Fique de olho na bomba de combustível: sinais para ficar atento

pessoa enchendo tanque de gasolina

Quer saber tudo sobre bomba de combustível para ficar atento? Então você está no lugar certo. Quem preza pelo veículo precisa estar atento às revisões periódicas, mesmo sem a presença de qualquer problema aparente. Nesta matéria serão abordados temas como perda de potência de motor, funcionamento da bomba de combustível e os seus tipos.

Além de ficar de olho na bomba de combustível, é preciso revisar o veículo continuamente para evitar sua depreciação e garantir seu bom funcionamento, o que confere também maior segurança ao motorista e passageiros.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

De fato, a função da bomba de combustível é muito importante, visto que é o item do sistema de alimentação do motor que transfere combustível do tanque para os bicos injetores. Isso faz com que condutores em geral tenham mais atenção à peça, afinal, se a bomba falhar o sistema não poderá dar a partida.

Mas você fica de olho na bomba de combustível? Sabe identificar problemas? Entenda os sinais que podem indicar que o componente do seu carro está com defeito! 

Sinais para ficar de olho na bomba de combustível

Selecionamos para você os três principais sinais de que a sua bomba está apresentando falhas. Confira: 

Perda de potência do motor 

Seja em subidas ou na estrada, o primeiro sinal de que é preciso ficar de olho na bomba de combustível porque ela pode estar falhando é quando o carro perde potência. Sabe quando você acelera o motor e ele começa a apresentar engasgos? Ou quando você está em uma rua íngreme e tem dificuldade para subir? Pode ser problema na bomba.

Isso pode acontecer por falta da quantidade determinada de fluido no motor, desgaste dos componentes internos (normal ou prematuro), problemas nas válvulas da bomba, redução da vazão por obstrução, entre outros precedentes. 

Gasto excessivo de gasolina

Naturalmente, quando o veículo está apresentando pouco desempenho e desgaste na bomba, o gasto com abastecimento tende a aumentar. Por isso, dê atenção às falhas do motor e ao consumo de gasolina além do normal, pois isto pode significar defeito no item. 

Inclusive, atenção ao uso de combustível adulterado, que além de aumentar o consumo ainda pode prejudicar o veículo.

Carro falhando

Se o seu veículo está falhando ou “morrendo” muito, fique atento, pois a bomba pode estar apresentando problemas. Caso a peça esteja defeituosa, ela não vai manter a pressão necessária e prejudicará os cilindros. Além disso, a bomba pode estar quebrada se o automóvel não “pegar” de forma constante quando você tenta ligá-lo.

Como funciona a bomba de combustível? 

Agora que você já descobriu os sinais para ficar de olho na bomba de combustível, já pode entender melhor como ela funciona e qual a sua importância no sistema de alimentação do motor.

Essa peça possui três itens: pré-filtro, conjunto de alta pressão e motor. Ela é ligada ao tanque do veículo, ficando abrigada dentro dele para que o combustível refrigere o motor elétrico que a compõe. Quando você liga o carro e as luzes do painel acendem, a bomba passa a funcionar.

Sua função é levar combustível até o motor, sendo que o líquido de suprimento que não é queimado volta para o tanque. Ou seja, é fundamental para que você possa andar no seu carro.

Tipos de bomba de combustível 

Outra informação importante que você precisa saber é que existem, em geral, dois tipos de bomba de combustível. 

Bomba mecânica

Carros mais antigos costumam ser equipados com esse modelo. Trata-se de uma bomba robusta e que é difícil de dar defeito, visto que funciona de modo mais simples e não depende muito de outras peças. No entanto, o sistema dela só funciona com o motor em movimento e depende da rotação para gerar mais sucção. 

Bomba elétrica

A bomba elétrica foi pensada para solucionar a desvantagem da bomba mecânica. Portanto, ela atua de modo bem semelhante, mas não depende do giro do motor para funcionar. Isso porque é o motor elétrico integrado à peça que aciona o sistema.  Ou seja, ela consegue controlar melhor o fluxo de envio de combustível ao motor.

O que o frentista não pode fazer:

Completar o óleo: por mais que seja comum, esta prática pode trazer danos à bomba de combustível, o que acaba por colocar óleo em excesso ou até mesmo misturar óleos ou lubrificantes diferentes, forçando componentes do motor como o virabrequim podendo assim gerar espuma, elevando a temperatura e podendo danificar outras peças.

Completar a água do radiador: o sistema de arrefecimento do motor pode começar a esquentar se houver pouca água. No entanto, a recomendação é colocar água desmineralizada para prevenir a formação de corrosão nos dutos internos.

Olhar o fluido de freio: Essa verificação deve ser feita somente por oficinas especializadas, pois de acordo com a SAE, há risco de a solução ser contaminada por água ou mesmo por ar e comprometer a eficiência do sistema de frenagem.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Agora que você já entendeu os sinais para ficar de olho na bomba de combustível, saiba que a Minuto Seguros está aqui para ajudar você com as suas principais dúvidas sobre o seguro auto.

Afinal, é muito importante que você saiba exatamente o que está contratando para que sua necessidade seja atendida.

Para que você fique amparado e tenha todo o auxílio necessário no caso da ocorrência de algum imprevisto, conte com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 16 seguradoras no Brasil, que estão entre as principais do Brasil.

Fazer a sua cotação com a Minuto é muito simples e rápido. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Caso você prefira, entre em contato ligando para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores.

Conta pra gente aqui nos comentários abaixo quais dessas dicas você ainda não conhecia sobre a bomba de combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *