Estresse pode resultar em acidentes de trabalho
Nenhuma empresa quer passar pela situação de ver acidentes de trabalho que prejudiquem o ambiente e, principalmente, seus colaboradores.
Para isso, muitas delas investem em programas de segurança, medidas e regras fundamentais que vão buscar prevenir ao máximo esses episódios. O que algumas acabam esquecendo, no entanto, é de um lado importante: o cuidado com o colaborador.
Faça sua cotação online
O lado pessoal também é um forte contribuidor dos acidentes no trabalho. Segundo a pedagogia de Prevenção de Acidentes de Trabalho, existem dois aspectos fundamentais: Material (equipamentos de segurança e condições) e Humano (parte afetiva e emocional).
Nesse sentido, como gestor, é importante se precaver e antever situações que podem terminar em problemas. Além de ter um seguro de vida em grupo, a empresa deve buscar detectar funcionários que não aparentam estar bem.
Segundo a Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (ISMA), o Brasil é um dos países com o maior número de profissionais estressados no mundo e isso contribui, e muito, para acidentes.
No campo da saúde ocupacional, estar sob estresse pode trazer muitos riscos além de uma doença que afaste o colaborador de suas atividades. As habilidades físicas também são afetadas pela condição, podendo gerar distrações, queda no nível de percepção e atenção do colaborador.
Portanto leve sempre em conta o lado humano de sua equipe. Mantenha um ambiente agradável e olhe para aqueles que estão apresentando um comportamento incomum. Um bom gestor costuma antecipar os problemas, conversar e ajudar no crescimento de cada um de seu grupo.
E não se esqueça de ter consigo os benefícios importantes como o plano de saúde e, principalmente, o seguro de vida empresarial para auxílio em caso de graves problemas.