Qual a diferença entre hotel, pousada e resort?

Quando se pensa em viajar, geralmente o primeiro tipo de hospedagem que vem à cabeça é um hotel. Mas, também existem diversas outras escolhas disponíveis, como resort e pousada. Para selecionar o ideal, basta analisar qual combina mais com você. Por isso, confira qual a diferença entre hotel, pousada e resort para saber qual escolher no planejamento do seu roteiro.

diferença entre hotel, pousada e resort

Ao se planejar uma viagem, o ideal é montar uma lista que abranja as maiores prioridades. Após a escolha do destino, que é o tópico, a sequência natural é buscar qual ou quais serão os locais para a sua estadia. É nesse momento que o assunto central do texto vem à tona. As possibilidades são variadas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

A diferença entre hotel, pousada e resort está nas características que influenciam diretamente na estadia e o que cada um deles oferece em termos de lazer. Não existe uma regulamentação internacional que estabeleça quais são as diferenças entre cada modelo de hospedagem, mas no Brasil, as categorias são diferenciadas desde 2011.

No planejamento do roteiro de viagem, além de escolher a categoria do local de hospedagem, é preciso incluir também a contratação de um seguro viagem. O seguro é o único serviço que oferece proteção contra riscos inesperados, como o extravio de bagagem ou necessidade de um atendimento médico.

Para contratar o seu seguro viagem, conte com a Minuto Seguros. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora com o seguro contratado, podemos analisar a diferença entre hotel, pousada e resort para definir qual deles oferece as melhores condições para a sua viagem.

Diferença entre hotel, pousada e resort

Hotel

Diferença entre hotel, pousada e resort - Hotel

Começamos pela alternativa mais comum delas. Os hotéis caraterizam-se pela comodidade e opcionais disponíveis para seus clientes. Claro que há variações de um hotel para outro, mas mesmo os mais simples possuem necessários para fazer parte dessa categoria.

Os hotéis possuem serviço de recepção e quartos que podem variar quanto a tamanho e infraestrutura, mas sempre possuem cama, frigobar, banheiro privado e são de uso exclusivo para quem pagou pela estadia. Vale lembrar que são limitados o número de pessoas por quarto.

Além disso, o cliente pode escolher se deseja o pacote com alimentação e transporte inclusos, por exemplo. São realizadas cobranças diárias pela estadia e os hotéis possuem um índice de avaliação que parte de uma e vai até cinco estrelas.

Pousada

diferença entre hotel, pousada e resort - Pousada

As pousadas também são ótimas escolhas para uma estadia durante a viagem e podem ser bem parecidas com os hotéis. Algumas também oferecem os mesmos serviços, como alimentação inclusa. Basta checar entre as ofertas disponíveis no local.

Mas pequenas peculiaridades ainda diferenciam as pousadas das demais escolhas. O local só pode ser construído em um cenário horizontal com no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, podendo ser em um prédio pequeno único com até três pavimentos, ou ter como padrão os chalés e bangalôs, que dão um visual diferenciado para as pousadas. O critério de avaliação é o mesmo do hotel: de uma até cinco estrelas.

Resorts

diferença entre hotel, pousada e resort - Resorts

Alcançando outros patamares no quesito mordomia e serviços, o resort tem as mesmas características de um hotel, só que muito maior e com uma série de opções únicas. Possui uma estrutura focada no lazer e no entretenimento. É possível encontrar itens de exclusividade, como espaços para tratamentos estéticos, recreação e atividades ao ar livre.

Para muitos viajantes, não é preciso sair do resort para aproveitar e se divertir. Assim, é possível optar por permanecer no lugar e relaxar com as regalias que são oferecidas ali. A avaliação deve ser de quatro até cinco estrelas.

Agora que você já sabe a diferença entre hotel, pousada e resort, é possível decidir qual é o melhor tipo de hospedagem pra você. Deixe um comentário abaixo e avalie nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *