Limpeza no bico injetor: quando fazer, impacto no carro e preço

bico injetor Limpeza no bico injetor: quando fazer, impacto no carro e preço

Quer tirar suas dúvidas sobre limpeza de bico injetor? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender quando é necessário fazer essa limpeza, como ela é feita e os problemas que não fazer essa manutenção pode casuar.

Mecânica de carro, em geral, não é um assunto muito frequente entre as pessoas. Sempre há algo que pode gerar confusão, além, é claro, de diversas opiniões sobre o assunto. E um dos temas mais polêmicos sobre o carro é a questão da limpeza no bico injetor, afinal, fazer ou não fazer? Eis a questão.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Em geral, esse tema acaba sendo polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis, porque as válvulas injetoras de combustível, nome técnico correto para o bico injetor, são autolimpantes, ou seja, em tese não seria necessária uma limpeza por outros meios.

Entenda um pouco mais sobre esse tema e como ele impacta o desempenho do seu veículo.

Devido a impossibilidade de controlar a qualidade do combustível – que em muitos casos pode ser adulterado ou conter misturas químicas perigosas – faz com que o proprietário esteja sujeito a abastecer o carro com produtos inadequados e prejudicar completamente a saúde do motor.

E é aí que começa o grande dilema sobre a limpeza no bico injetor. Em tese, o próprio combustível deve fazer a limpeza da parte interna da peça, por isso, não haveria necessidade de limpá-la.

Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.

Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.

Então, antes de começar a levar em consideração ou não a limpeza do bico injetor, é muito importante ter a certeza do abastecimento de combustível com qualidade.

Esse é o principal motivo para que a limpeza do bico injetor se faça menos necessária, pois, em tese, é um processo que não precisa ser realizado.

E quem pensa que esse cuidado deve ser tomado apenas com carros importados ou com mais detalhes sistêmicos, engana-se.

Os carros da Volks, como o Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro, que são equipados com o MSI, são bem complexos. Caso o bico injetor entupa, e o motor detecte que a explosão está fora dos parâmetros, a injeção corta aquele bico injetor, causando o primeiro problema.

Se existe o corte o bico injetor em uma estrada, na qual o condutor está em alta velocidade e ele insistir em continuar se movimentando, poderão ocorrer problemas no motor, chegando ao derretimento do pistão por falta de combustível. Então, atenção ao máximo quando o assunto for entupimento e limpeza no bico injetor.

Como indentificar a necessidade da limpeza do bico injetor

Antes de optar ou não pela limpeza no bico injetor, faça um diagnóstico detalhado com um especialista que indicará a melhor solução.

Para saber se o componente está em condições ou não de ser reinstalado no veículo ou apenas limpo, existe uma quantidade específica de testes que vão anteceder a limpeza em si. Eles devem, obrigatoriamente, ser executados para garantir a segurança do carro.

Nesse primeiro passo, a análise do bico injetor deverá ser feita com um scanner próprio. Isso trará a percepção correta se há falhas em outros sensores ou atuadores.

Além da utilização de combustível ruim, outros problemas, como o consumo elevado de óleo, também causam depósito de sujeira na ponta da válvula injetora ocasionando a necessidade da limpeza no bico injetor. Essa análise prévia revelará o que de fato está acontecendo.

O que acontece quando os bicos injetores estão sujos

A falta de cuidados com os bicos injetores pode levar o carro a apresentar os seguintes problemas:

  • Perda de desempenho do motor;
  • Falhas no momento da ignição do veículo;
  • Aumento do consumo do combustivel;
  • Em casos mais graves, quando ocorre a restrição complexa do fluxo de combustível, leva a parada do carro.

Como é feita a limpeza no bico injetor

Como é uma peça extremamente delicada e a limpeza ainda gera dúvidas, o procedimento deve ter muita cautela, além de ser necessário o uso de produtos específicos para não causar danos maiores à peça.

Há produtos no mercado automotivo que servem tanto para a limpeza no bico injetor quanto nos testes de vazão. Nestes casos, os especialistas que forem realizar a limpeza saberão exatamente a questão da utilização e a diluição.

Em geral, na cuba de ultrassom, o produto que faz a limpeza pode ser diluído na proporção de um para 10, mas pode ser usado puro também, sem problemas. Já no momento de fazer o aferimento, será necessário diluir na proporção de uma parte de produto para 10 de água.

Isso acontece, principalmente, para que não haja efeito de espuma e tenha a leitura correta do aferimento.

Qual o preço da limpeza de bico inejtor?

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Aqui reforçamos que sempre vale a pesquisa de preços, mas você deve sempre fazer o serviço em um oficina de confiança.

A limpeza, às vezes, não é suficiente

Se a válvula estiver defeituosa, o especialista deve informar esse problema. Isso acontece, principalmente, por causa do acúmulo de sujeira que faz o componente trabalhar de maneira forçada e assim, danificá-lo. Nesses casos, a limpeza no bico injetor é contraindicada, pois só uma troca irá reparar o dano.

Os especialistas indicam que uma válvula injetora que trava aberta ou fechada não pode mais ser aproveitada porque já está com problema interno, e a peça não pode passar por uma limpeza, pois não será efetivo.

Se a válvula travar aberta, outras partes poderão ser afetadas, causando um calço hidráulico, ou, se ela trava fechada, pode causar até o derretimento do pistão.

Outro ponto que vale reforçar é que válvulas injetoras não possuem reparo. Se uma válvula for reprovada nos testes aplicados pelos especialistas em limpeza no bico injetor, a substituição do componente é o procedimento mais indicado, além de ser o mais seguro para o carro.

Isso acontece por alguns motivos, entre eles, o fato de que mesmo que haja a limpeza no bico injetor na máquina e, em seguida, ele volte a funcionar, o ideal é não reutilizá-las. Os danos internos não têm reparo e isso é perigoso para o motor.

E então? Entendeu como funciona e como realizar a limpeza no bico injetor? Se houver alguma dúvida compartilhe conosco! Estamos prontos para ajudar na proteção do seu veículo!

3 comentários sobre “Limpeza no bico injetor: quando fazer, impacto no carro e preço

    1. Olá, Leonardo, como vai? Existem muitas causas para que o carro apresente problemas para ligar. Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e leve o veículo para um mecânico analisá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *