Indenização do seguro auto: o que faz perder cobertura da seguradora?

1200x628_blog_seguro

Já pensou a dor de cabeça que é passar por algum sinistro e não poder receber a indenização do seguro auto por parte da seguradora? Esse imprevisto pode acontecer por conta de alguns problemas no meio do percurso que podem envolver desde falta de entendimento das coberturas até riscos assumidos pelo proprietário do veículo. É sobre este assunto que falaremos no decorrer deste texto. Continue lendo para saber mais.

Importância do seguro de carro

Claro que antes de prosseguir neste assunto tão importante, nós recomendamos que você contrate o seguro para o seu carro com uma corretora que lhe ofereça segurança e lhe forneça todas as informações e esclarecimentos necessários sobre a sua apólice.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, faça sua cotação com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as melhores seguradoras do País. Todas altamente experientes no setor e com reconhecimento de mercado. 

Para cotar é muito simples: basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para o número 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores.

O que pode me fazer perder a indenização do seguro auto? 

Mentir ou omitir informações da seguradora 

omitir informações

É comum que algumas pessoas acabem mentindo ou omitindo informações ao corretor de seguros ou à seguradora. Isso para, na maioria das vezes, ter alguma vantagem de pagamento, baratear o seguro ou receber maior quantia na indenização do seguro auto.

Imagine a seguinte situação: o filho do segurado está dirigindo o veículo e se envolve em uma colisão que causa perda total do automóvel. Porém, para baratear o seguro, o pai não incluiu seu filho como condutor adicional. Neste caso, a seguradora não precisa indenizar o cliente.

O mesmo vale se o segurado tiver dito que o carro passa a noite dentro da garagem, mas, na verdade, ele ficar na rua. Caso o veículo sofra roubo ou furto por estar do lado de fora da residência, a seguradora poderá não realizar a indenização ao descobrir que o segurado não tinha incluído essa informação na hora de contratar o seguro. 

Por isso, é de extrema importância que o segurado jamais omita informações e inclua apenas dados verdadeiros na apólice.  

Não avisar que o veículo foi modificado

indenização do seguro auto - carros modificados

Quando o proprietário modifica o veículo, é extremamente necessário comunicar as mudanças para a seguradora. Caso contrário, em caso de algum sinistro, não há obrigatoriedade do pagamento da indenização do seguro auto

Isso acontece pois modificações no veículo, como rebaixar o carro, por exemplo, podem impactar no preço do seguro. Portanto, caso o proprietário queira realizar qualquer mudança no seu automóvel, precisa entrar em contato com a corretora ou a seguradora para que seja feito o endosso

O mesmo vale para mudanças de informações do segurado, como troca de endereço, por exemplo. 

Dirigir após ter ingerido bebida alcoólica

seguro para carro

Apesar de existir lei que proíbe a condução de veículos após ingestão de bebidas alcoólicas ou uso de entorpecentes, algumas pessoas insistem em ter esse hábito que pode tirar vidas.

Por isso, bater o carro bêbado não dá direito a indenização do seguro auto. Além de ser uma prática perigosa, trata-se de infração de lei de trânsito. Dessa forma, o motorista que optou por dirigir nessas condições assumiu riscos e, assim, não terá prejuízos ressarcidos. 

Enfrentar alagamentos por conta própria

indenização do seguro auto - alagamento

Antes de mais nada, é importante dizer que o seguro auto cobre danos causados por enchentes que tenham pego o segurado de surpresa. Isto é, quando o segurado já está na rua, por exemplo, e fica preso no local, sem ter o que fazer para evitar prejuízos ao seu veículo.

Contudo, caso o segurado esteja em casa e queira sair para enfrentar o alagamento, ele estará assumindo o risco de seu carro ser danificado por conta das enchentes. Nesta situação, a seguradora pode negar o pagamento da indenização. 

Dicas para não ter problemas com a indenização do seguro auto

Informe-se sobre as coberturas previstas na apólice 

Um dos diferenciais da Minuto Seguros é o cuidado em manter o cliente sempre informado e esclarecido sobre todos os pontos importantes do seu seguro. Por isso, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato para saber mais sobre os detalhes da sua apólice. Conhecendo todas as coberturas e também os riscos, você poderá saber se o seguro vai indenizá-lo em determinada situação. 

Seja claro sobre quem conduzirá o veículo e qual será seu uso  

Algo que deve ser revelado na hora da contratação do seguro é sobre o uso do carro: seja para trabalhar todos os dias, ir para a faculdade, para viagens longas, uso de final de semana ou mesmo como motorista de aplicativo. Todas essas informações são relevantes e precisam estar corretas para que você tenha direito à indenização do seguro auto.  

Fora isso, também é necessário informar quem são os principais condutores do carro: se será apenas você ou se haverá pessoas próximas dirigindo, como cônjuge, pais, irmãos ou filhos.  

Ficou com alguma dúvida sobre o que pode fazer com que a indenização do seguro auto não seja paga? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *