Itens de segurança do veículo: saiba quais são obrigatórios no trânsito

itens de segurança

Quer saber quais itens de segurança do veículo precisam de uma revisão atenta? Veja nesta matéria!

É fato que a segurança deve vir em primeiro lugar. No Brasil, acidentes de trânsito podem chegar a matar mais que crimes violentos, o que nos leva a reconhecer a importância dos itens de segurança nos veículos. Você sabia que há equipamentos obrigatórios para que o carro seja homologado e liberado para rodar?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Confira agora mesmo quais são eles e os adicionais para garantir a sua proteção ao dirigir e também de todos ao seu redor. Boa leitura!

Quais são os itens de segurança do veículo obrigatórios e para que servem?

Veículos fabricados no Brasil ou importados devem conter 10 equipamentos de segurança obrigatórios. 

A falta de um ou mais itens da lista pode gerar multas, perda de pontos na carteira de habilitação e, em alguns casos, apreensão do carro. Além disso, coloca em risco a vida do motorista e de todos os ocupantes.

Para estar em dia quanto a isso, confira a lista completa dos itens de segurança obrigatórios para o seu automóvel:

Cintos de segurança

Há tempos, o uso do cinto de segurança tornou-se obrigatório no país e, consequentemente,é um item de segurança do veículo que não pode faltar em modelo algum.

A aplicação deles também é bem explícita: conter o condutor e os passageiros em eventuais colisões, evitando que o choque do impacto os arremesse o que reduz significativamente o risco de machucados mais graves.

Freios

Freios também se enquadram entre os principais itens de segurança de um veículo porque são eles que contribuem para a redução da velocidade e também para parar, por completo, o carro.

Luzes e farol

Aqui, podemos falar de diversos elementos de iluminação, como:

  • faróis;
  • setas;
  • luz de ré;
  • lanterna de freio.

Estar com eles em dia e em plenas condições de uso faz com que seja possível sinalizar aos outros o que está acontecendo com o seu próprio carro, além de servir como instrumento de visualização em condições ruins    como em dias de neblina ou chuvosos.

Pneus

A atenção, aqui, como item de segurança do veículo, está mais na vida útil do pneu. Porque é isso que ajuda a manter esse acessório em boas condições e, especialmente, com mínimo risco de causar algum acidente.

Leia também: descubra como obter o certificado de segurança veicular

Por isso, sempre atente-se às indicações do fabricante para verificar a necessidade de reparos ou substituição do pneu.

Limpador de para-brisa

O limpador e lavador de para-brisas são itens indispensáveis que favorecem a sua visibilidade em dias de chuva. Sempre mantenha o acessório com a manutenção em dia para garantir que sua visibilidade não seja prejudicada justamente quando você mais precisar dela.

Espelhos

Atente-se a esse fator, uma vez que existem diversos espelhos no veículo, como:

  • espelho retrovisor interno;
  • espelhos retrovisores ao lado das portas dianteiras.

Todos eles são obrigatórios em veículos. Então, sempre mantenha-os ajustados e nunca transite com algum deles quebrado.

Buzina

A buzina é também um versátil item de segurança do veículo, já que você pode usá-la para alertar, notificar ou mesmo comunicar-se brevemente com outros condutores, passageiros e pedestres.

Airbag

Airbags são obrigatórios, em veículos de fábrica, desde o ano de 2014. E, se ainda não os conhece, trata-se de bolsas de ar programadas para inflar em casos de colisão, o que também ajuda a minimizar o impacto causado nos ocupantes.

Isofix

Isofix é um padrão internacional que aponta as condições ideais de fixação das cadeirinhas infantis com segurança.

Barras de proteção laterais

Barras de proteção laterais são instaladas na parte interna da carroceria, na região das portas e na altura do torso dos ocupantes do veículo. A ideia, com isso, é ter um elemento a mais de proteção em casos de colisões em T    quando a frente de um veículo se choca com a lateral do outro.

Saiba mais: confira nossas dicas para dirigir com segurança

Sistemas EBD e BAS

São sistemas eletrônicos que têm as respectivas funções:

  • o EBD auxilia na distribuição da força de frenagem entre os eixos;
  • o BAS também assiste na frenagem, mas em casos de emergência, potencializando o esforço usado no pedal de freio    algo que tende a acrescer décimos de segundo ao tempo de resposta da frenagem.

Controle eletrônico de estabilidade

Também eletrônico, esse tipo de sistema conta com uma programação nativa que ajuda a considerar a melhor estabilidade e, assim, mantê-la mesmo em condições pouco apropriadas.

Itens de segurança opcionais

Além desses itens de segurança obrigatórios, há outros que são opcionais, porém tão importantes quanto, como:

Extintor de incêndio

Além dos acessórios acima, existem outros itens de segurança do veículo, mas que não são obrigatórios. É o caso do extintor de incêndi  e, caso opte pelo uso dele, atente-se ao prazo de validade do produto.

Encostos de cabeça

Encostos de cabeça, por sua vez, contribuem para garantir a proteção da cabeça em colisões, evitando que ela seja projetada para trás com muita força no caso de uma colisão frontal, por exemplo.

E quais são as ferramentas de segurança obrigatórias?

Viajar de carro é uma aventura emocionante, mas também pode ser imprevisível. Quando ocorre um problema com o seu veículo, é essencial ter as ferramentas de segurança adequadas para garantir a sua segurança e a de outros motoristas na estrada. 

Neste contexto, o estepe, o triângulo, a chave de roda e o macaco automotivo são elementos obrigatórios que todos os motoristas devem ter em seu carro.

Estepe

Existem, por fim, as ferramentas de segurança obrigatórias do veículo. O estepe   ou pneu reserva  é um deles, devendo estar sempre em excelente estado diante de uma necessidade.

Triângulo

O triângulo é um instrumento de sinalização luminoso e refletor, usado para notificar outros condutores de que houve um problema com o seu veículo e, assim, garantindo tempo de resposta hábil da parte deles para evitar acidentes.

Chave de roda

Ocorreu a necessidade de usar o estepe? Conte com a chave de roda para trocar os pneus e seguir viagem sem grandes imprevistos.

Macaco automotivo

O macaco é outro elemento crucial para a troca de pneus. Com ele, você consegue erguer o veículo na altura ideal para substituir o pneu furado ou murcho pelo estepe em boas condições.

O seguro auto como item indispensável para sua proteção

Você ainda pode complementar a sua tranquilidade e conveniência ao dirigir com esses itens de segurança do veículo, sabia? Para isso, basta contar com um ótimo seguro automotivo para atender às suas necessidades de objetivos.

Que saber mais a respeito? Confira como encontrar o melhor seguro auto com a Minuto Seguros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *