com o Marcelo Blay, na qual ele deixou claro a importância da tecnologia para a escalada do negócio”, afirma Fernando Mattar.

O grande reconhecimento da Minuto também vem na figura do CEO e fundador, Marcelo Blay, que em 2019 foi o primeiro palestrante brasileiro da história no Insuretech Connect, a mais importante conferência mundial sobre o uso da tecnologia na indústria de seguros, evento realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“Foi uma experiência enriquecedora compor um painel de debates em que comparamos o mercado brasileiro, por meio da experiência com a Minuto Seguros, com os de outros países como Estados Unidos e Índia, além de ter sido uma grande honra ser o primeiro brasileiro a participar como palestrante do evento”, relembra Blay.

Tecnologia e calor humano lado a lado

Um dos grandes diferenciais que levaram a Minuto ao posto de maior corretora online do Brasil foi conseguir aliar todo o investimento em inovações tecnológicas, como citados anteriormente, com o atendimento humano, como enxerga Marcelo Blay.

“O diferencial para termos prosperado neste mercado foi termos entendido que, ao lado de todas as ferramentas e capacitações tecnológicas, ainda se precisa do atendimento humano. O cliente no Brasil não é acostumado a comprar seguros, e um toque humanizado é o segredo”, finaliza o CEO.

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