1. Home
  2. »
  3. Carro

Cheque a documentação de carros usados antes de comprá-los

Os carros zero quilômetro ainda são preferências na hora da aquisição, ainda mais pela facilidade de pagamento que algumas montadoras oferecerem recorrentes e a menor incidência de problemas que os carros novos dão, mas isso não é uma máxima, afinal, a compra de carros usados pode ser extremamente válida, principalmente se houver uma busca minuciosa. Há diversos modelos de carros usados baratos espalhados pelo território nacional, mas que precisam ser garimpados. A compra desse tipo de veículo requer muita atenção, ainda mais no que se refere à documentação de carros usados. Por isso, fique atento nos detalhes que iremos passar a seguir sobre esse assunto.

E, tão importante quanto realizar uma boa checagem na documentação de carros usados é fazer um seguro para o seu “novo” carro. Andar desprotegido é muito perigoso, ainda mais pelo alto índice de roubos que o país atravessa. Em pesquisas recentes, um dado chamou a atenção: um carro é roubado por minuto no Brasil. Por isso, mantenha o seu bem protegido com um seguro auto. Na Minuto, fazemos cotações com 12 seguradoras que irão lhe passar preços e planos de acordo com o seu perfil. Preencha o nosso formulário ou clique no botão abaixo para cotar um seguro de carro grátis agora.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre a documentação de carros usados, esse é um ponto muito importante para verificar antes de fechar a compra, quase tão importante quanto checar a parte mecânica e estética. Faça um pente fino e tenha convicção de que o carro não tem nenhuma pendência que possa lhe causar algum tipo de transtorno na hora de fazer a transferência de veículo para o seu nome.

Como fazer a checagem da documentação de carros usados

Essa é uma busca mais simples do que as pessoas imaginam. Apenas com o número do Renavam e a placa do carro é possível verificar no site do Detran da sua cidade como está a situação do veículo.

Com esses dados é possível, por exemplo, saber se o carro foi adquirido de leilão ou teve algum sinistro considerável. Sem contar, é claro, multas pendentes, alienação, licenciamento atrasado ou outras taxas referentes ao carro.

Atente-se também na hora de checar a numeração do chassi e do motor

Esses números, na hora da compra de carros usados, acabam passando despercebidos pela maioria dos compradores, mas são muito importantes, pois a numeração pode estar raspada ou até mesmo adulterada. Caso não saiba onde encontrar esses números, é bem simples: o primeiro deles está marcado em uma parte estrutural do veículo, geralmente em baixa do tapete, por exemplo, e também em seus vidros. Já a numeração do motor é encontrada, em grande parte dos casos, ao lado do bloco do motor.

Essa verificação é importante por dois relevantes motivos:  evita a compra de um carro clonado ou sem motor original. E ninguém quer passar por uma situação como essa…

Preço para fazer a checagem de documentação de carros usados com empresas

Isso acaba variando um pouco de estado para estado, mas em São Paulo, os preços ficam em torno de R$ 150 a R$ 300, dependendo do tipo de carroceria do veículo.

4.02 / 63 votos

[addtoany]

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile