Veja a importância de ter um bom mecânico de carro!

Manter um carro, realmente, não é tarefa fácil, ainda mais quem não está acostumado com a parte mecânica da máquina. Por isso, ter um bom mecânico de carro, de confiança, para ajudá-lo em todos os processos, é uma atitude prudente. Isso, certamente é um custo que deve ser inserido ao fazer uma planilha de gastos para manter um carro no Brasil. Mecânicos de confiança conseguem passar um diagnóstico muito mais preciso e sem enrolações. Por isso, entender a importância desse profissional é tão importante.

mecânico de carro

Não é incomum que a maioria dos motoristas de automóveis já tenha passado por uma situação desagradável com algum mecânico que somente o enrolou e não resolveu o problema. Fora o transtorno de ter que ficar indo de profissional em profissional sem uma resposta certeira e concreta.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, além de ter um bom mecânico de carro para qualquer problema, contratar um seguro de carro é outra atitude importante. Quanto a isso, os motoristas ficarão resguardados contra diversos problemas, como roubo e furto, colisões e diversos tipos de sinistros. No pacote de coberturas, ainda é possível incluir assistência 24 horas, que irá te auxiliar em casos de pane elétrica, necessidade de guincho, troca de pneu e muito mais.

Conte com a Minuto Seguros! Somos a maior corretora de seguros online do Brasil! Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as maiores do país! Para obter uma cotação é bem simples: clique no botão abaixo, preencha o formulário ou se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, voltando ao assunto de como conseguir um bom mecânico de carro e que você tenha a confiança necessária, leia o nosso texto.

Por que eu tenho que ter um bom mecânico de carro?

Isso é bem simples de ser respondido: o carro não é um bem que irá durar pouco tempo ou será descartado. Ou seja, é uma máquina que precisa de acompanhamento e manutenções preditivas e preventivas. Somente com um bom mecânico de carro isso será possível. Se você não comprou um carro zero quilômetro ainda por cima, essas manutenções e acompanhamentos serão mais necessários.

Essas manutenções, realizadas com o acompanhamento de um profissional competente, passam mais tranquilidade para possíveis problemas. Ninguém quer colocar um dos maiores investimentos na mão de alguém que não tem confiança ou que não passar a certeza de um bom serviço.

Como fazer a escolha de um bom mecânico de carro?

mecânico de carro

Primeiro de tudo: se você não conhece absolutamente ninguém, nem por meio de indicações, faça pesquisas e vá em mais de um profissional. Isso, além de passar mais segurança, vai te dar a certeza se o profissional é mais especializado ou não em alguma área específica. Isso é muito normal. Por exemplo: às vezes, um mecânico é especialista em junta do cabeçote, outro é especialista em troca de filtro de ar e óleo, outro em motor e assim por diante.

Há casos, ainda, de que o mecânico é especialista em determinas marcas de carro, como VW, Ford, Hyundai, Citroen, Peugeot, Renault, entre outras. Por isso a pesquisa por um bom mecânico é tão importante. Não tenha preguiça de fazer essa busca, pois, no final, valerá muito a pena. Quem sabe que o carro está em boas mãos é sinônimo de tranquilidade.

Na hora que estiver fazendo a pesquisa, atente-se a algumas questões, como: o mecânico que está te passando o orçamento é o que, de fato, irá mexer no seu carro? Os mais requisitados, provavelmente, não farão nem a supervisão da manutenção, quanto mais colocar a mão na massa. Tenha certeza de que o bom mecânico de carro é quem irá trabalhar direto no problema. Isso é mais uma tranquilidade para quem está contratando os serviços.

Tenho como saber se a oficina do mecânico é boa?

A primeira regra para encontrar uma boa oficina é não cair na “oficina sempre cheia”. Isso, pode ter certeza, não é sinônimo de qualidade. Isso, por exemplo, pode mostrar que o profissional é desorganizado, pega muitos trabalhos, mas não consegue entregar nenhum no prazo. Por isso a primeira investigação é tão importante na hora de ir atrás de um bom mecânico de carro.

oficina mecânica dicas Veja a importância de ter um bom mecânico de carro!

Além disso, com os meios digitais, ficou mais fácil encontrar recomendações pela internet das oficinas. Claro que o histórico boca a boca é importante, mas, pela internet, é possível avaliar com uma amostragem muito maior. E mais: dá para ir fundo em cada caso que não foi positivo e o os motivos.

Ao entrar na oficina para conhecer o estabelecimento, repare em tudo que puder: organização da oficina, limpeza, espaço interno, ferramentas e qualidade do ambiente. Tudo isso, por menor que possa ser, pode entregar alguma informação valiosa. Se você reparar que as ferramentas são muito velhas, pode ser um sinal de despreocupação com a qualidade do conserto.

Note algumas características para considera-lo um bom mecânico de carro

Algumas características podem evidenciar a qualidade de um bom mecânico de carro. Provatividade, humildade e persistência, por exemplo, são atributos de um grande profissional. Primeiro porque ser proativo é altamente relevante dá mais conhecimento ao mecânico, mexendo em vários carros e conhecendo mais peças e possíveis problemas. Isso também será possível de analisar numa visita a oficina para saber se ela é boa e de confiança.

Entre a lista de atividades que o mecânico automotivo deve mexer e ter plena segurança e convicção são a análise do veículo minuciosamente para detectar e saber informar o problema com clareza. Também é importante que ele tenha um estudo aprofundado para saber o que e como falar com os clientes.

Outra tarefa que os mecânicos devem saber com precisão é a montagem e desmontagem do motor do carro. Assim, eles poderão fazer uma boa limpeza da peça e de alguns componentes de transmissão, diferenciais e outras peças importantes. Tudo o que envolve o “coração” do carro deve estar na palma da mão do profissional. Isso mostra que ele é de confiança e um bom mecânico de carro.

Mecânicos que costumam ser minuciosos e atentos a detalhes também são ótimos profissionais. Eles irão a fundo nos problemas e dessa forma, ainda podem detectar outras oportunidades de conserto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *