Embreagem do carro: veja os problemas mais recorrentes nesta peça

A mecânica de um veículo é algo muito complexo pela alta quantidade de peças  para o seu funcionamento. Entre elas, podemos citar a correia dentada, a bateria e a suspensão a ar etc. Além dessas, outra peça muito conhecida é a embreagem do carro.

embreagem do carro

A embreagem, na verdade, é um conjunto mecânico que tem por objetivo interromper a rotação do motor que é transmitida ao câmbio. Assim, com essa peça parada (ou quase parada), o motorista consegue fazer a mudança das engrenagens sem que elas se atritem, evitando alguns ruídos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mesmo que todos os motoristas conheçam essa peça, afinal, compõe os carros manuais, nem todos conhecem os problemas que ela pode apresentar ao longo do tempo. Dessa forma, podem acabar rodando com veículo quebrado e precisando de manutenção sem que eles saibam. Isso, pode acarretar em diversos problemas, prejudicando a preservação e tempo de vida útil do veículo.

Falando em preservação, outro método de manter o seu automóvel sempre resguardado é o seguro auto. Com a contratação do seguro, você estará protegido contra diversos riscos que não podemos prever quando acontecerão, como roubo e furto ou simplesmente uma batida a uma terceiro.

Para cotar o seu seguro auto, conte com nós da Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário de cotação em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Confira quais são os problemas mais recorrentes na embreagem do carro.

Problemas na embreagem do carro

Embreagem do carro deslizando

embreagem do carro - Embreagem do carro deslizando

A embreagem patinando é algo que a maioria dos motoristas já sentiu em seu automóvel. Este é um caso comum na peça, sendo encontrado em carros com quilometragem alta. O problema pode ser causado devido danos ou até mesmo ao excesso de fluídos e resíduos, como óleo e graxa.

Esse problema significa que o disco da embreagem não consegue ser mais freado pelo platô. Portanto, deve ser considerado um problema mais sério e que precisa de atenção imediata para o conserto. Esse dano influencia diretamente na segurança dos ocupantes do veículo. Além disso, nesses casos, todo o kit de embreagem pode ser comprometido por conta deste problema.

Para conseguir a solução desse caso, o mais indicado é ir em um mecânico e solicitar a troca de todo o kit de embreagem.

Embreagem do carro travando

embreagem do carro - Embreagem do carro travando

Quando cria-se o costume de dirigir um determinado veículo, qualquer diferença para trocar de marcha pode ser notada. É o caso da embreagem do carro travando, o que causa dificuldades para a marcha engatar. Aliás, além de causar a repetição de troca de marchas, isso também influencia na segurança dos ocupantes.

Imagine que o motorista precisa fazer uma manobra para desviar de outro automóvel e a marcha trava. Provavelmente não terá sucesso, e acabará acidentando-se.

Portanto, não deixe de passar em um mecânico o quanto antes para fazer o conserto. A boa notícia é que, em alguns casos, apenas fazer a troca de rolamento do eixo do piloto é necessário. Essa manutenção não tem alto custo, caso seja somente o eixo.

Quando o pedal está duro

Quando o pedal está duro

Um problema que surge em intervalos de tempo é o pedal da embreagem duro. Quando o motorista tenta apertá-lo, sente um rigidez e precisa de mais esforço do que o normal. As causas desse problema são fáceis de serem identificadas. Este problema é um sinal que existe desgaste entre o atuador e as molas do platô. É preciso ir a um mecânico de confiança para que seja feita a troca do cabo de embreagem.

Embreagem com ruídos

embreagem do carro - Embreagem com ruídos

Para finalizar nossa lista de problemas na embreagem do carro, os ruídos também são presentes. Embora a embreagem seja uma peça conhecida por não possuir barulhos, ainda assim, pode acontecer. Um ruído indica que algo está fora do normal e, geralmente, está acompanhado de alguma dificuldade na hora de trocar a marcha.

Se o motorista faz a troca de marcha, mesmo pisando fundo no pedal, e é emitido um ruído de ferro raspando, é porque o conjunto não está abrindo o suficiente para parar o câmbio. Nesse caso, o mecânico deverá fazer uma verificação e identificar quais são os problemas na embreagem do carro.

Lembre-se de sempre dar atenção a esses problemas mencionados. Ignorá-los fará com que agrave ainda mais a situação. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *