1. Home
  2. »
  3. Carro

Está com IPVA atrasado? Saiba como colocar em dia

Todo começo de ano, quem é proprietário de veículo sabe que terá que pagar o IPVA. Entretanto, como são muitos os gastos não só com o automóvel, mas com diversos outros itens, nem sempre é possível arcar com todas as despesas. Dessa forma, pode ser com que você fique com o IPVA atrasado. Este não é um problema difícil de resolver, como mostraremos abaixo. Contudo, fique atento, pois pode lhe trazer problemas sérios.

Em alguns casos, o proprietário pode ter isenção do IPVA. Pode também ter a vantagem de possuir um veículo cujo valor do imposto seja barato. Mas, se você não estiver entre esses felizardos, precisará ter uma maior preocupação com relação a essa obrigatoriedade. Aliás, não é a única preocupação que terá com relação ao seu veículo. Afinal, é preciso também pensar na segurança. Nesse quesito, o seguro auto é a melhor opção. 

Contratando o seguro auto, recebe indenização em caso de perda total ou parcial do veículo. Além disso, fica protegido contra roubo ou furto e também recebe apoio da assistência 24 horas se houver necessidade, entre outros benefícios.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com  mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que acontece se eu não regularizar o IPVA atrasado?

Ficar com o IPVA atrasado pode trazer algumas consequências nada agradáveis para o proprietário do veículo. Afinal, trata-se de um imposto e o governo não vai deixar os não-pagadores em paz. Mas, não é logo no primeiro atraso que você terá problemas. Após o primeiro prazo de pagamento expirar, o contribuinte recebe uma carta que informa a data limite para que a dívida seja quitada. Contudo, se a situação não for regularizada até o novo dia estipulado, aí é que os problemas começam.

Nome ‘sujo’ 

Se o pagamento do IPVA atrasado não for feito até a nova data limite, as primeiras consequências podem ser o cadastro do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, instituições como SPC, SCPC ou Serasa. Isso fará com que pegar empréstimos ou comprar determinados bens se torne muito mais difícil. 

Já que falamos em incluir CPF em lugares nada agradáveis, saiba que ele também pode ir para a Dívida Ativa. Isso significa que o nome e o valor que você deve serão para a dívida da federação. Dessa forma, fica impossibilitado de prestar concursos públicos e tem dificuldade de realizar financiamentos

Aplicação de multas 

Além disso, quem não paga o IPVA leva uma multa que vai se acumulando dia após dia. Em São Paulo, por exemplo, onde o IPVA ficou mais barato em 2019, é cobrado 0,3% do valor do imposto por dia até 60 dias. Após esse período, ela estaciona nos 18%. Mas, é importante lembrar que junto a isso vão se acumulando juros, que deixarão a dívida maior. Também vale ressaltar que essa multa tem valores que variam de acordo com cada estado.

Foto: PRF Paraná   

Posso dirigir nessa condição?

Estar com o IPVA atrasado não impede o motorista de praticar o ato de dirigir um carro em si. Se a sua CNH estiver válida, você pode conduzir veículos normalmente. O que pode acontecer é o seu carro ser impedido de circular por um motivo que está diretamente relacionado ao imposto não pago.

Se o IPVA não estiver pago, o proprietário do automóvel não consegue obter o licenciamento anual do veículo (CRLV). Neste caso, se o veículo for parado por um agente de trânsito ou por policiais, a situação complica-se. Isso porque o carro não estará regularizado e, com isso, pode ser alvo de remoção, que é diferente de apreensão. Então, uma vez que foi removido, só é possível tê-lo de volta mediante a regularização de todos os débitos, incluindo as multas e taxas cobradas pelo Detran. 

Veja como pagar o IPVA atrasado 

Após saber quais são as possíveis consequências que você terá decorrentes do IPVA atrasado, chegou a hora de saber como regularizá-lo. Aliás, pode ficar tranquilo quanto a isso, pois o processo não é tão trabalhoso. Lembre-se de ter o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos. Confira o passo a passo abaixo: 

  • – Em primeiro lugar, acesse o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. Além de colocar o número do Renavam, você também precisará inserir a placa do seu automóvel; 

 

  • – Na sequência, emita a Guia para Regularização de Débitos (GRD). Ela conterá o valor total do IPVA atrasado a ser pago já com as multas e taxas inclusas e uma nova data para o pagamento; 

 

  • – Após a emissão da guia, opte pela forma de pagamento de sua preferência; 

 

  • – Realize o pagamento do imposto em atraso em um dos meios disponíveis. Isto é, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda, lotérica ou banco. 

 

Posso pagar parcelado? 

Sim, é possível, mas diante de algumas condições. Uma delas é que cada estado tem autonomia para escolher a sua forma de cobrança. Alguns deles, talvez, não aceitem parcelar. Por isso, quem desejar pagar o IPVA atrasado em prestações deverá ficar atento a uma série de fatores. Primeiramente, precisará ir até a Secretaria da Fazenda de seu estado com determinados documentos em mãos. São eles: CPF, RG e CRLV.

Além disso, ao identificar qual o valor total que você precisará pagar, será necessário analisar as condições exigidas para esse tipo de pagamento. Caso elas sejam aceitas, você receberá os boletos já com as prestações devidamente indicadas. Mas, fique atento para pagar todas as mensalidades em dia. Se houver novo atraso, como qualquer outra renegociação de dívida, o acordo pode ser invalidado. Portanto, veja se as parcelas cabem no seu bolso antes de escolher o parcelamento

Ficou com alguma dúvida quanto às informações relacionadas ao IPVA atrasado? Mande pra gente por meio dos comentários!

4.09 / 11 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile