Entenda os tipos de rolamentos e veja qual é ideal para seu carro

Quer tirar suas dúvidas sobre os tipos de rolamentos e escolher o ideal para o seu carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você fica por dentro da função dos rolamentos, dicas para ficar ligado nos sinais para trocá-los e principais tipos. Fique com a gente até o final e tire suas principais dúvidas.

tipos de rolamentos

Quem é proprietário de um veículo sabe que na hora realizar a manutenção corretiva, preventiva ou preditiva, caso seja necessário trocar alguma peça, é preciso escolher a mais adequada para o seu automóvel. Isso acontece com as pastilhas de freio, rodas, juntas do cabeçote e diversos outros componentes. Além das que já citamos, existem diferentes tipos de rolamentos, cada um com características específicas. É sobre eles que falaremos no decorrer deste texto.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O rolamento automotivo é uma peça importantíssima para o carro, pois está ligado diretamente ao bom funcionamento nas rodas, o que implica também na segurança dos ocupantes do veículo.

Qual a função dos rolamentos?

tipos de rolamentos de carro

Antes de falar sobre os principais tipos de rolamentos existentes no mercado, é preciso entender qual a função deles no automóvel.

Situados no eixo traseiro dos veículos, os rolamentos ficam instalados dentro dos cubos das rodas. Eles têm como objetivo deixarem que as rodas girem sem sofrer atritos. Assim, auxiliam na movimentação do carro.

De modo geral, os rolamentos têm uma vida útil que gira em torno dos 70 mil quilômetros rodados. Porém, é importante fazer uma verificação constante, pois se você costuma andar em vias com muitos buracos, ondulações e outras condições ruins, as peças sofrem um maior desgaste. Isso acontece pelo fato de absorverem o impacto recebido pelas rodas no solo.

É preciso ficar muito atento quanto às condições da peça. Rodar com rolamentos quebrados pode fazer com que as rodas travem em pleno movimento do veículo, o que possivelmente resultaria em um grave acidente.  

Sinais para trocar os rolamentos

13363 Entenda os tipos de rolamentos e veja qual é ideal para seu carro

Para evitar que os rolamentos quebrem com o veículo em uso, o ideal é realizar a manutenção preventiva, verificar se o alinhamento está em ordem, se amortecedores, suspensão e pneus estão em bom estado. Assim, você não apenas diminui a possibilidade de defeitos, como pode aumentar a vida útil deles em até 100 mil quilômetros.

Mesmo tomando todos os cuidados que citamos acima, é preciso estar sempre atento a possíveis sinais de defeitos que os rolamentos podem apresentar. Um deles é se você identificar barulhos específicos nas rodas. Caso escute aquele som de metal batendo contra metal vindo dessa região, é bom fazer uma verificação.

O correto é levar o seu carro a um mecânico para que ele possa descobrir a origem do possível problema. Em alguns casos, pode ser problemas com a lubrificação, resolvida com a troca de óleo do rolamento. Mesmo que a solução aparentemente seja simples, é importante resolver o mais rápido possível, a fim de evitar que algo pior possa ocorrer.

Principais tipos de rolamentos

Muito se fala da importância das rodas para o bom desempenho na locomoção do automóvel. Porém, tão essencial quanto escolher bem essas peças é saber quais são os tipos de rolamentos ideais para cada veículo de acordo com as suas características.

São os rolamentos que definem as propriedades de rodagem. Portanto, eles têm a capacidade de aumentar ou diminuir a qualidade da roda. Por isso, listamos quais são os principais tipos existentes e para quais situações eles são indicados.

Rolamento liso

rolamento liso

De todos os tipos de rolamentos que existem, o rolamento liso pode ser considerado como o mais simples. Eles são muito resistentes a pancadas, portanto aguentam bem solavancos e movimentos bruscos. Além disso, de acordo com o material com o qual são fabricados, também não são corroídos facilmente.

Apesar de serem bastante resistentes a deslocamentos que proporcionem muitas pancadas, são indicados para serem utilizados apenas em veículos que rodam em baixa velocidade e que percorrem pequenas distâncias.

Rolamento de agulhas

Rolamento de agulhas

Assim como o liso, o rolamento de agulhas é muito resistente a pancadas e deve ser utilizado com o intuito de deslocar-se bem pouco. Ele deve ser instalado a uma baixa ou média altura.

Uma de suas principais características é ser pouquíssimo resistente quando percorre trajetos mais longos. Em contrapartida, sua capacidade de carga é enorme, um ponto que o torna ideal para ser utilizado nas rodas de equipamentos de transporte.

Os veículos que utilizam o rolamento de agulhas também não devem rodar rápido de forma alguma. Eles suportam o deslocamento a uma velocidade máxima de 4 km/h.   

Rolamento de esferas com duplo cone

Rolamento de esferas com duplo cone Entenda os tipos de rolamentos e veja qual é ideal para seu carro

Entre todos os tipos de rolamentos, o de esferas com duplo cone é um dos principais. Essas esferas fazem com que todos os movimentos feitos pela roda tenham um melhor desempenho, o que facilita muito o deslocamento do veículo.

Rolamento rígido de esferas

Rolamento rígido de esferas

Se o rolamento de agulhas suporta grandes cargas e não pode rodar em velocidades altas, é possível dizer que as características do rolamento rígido de esferas são opostas.

Eles não são indicados para rodar com muito peso, porém tem um melhor deslocamento graças às esferas. Este tipo de rolamento está entre os melhores de acordo com a norma DIN (Instituto Alemão para Normatização). Esse é um órgão responsável por regulamentar as normas de padronização industriais no país germânico.

Veja também: Rolamento automotivo: quais cuidados tomar e quando é necessário trocá-lo.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se a roda apresenta algum problema enquanto você está voltando para casa de madrugada, por exemplo?Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de rolamentos mais utilizados? É só mandar pra gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *