Home » Carro » Seguro

Estudo mostra variação do seguro auto entre faixas etárias

Contratar um seguro depende de muitos fatores. No momento da cotação de um seguro auto, com seus dados e informações cadastrados, uma análise é feita para gerar o valor da apólice. Cada detalhe faz a diferença e tudo pode influenciar.

Estudo mostra as variações no seguro auto

A Minuto Seguros, já há algum tempo, vem colaborando com a imprensa com levantamentos que visam mostrar o mercado de seguros e o perfil de seus consumidores. A pedido da Exame.com, mostramos essa variação de preços de acordo com o sexo e a idade.

O estudo foi dividido em seis perfis: homens e mulheres, com idade de 20, 45 e 60 anos, moradores de São Paulo. As demais informações são semelhantes, exceção feita ao estado civil dos jovens, solteiros enquanto os de 45 e 60 são casados.

Na comparação entre jovens e idosos, a mulher pode pagar até 69% mais no seguro auto. Entre os homens, a distância é ainda maior. O jovem de 20 anos chega a pagar 117% mais caro em sua apólice.

Essa variação pode ser calculada em diversos fatores como a pouca experiência ao volante, e a maior exposição ao risco (saídas à noite, baladas e bares). Os mais experientes costumam ser mais contidos e isso é levado em conta na hora do cálculo.

A matéria da Exame avaliou os dez carros mais vendidos no primeiro semestre desse ano. Confira no link todo levantamento e os valores para cada idade.