Vale a pena fazer instalação de teto solar?

O teto solar automotivo não é um atrativo inédito no mercado, mas, mesmo assim tende atrair muitos motoristas. Alguns modelos lançados atualmente possuem versões que incluem um teto solar, o que, invariavelmente, irá aumentar o preço do carro em comparação a modelos sem esse adicional. E assim surge a dúvida entre os proprietários de veículos: vale a pena fazer a instalação de teto solar ao invés de comprar uma versão que já venha com ele incluído?

instalação de teto solar -

Atualmente, pagando mais caro, mesmo em veículos “populares”, é possível ter um teto solar incluso. Por esse motivo, os motoristas que possuam interesse, procuram informações sobre fazer a instalação de teto solar, a fim de tentar economizar e diminuir o custo para ter esse acessório.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, por outro lado, existe a insegurança pela instalação, pois como não é um procedimento realizado pela montadora, são geradas dúvidas quanto a qualidade do serviço, preço e funcionalidade do teto solar. Alguns motoristas optam por pagar mais caro pela versão de fábrica com o teto solar do que se arriscar e poder ter danos ao veículo.

Vale lembrar que para prevenir-se contra danos ao veículo é importante fazer a contratação de um seguro auto. Nós, da Minuto Seguros cotamos em mais de 10 seguradoras para oferecer o melhor plano de acordo com o seu perfil. Para cotar, basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre a instalação de teto solar, confira alguns pontos que devem ser levados em consideração para determinar se vale ou não a pena.

Como é realizada a instalação de teto solar?

instalação de teto solar - Como é realizado a instalação de teto solar?

Um ponto bem importante ao retratar esse tema é saber como é feito a instalação. Esse serviço é realizado sempre por profissionais, pessoas sem conhecimento e ferramentas ideais jamais deve tentar fazer isso, justamente por  envolver a estrutura do automóvel.

O processo, na teoria, é razoavelmente simples, sem barras estruturais do modelo pelo caminho, basta fazer os recortes necessários e a instalação da peça, de acordo com a preferência do proprietário. Os cortes no teto são feitos e tratados para que não enferrujem a longo prazo e, por fim, é instalada a vedação e o acessório. Caso haja a possibilidade, é recomendado acompanhar os passos para garantir a melhor qualidade no serviço.

Os tetos solares mais comuns são feitos com vidro, mas também existem com lonas, que são mais difíceis de encontrar-se por conta da indisponibilidade dos veículos.

É bom ter teto solar?

instalação de teto solar - É bom ter teto solar?

A função do teto solar é permitir a entrada de luz e ar para dentro do veículo, embora alguns motoristas considerem um detalhe mais atrativo no design do automóvel. Existem dois modelos de teto solar: os manuais e os eletrônicos.

No caso do manual, ele terá uma alça para que qualquer pessoa de dentro do veículo possa puxar ou empurrar ao abrir e fechar. Já os elétricos são manuseados totalmente por um botão que, geralmente, fica localizado perto do retrovisor central.

Custo para Instalação de teto solar

instalação de teto solar - Custo para Instalação de teto solar

Esse fator depende muito do veículo, modelo do teto solar, local que realizará a instalação etc. Porém, as opções mais pedidas entre os estabelecimentos podem variar de R$1.500 até R$6.000.

É importante lembrar que, a longo prazo, terão manutenções no acessório, aumentando o custo da peça.

Valorização ou desvalorização do carro 

instalação de teto solar - Valorização ou desvalorização do carro 

Todos sabemos que os veículos quando passam por alguma modificação, tendem a desvalorizar no mercado tradicional, seja um rebaixamento, alteração no motor, entre outras. Porém, a instalação de teto solar pode ter dois tipos de análises distintas, depende da forma de revenda do carro.

Para grandes locais de vendas, como: concessionárias e feiras de carros, o teto solar vai desvalorizar o preço do seu veículo. É um fato comum nesse meio de revendas, que acaba frustrando muitos motoristas que adoram modificar os carros.

Mas, para vendas particulares, geralmente, acabam aumentado o preço do automóvel. Pois, para o comprador, o teto solar acaba sendo uma vantagem que ele estava procurando.

Teto solar dá problema?

instalação de teto solar - Teto solar dá problema?

Somente avaliando os impactos positivos e negativos os motoristas saberão se é mais vantajoso ou não fazer a instalação de teto solar.

Tecnicamente, o teto solar passará mais luz e ar para dentro do carro. Mas, cada proprietário tem sua opinião sobre o acessório, já que por alguns é visto como luxo, por outros melhora o design do automóvel, para outros desvaloriza e por aí vai…

Entre os fatores contra o teto solar, podemos citar que alguns modelos diminuem o espaço interno do veículo, além de ser um peso a mais no carro, podendo variar de 12kg a 18kg, que evidentemente fará com que o carro perca sua aerodinâmica e aumente o consumo de combustível.

O teto solar precisa de manutenção ao longo do tempo. É recomendado, por exemplo, fazer vistoria nas borrachas de vedação a cada seis meses, para garantir que não haverá infiltração dentro do automóvel. Outro ponto da manutenção é checar os trilhos do acessório, o vento pode secar o lubrificante, causando mau funcionamento.

Uma dica muito importante que pode fazer você economizar: é indicado mexer no teto solar apenas em baixa velocidade. Se o veículo estiver a 100km/h, por exemplo, uma abertura pode causar danos por conta do impacto do vento.

Então, conseguiu decidir se vale ou não a pena? Avalie nosso texto e se ainda houver dúvidas comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *