A importância dos retrovisores e como ajustá-los corretamente

Ao dirigir no trânsito, é preciso ter atenção a todos os detalhes que estão em volta: placas de sinalização, semáforos, faixa de pedestres, corredor de moto, etc. Diversas situações inesperadas podem acontecer e causar danos ao veículo. Por isso é necessário tomar cuidado ao conduzir um automóvel, principalmente em vias movimentadas, onde as famosas “fechadas” são comuns por conta de motoristas não entenderem a importância dos retrovisores.

importância dos retrovisores

Uma forma para evitar acidentes, seja envolvendo terceiros ou não, é usar os campos de visões que encontramos nos automóveis. Existem três: dianteiro natural, que é da janela principal, periféricos, que são das janelas laterais e os campos que precisam dos retrovisores para passar visibilidade de pontos cegos. Diante disso fica evidente a importância dos retrovisores, sem eles fica praticamente impossível fazer algumas ações, por exemplo: mudar de faixa com segurança, dar a ré ou estacionar em uma vaga, principalmente para as pessoas que não sabem como fazer uma baliza.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A importância dos retrovisores para qualquer motorista é enorme, seja o habilitado há anos ou os recentes que ainda estão tentando perder o medo de dirigir. Com a regulagem correta, os retrovisores permitem que você visualize qualquer ponto cego enquanto dirige.

Mas nem sempre você pode ser o culpado de um acidente. Outros motoristas também cometem erros ao dirigir, e podem acabar te envolver. Por isso contratar um seguro auto é muito importante, só ele garante a segurança em caso de acidentes, roubos, furtos, danos da natureza ou danos a terceiros. A Minuto Seguros oferece os melhores planos para você cotando em mais de 10 seguradoras. Clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário, ou se preferir ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando ao assunto da importância dos retrovisores, confira as dicas de como regulá-los do jeito ideal.

Posicione-se de maneira correta no banco

importância dos retrovisores - Se posicione de maneira correta no banco

A primeira dica para uma boa regulagem dos retrovisores é se posicionar da maneira correta no banco do veículo. A forma adequada é quando você se sente confortável e a perna fica esticada ao pisar na embreagem até o fundo. Evite ficar com os joelhos muito colados ao volante.

Sendo claro, os pés precisam alcançar os pedais até o fundo, as mãos ficarem de acordo com a posição correta para o volante e as costas aconchegante no banco.

A importância dos retrovisores começa na regulagem

importância dos retrovisores - Regulando o retrovisor interno

Após configurar a melhor posição do banco de acordo com o seu corpo, é a vez do retrovisor interno. O motorista precisa ajustar o espelho da forma que permita ele enxergar totalmente a visão da janela traseira do automóvel.

Regulando os retrovisores externos

importância dos retrovisores - Regulando os retrovisores externos

Após realizar os passos anteriores, regule os retrovisores externos para receber a melhor visão. Nesse ponto é importante certificar-se que diminuiu todos os pontos cegos  e conseguiu alguns metros de visibilidade das laterais e traseira do veículo.

Muitos motoristas costumam deixar uma grande parte do automóvel aparecer no espelho, assim possuem uma referência do tamanho do veículo. O correto, no retrovisor do passageiro, é deixar apenas uma ponta da roda aparecendo como ponto de referência e o restante da via.

Para o retrovisor do motorista, a melhor regulagem é abrir o campo de visão mais para a rua e reduzir a parte do carro que aparece no retrovisor.

O espelho convexo

importância dos retrovisores - O espelho convexo

Este espelho é um complemento para o retrovisor externo, geralmente usado em veículos de grande porte, como vans e caminhões. Ele possibilita uma visão de um ponto cego que somente olhando pela janela seria possível ver. No entanto, dependendo do local que for instalado, os fiscais de trânsito o consideram como um objeto que obstruí a visibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *