Veja hábitos que prejudicam a sua segurança no trânsito

shutterstock_91666982

Dirigir, para muitos, é algo prazeroso e até relaxante. Mas, para garantir a sua segurança e a das pessoas que estão no trânsito, ter responsabilidade e consciência é fundamental. Motoristas criam hábitos com o passar dos tempos que prejudicam essa condição e podem até colocar vidas em risco – tanto a sua, quanto de outras pessoas. Por isso, se policiar contra esses hábitos é necessário de modo a garantir a segurança no trânsito para todos.

A segurança no trânsito só depende das suas atitudes! Então evite essas atitudes:

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Usar a embreagem de maneira incorreta

Um dos hábitos mais comuns de serem vistos nos motoristas. Práticas como dirigir e ficar apoiando o pé na embreagem, além de nas subidas usar a embreagem para segurar o carro ao invés de usar o freio de mão, são atitudes definitivamente erradas e que desgastam todo o sistema. Apesar de raros, acidentes por perda da embreagem podem acontecer. Mas, tão ruim quanto isso é o conserto, que é um dos mais caros na manutenção do veículo.

Chaveiros pesados podem comprometer

Se você é daquelas pessoas que carregam um belo molho de chaves ou chaveiros pesados, saiba que isso pode afetar a ignição do seu carro. Com o tempo, o peso da peça vai folgando o cilindro de ignição, podendo não manter a chave encaixada e impossibilitando a partida do motor.

Tanque sempre na reserva

Outro ponto que pode afetar a sua segurança no trânsito e a do seu carro é deixar o tanque sempre na reserva. Ter esse hábito pode causar um superaquecimento no motor ou a quebra da bomba de combustível. E se isso não foi o suficiente, ficar com o carro parado por conta da falta de gasolina dá multa de R$85,13 e perda de 4 pontos na carta de habilitação.

Segurar o volante com uma mão só

É um dos piores hábitos que existem, pois essa atitude pode causar lentidão na necessidade de uma reação inesperada. E pra completar, dirigir com uma mão só também é proibido e pode lhe custar mais uma multa.

Dirigir mexendo no celular

Mais uma prática comum dos motoristas: dirigir e mexer no celular. Além de tirar toda a sua atenção, você acaba ficando somente com uma mão no volante, aumentando o risco de um acidente. A multa para quem falava no celular era considerada uma infração média, 4 pontos e R$85,13. Mas, com as novas leis, mexer no celular enquanto dirige agora é infração gravíssima. Aproveite e veja a matéria que fala sobre isso aqui.

E aí? Vai arriscar e colocar a sua segurança em risco ou vai seguir as nossas dicas e se portar no trânsito como um motorista consciente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *