Qual é a diferença entre roubo e furto de veículo?

roubo x furto diferenca Qual é a diferença entre roubo e furto de veículo?

Quer saber qual a diferença entre roubo e furto de veículo? Então você está no lugar certo. Acompanhe esta matéria para saber o que fazer em cada situação e como se prevenir de um problema.

Uma das situações mais incômodas para qualquer proprietário de veículo é ter o seu carro levado por criminosos. Infelizmente, esse tipo de acontecimento é muito comum no Brasil. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Apesar de ser algo ruim de qualquer forma, existem diferentes qualificações para a subtração de bens. Saber qual é a diferença entre roubo e furto é importante na hora de registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) e também no momento de acionar o seguro.

Para se ter uma ideia, o Brasil tem, em média, um roubo ou furto de automóvel por minuto. Estes números apenas reforçam o quanto é importante se proteger com a contratação de um seguro auto para o seu veículo.

Qual a diferença entre roubo e furto?

Vamos esclarecer de maneira simples e fácil a diferença entre roubo e furto.

Roubo

Imagine que você está no seu carro esperando um amigo para sair para jantar. De forma inesperada, um indivíduo lhe aborda armado e leva o seu veículo. Esta situação é um claro exemplo de roubo.

O roubo é caracterizado quando há a subtração de um bem, que neste caso é o veículo, mediante uma grave ameaça, violência ou por um meio que diminua a chance de resistência da vítima.

Segundo o artigo 157 do Código Penal, a pena para quem é condenado por roubar vai de quatro a dez anos de prisão.

Furto

Agora, coloque-se na seguinte situação. Este mesmo amigo o convidou para jantar na casa dele. Ao chegar no endereço, você deixa seu carro estacionado na rua. Porém, na hora de voltar, seu carro não está mais lá. Neste caso, trata-se de um furto.

Quando a subtração do bem é feita sem haver qualquer tipo de ameaça à vítima, o crime é considerado furto. Porém, existem dois tipos de furto: o qualificado e o simples.

De acordo com o artigo 155 do Código Penal, para que o furto seja considerado como qualificado, é necessário que haja destruição ou rompimento de obstáculo, abuso de confiança, uso de chave falsa ou mediante fraude.

Caso o seu carro seja arrombado e posteriormente levado, essa ação é considerada furto qualificado. Quando não há indícios de ter havido um furto, ele é tido como simples. Sem sinais de arrombamento, nada quebrado ou rasgado. Como quando você deixa o celular na mesa e vai ao banheiro, e quando volta ele não está mais lá.

Qual a diferença entre furto simples e furto qualificado?

Além de existirem essas diferenças, também há distinção entre furto simples e qualificado. É importante saber sobre, principalmente na hora de registrar um Boletim de Ocorrência, por exemplo. Abaixo, esclarecemos melhor para você entender de vez. 

Furto simples

O furto simples é aquele que não há rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso.  Ou seja, não há qualquer vestígio do crime. Por exemplo, quando alguém furta o seu carro na garagem da sua casa sem quebrar nada, é classificado como furto simples. 

A diferença do furto simples para o roubo é que não há qualquer ameaça por parte do criminoso.

Furto qualificado

Já o furto qualificado é quando há rompimento, quebra e destruição de algum obstáculo durante a ação, deixando vestígios do criminoso.  Por exemplo, se alguém for furtar o seu carro na sua casa e há quebra de portões e janelas, o furto é considerado qualificado.

Por que essa diferenciação é feita?

Essa diferenciação é feita porque não são todos os tipos de furtos que as apólices de seguro cobrem. Algumas delas são extremamente restritivas ao que é considerado furto qualificado.

Por exemplo, a maioria das apólices considera apenas quando há evidências de arrombamento de portões, destruição de telhados e muros. Logo, vestígios de escalada, abuso de confiança ou chaves falsas podem ser desconsiderados desse tipo de crime. 

Leia também: O que fazer ao passar por um roubo ou furto fora do Brasil?

O que fazer após passar por um roubo ou furto?

O primeiro passo é registrar o B.O. Além de ser uma prática recomendada após qualquer tipo de crime que seja cometido contra você, ele será requerido pela sua seguradora.

É importante também realizar rapidamente o aviso de sinistro para a seguradora. Se quiser, pode entrar em contato com a Minuto que oferece um pós-venda de qualidade. Você precisará enviar determinados documentos que serão solicitados.

Após a entrada neste processo, a seguradora deverá pagar a indenização em até 30 dias. Caso seja perda total, o valor pago será o atual do seu automóvel de acordo com a Tabela Fipe do mês vigente.

Ficou com alguma dúvida sobre as diferenças entre roubo e furto? Mande pra gente nos comentários.  

Dicas para evitar roubo ou furto do veículo

Para se proteger de furtos, um seguro de veículos é sempre uma opção. Mas para evitar quaisquer incomodações, é sempre recomendável que você tente atrapalhar os criminosos a realizar qualquer ato. 

Abaixo, listamos algumas dicas para evitar roubo, furto simples ou furto qualificado. 

Escolha bem onde estaciona

Escolher onde estaciona o seu veículo é muito importante. Evite áreas perigosas e onde poucas pessoas circulam. 

Atenção extra em semáforos

Os semáforos também são um ponto focal de roubos. Dessa forma, toda vez que parar em um e achar que o local pode ser perigoso, feche os vidros e não estacione totalmente, deixe engatilhado para poder arrancar. 

Além disso, existem cidades em que não é necessário parar em semáforos vermelhos durante à noite, podendo apenas olhar para os lados e passar, a fim de evitar roubos e crimes mais perigosos. 

Evite deixar objetos à vista no veículo

É sempre importante evitar colocar objetos à mostra no veículo. Qualquer bolsa ou sacola pode ser confundida com itens de valor e criar uma situação para os criminosos. 

Se não for possível levar os objetos, deixe-os no porta-malas ou embaixo dos bancos, impedindo de olhar de fora o que tem na parte de dentro. 

Certifique-se de que o carro está bem trancado

Toda vez que você sair do carro e deixar estacionado, é necessário trancar com a chave e depois verificar se o veículo está, de fato, fechado, porque alguns criminosos já conseguem utilizar dispositivos que enganam o proprietário que trancaram o carro. 

Além disso, muitas pessoas, por estarem distraídas, esquecem de trancar o carro ao sair. Por isso, transforme conferir se o carro está fechado em um hábito do dia a dia. 

Instale equipamentos de segurança

Se você mora em uma cidade mais perigosa e com muitos habitantes, um bom investimento é instalar equipamentos de segurança, como películas escuras, bloqueadores e rastreadores automotivos.

Também é importante lembrar que, se você passar por qualquer tipo de assalto ou roubo, deixe que o criminoso leve o objeto. Não arrisque a sua vida por conta de bens materiais!

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 17 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

2 comentários sobre “Qual é a diferença entre roubo e furto de veículo?

    1. Edson, como vai? Bom, se você não deixou a porta do carro destrancada ou a chave no contato, a chance de ter sido um roubo qualificado é muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *