Distração ao volante: perigo real para o motorista

distração ao volanteUm estudo feito pela Universidade de Iowa e a entidade AAA, uma fundação para a segurança no trânsito, nos Estados Unidos, trouxe um dado bastante preocupante: boa parte dos acidentes com jovens ao volante é causada por distração ao volante.

Os organizadores avaliaram 1.691 acidentes onde os motoristas tinham entre 16 e 19 anos. O interessante é que todos os veículos tinham câmeras instaladas no condutor e de frente para a pista.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Foram usadas imagens gravadas entre 2007 e 2013, aproveitando que esses adolescentes estavam participando de uma promoção de uma marca de câmeras para carros.

Muitos dos jovens acidentados estavam no celular, conversando com a pessoa do lado e até se maquiando. De todas as ocorrências, em 58% delas o condutor estava distraído. No ranking do estudo estão:

– conversa com passageiro (15%);
– usar o celular (12%);
– olhar para alguma parte do carro (10%);
– olhar para fora (9%);
– cantar ou dançar (8%);
– se arrumar (6%);
– tentar alcançar algum objeto (6%).

Falando especificamente de quem estava com o celular, a pesquisa constatou que os motoristas ficaram até 6 segundos olhando para o aparelho, esquecendo da pista. Em um mesmo tempo, um carro a 80 km/h, por exemplo, atravessa um campo de futebol.

Além do cuidado extremo quando está ao volante, evitando mexer em celular ou fazer coisas que causem distrações, ter um seguro auto é importante para aliviar os danos em um eventual acidente.

Outra dica é ter um seguro eletrônico para o smartphone, que oferece a cobertura contra danos em caso de uma colisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *