Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Liberação do FGTS de contas inativas: 4 maneiras de investir esse dinheiro

Nas últimas semanas, a liberação do FGTS de contas inativas vem se tornando um dos assuntos mais comentados no Brasil. Não por menos, o Governo, com o intuito de amenizar a crise econômica que ronda o país, vai fazer a liberação dos valores dessas contas inativas. Os pagamentos já começaram a ser feitos em fevereiro juntamente com a liberação do calendário FGTS 2017. Assim, será possível identificar as datas de saque do valor integral. Vale ressaltar – e lembrar – que apenas os trabalhadores com contas inativas desde 2015 podem solicitar a liberação do FGTS.

E para quem está na dúvida em relação a inatividade de contas, só são consideradas inativas aquelas que não estão recebendo nenhum depósito. Isso serve para trabalhadores desempregados, que pediram demissão ou foram demitidos. Em qualquer uma dessas situações, a inatividade deve ter, no mínimo, dois anos.

No que diz respeito ao valor, a liberação do FGTS é feita na totalidade, desde que o mesmo se enquadre no pré-requisito citado acima – de inatividade há dois anos. Para saber quanto você tem para receber, acesse o site da Caixa Econômica Federal e consulte o saldo do extrato.

Mas, o assunto agora vai ser outro. Muitas pessoas já estão planejando como irão investir o dinheiro da liberação do FGTS. E acredite: há muitas opções para fazer o dinheiro render, de diversas formas. Dar entrada em uma casa nova, fazer aplicações, como previdência privada ou mesmo um seguro de vida, comprar um carro, fazer uma viagem... Tudo isso são ideias de investir o dinheiro e aproveitar da melhor maneira a liberação do FGTS. Quer saber mais? Acompanhe as nossas dicas.

Liberação do FGTS vai ser uma coisa positiva para a população?

Essa é outra questão que tem gerado bastante dúvida nas pessoas, principalmente, porque algumas se perguntam se realmente vale a pena sacar o dinheiro das contas inativas ao invés de deixá-lo rendendo. No entanto, a melhor coisa a fazer é aproveitar a situação da liberação do FGTS, pegar o dinheiro e investi-lo da forma que você sempre sonhou.

Os juros que rendem na conta são baixíssimos, valendo a pena até, acredite, deixar na poupança para se valer de uma graninha a mais. Esse caso é indicado para pessoas que estejam sem nenhuma ideia ou planejamento. Mesmo assim, é mais interessante ter esse dinheiro em sua posse, pensar em alternativas viáveis de rendimento, do que deixar em contas inativas com baixo rendimento.

Só que, mais válido ainda é aproveitar diversas oportunidades para fazer, realmente, o dinheiro render de alguma forma. Não há um plano mais certo do que o outro, tudo vai depender do que você precisa ou esteja pensando para o presente ou um futuro próximo.

Por isso, a liberação do FGTS, se bem pensada pelas pessoas que fizerem a retirada, vai ser algo extremamente positivo, ainda mais se formos levar em consideração os tempos de crise e dificuldades financeiras que grande parte da população sofre.

Faça uma viagem

Primeiramente, deve-se entender um conceito: viagem não é gasto, viagem é investimento. Tudo o que uma viagem proporciona não pode ser mensurado em valores reais, pois engloba fatores muito mais relevantes, como conhecimento, aprendizado de uma nova cultura, experiências marcantes e etc.

Além de “apenas” viajar, você também pode investir o dinheiro da liberação do FGTS em um intercâmbio culturalque é outra experiência incrível e que vai agregar em fatores importantes para a sua carreira profissional, por exemplo. O aprendizado de uma nova língua é muito mais eficiente, além dessa jornada fora do país ser um diferencial e tanto para o seu currículo.

Há outros tipos de viagens, como os destinos marcantes espalhados pelo mundo ou uma viagem romântica a doisAté viajar sozinho para o autoconhecimento é algo que chama a atenção das pessoas.

E, para qualquer viagem que você planeje fazer, não se esqueça do seguro viagem. Ele garante um período muito mais tranquilo e te auxiliará em caso de muitas eventualidades, como o extravio de bagagens. Se ainda tem dúvidas da importância da contratação do seguro viagem, leia esse textoAproveite e cote o seu seguro viagem agora na MinutoÉ rápido, simples e grátis.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Compre um carro

Outro tipo de investimento que pode fazer você começar um negócio. A compra do carro por si só, para algumas pessoas, pode ser apenas uma forma de perder dinheiro, mas para outras é uma alternativa de outra renda. Tornar-se Uber, por exemplo, é uma saída que muitas pessoas estão optando. Neste texto falamos um pouco do Uber e das obrigações que o motorista deve ter ao ingressar para trabalhar com o aplicativo.

Comprar um carro também pode ser um jeito de facilitar a sua locomoção e garantir mais conforto no dia a dia para uma ida ao trabalho ou faculdade. Para quem não está mais disposto a usar o transporte público, a aquisição de um carro parece ser a alternativa mais interessante.

Só não esqueça de fazer um seguro para o seu veículo. O alto investimento em um carro não pode ficar desprotegido. Na Minuto Seguros, você pode cotar com mais de 10 seguradoras e ter acesso a diversos planos e preços de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO GRÁTIS

Invista o dinheiro

Essa parece ser a alternativa mais sensata para as pessoas. Resgatar o dinheiro da liberação do FGTS e aplicá-lo de maneira que os rendimentos sejam ainda maiores. Há diversas alternativas, como ações, aplicações no Tesouro Direto, investimento na poupança, CDI, entre outros. Consulte o seu gerente do banco, pois ele irá montar um perfil de investimento de acordo com o que você deseja, seja algo mais moderado ou agressivo e o montante que você tem disponível.

Até o pagamento de dívidas pode ser uma maneira de investir dinheiro, sabia? Os juros acumulados em parcelas atrasadas crescem a cada dia, por isso, zerá-las o quanto antes é uma forma de economizar uma boa grana e, ainda por cima, deixar uma parte guardada para futuras emergências.

Compre uma casa

Se você tem uma boa reserva financeira guardada, a aquisição da casa própria pode estar mais próxima do que você imagina. É claro que não é todo mundo que terá uma reserva que seja suficiente para comprar um imóvel à vista, mas uma boa entrada pode ajudar no parcelamento e no abatimento de parcelas futuras.

Esse dinheiro da liberação do FGTS das contas inativas pode ajudar, inclusive, na quitação da sua atual casa, financiada em muitos anos.

Gostou das nossas dicas sobre como investir o saldo das contas inativas do FGTS? O que mais você vai fazer com o dinheiro? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS