Pneu furou: veja o que fazer quando o pneu fura

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Quer saber o que fazer se seu pneu furou? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber para não ter problemas nesse momento.

Muitas são as situações que você pode passar ao dirigir: a gasolina pode acabar, o motor parar, a chave ser trancada dentro do veículo, o farol não acender mais e até mesmo aquele desagradável momento em que você percebe que o pneu tem problemas… E aí, bate aquele desespero: meu pneu furou, o que fazer?

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Não se preocupe! Neste texto, selecionamos tudo o que você precisa saber para lidar com situações em que você se depara com casos de pneu de carro furado. Acompanhe!

Meu pneu furou, o que fazer agora?

O primeiro passo é ter calma. Não vai adiantar nada ficar nervoso nessas horas. Sabemos que você provavelmente está precisando chegar em algum lugar e que pneu de carro furado é uma situação bem chata.

Veja abaixo os cinco passos que você deve fazer quando o pneu furou:

  1. Encontre um local seguro: quando perceber que o pneu furou, mantenha a calma e reduza a velocidade gradualmente. Procure um lugar seguro para estacionar o veículo. De preferência a um acostamento largo, um estacionamento ou uma área afastada do tráfego intenso. Certifique-se de sinalizar sua parada de forma visível ligando o pisca-alerta e usando um triângulo de segurança para alertar aos demais motoristas.
  2. Garanta que o carro não sairá do lugar: com o carro parado e desligado, puxe o freio de mão e engate uma marcha;
  3. Ferramentas: verifique se você tem as ferramentas necessárias para trocar o pneu. Geralmente, você precisará de um macaco, uma chave de roda e um estepe (pneu sobressalente). Certifique-se de que essas ferramentas estejam no veículo antes de uma situação de emergência.
  4. Troque o pneu furado: normalmente, o procedimento envolve o uso do macaco para levantar o veículo, soltar as porcas da roda com a chave de roda, remover o pneu furado, instalar o estepe e apertar as porcas da roda novamente. Em caso de dúvidas, siga as instruções do nosso guia de como trocar o pneu.
  5. Verifique a calibragem do estepe: Após trocar o pneu, verifique a calibragem do pneu reserva. Certifique-se de que o estepe esteja adequadamente inflado para garantir uma condução segura até uma loja de pneus para consertar ou substituir o pneu furado.
  6. Procure um profissional: embora você possa ter trocado o pneu furado por um estepe temporário, é importante procurar uma borracheiro o mais rápido possível. Dirija com cuidado até uma loja de pneus ou um serviço de autoatendimento para reparar o pneu furado ou substituí-lo por um novo.

Lembre-se de que sua segurança é a prioridade. Por isso siga todas as boas práticas de segurança e, caso você não se sentir confortável ou seguro para trocar o pneu por conta própria, é recomendável solicitar ajuda profissional ou acionar um serviço de assistência.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre pneu furado.

Existe pneu que não fura? 

Não. Todo mundo, em algum momento em que estiver dirigindo, pode passar pelo famoso desespero e pensar “meu pneu furou, o que fazer?”.

No entanto, o que existe é um projeto que está sendo desenvolvido pela General Motors e a Michelin com o objetivo de disponibilizar um pneu que não seja furado, chamado Uptis. A previsão é que o produto possa ser lançado em 2024. Ele vai funcionar com uma camada a mais de borracha no seu interior, que forma aletas. 

Estas, por sua vez, funcionam como molas e são capazes de flexibilizar e se adaptar de acordo com a pressão do carro e da rua aplicadas na parte externa do pneu. Ou seja, ele ganhará mais resistência e, por não ser preenchido de ar, não será furado.

Como saber se reparo ou troco o pneu?

Agora, se você tem um carro com pneu furado e não sabe se repara ou troca, saiba que é preciso avaliar cada caso. O tamanho do furo e o tipo do pneu são fatores que precisam ser considerados. Veja as opções:

  • pneus com índice de velocidade T: podem ser reparados rasgos de até seis milímetros na banda de rodagem e até três milímetros nos flancos. No entanto, se o prejuízo for maior que isso, então será preciso trocar o pneu;
  • pneus com índice W: o reparo pode ser feito em perfuração que não passe de três milímetros. Ou seja, se os flancos forem atingidos, não será possível;
  • pneus com índice Y:  não é recomendado nenhum tipo de conserto.

Lembrando que se a banda de rodagem ou os flancos estiverem cortados, será preciso fazer sua substituição. 

Como encontro um furo no pneu?

Para encontrar o furo no pneu você deve primeiro procurar se há algum detrito no pneu. Analise o que pode ter causado o furo, como pregos, parafusos ou qualquer item pontiagudo que esteja se projetando para fora.

Caso não tenha nada visível, faça o seguinte:

  • Encha uma garrafa pet com água e sabão (ou o líquido próprio para detectar vazamento e que seja aprovado pelo fabricante);
  • Encha o pneu e, depois, pulverize-o com a mesma solução.
  • Quando o líquido escorrer pela banda de rodagem, você deve perceber uma erupção de bolhas onde o objeto foi furado.

Encontrado o rasgo, recomenda-se que o veículo seja encaminhado para um profissional, que deverá saber se precisa trocar ou só reparar o pneu.

O que é o spray reparador?

O spray reparador é um líquido que enche o pneu com aproximadamente 16 libras, mas o ele não serve para furos maiores que 5 milímetros e nem para rasgos na lateral do pneu.

Vale lembrar que ele funciona apenas em casos de o pneu ser sem câmara de ar é possível utilizar o spray reparador para fazer um reparo temporário com ele. 

Seguro Auto cobre pneu furado? 

 O Seguro Auto é capaz de cobrir diversas situações conforme a cobertura escolhida e também oferece a assistência técnica 24h, que pode incluir várias soluções, como: chaveiro, socorro mecânico, guincho, a troca de pneus, entre outras. 

Então o seguro pode auxiliar com pneu de carro furado se a assistência 24 horas estiver incluída no plano contratado. 

Por exemplo, nos planos comercializados pela Minuto Seguros o suporte da assistência 24h fica disponível em tempo integral para momentos inoportunos, como pane seca, se o carro parar no meio da estrada e se o combustível acabar e você precisar de um guincho. 

Isso vale também para situações emergenciais, como danos elétricos, sinistros e problemas de furos no pneu. Então, você não precisa mais passar por isso sozinho. “Meu pneu furou, o que fazer?” pode não ser mais uma preocupação, basta contar com a assistência da Minuto.

Agora que já sabe como lidar com situações como essas e descobriu que a Minuto pode ajudar você, faça uma cotação online grátis e encontre o plano certo para o seu perfil!

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