Está com dúvidas sobre alinhamento e balanceamento? Então a matéria de hoje é para você. Veja aqui tudo que você precisa sobre como fazer a manutenção adequada do seu carro e se manter seguro.
Realizar as manutenções do carro é muito importante. Mas, isso nem sempre significa que sabemos tudo o que está acontecendo. Claro que algumas delas, como a troca de óleo ou a calibragem de pneus, são mais conhecidas e não geram tantas dúvidas. Só que quando falamos de alinhamento e balanceamento, você sabe exatamente qual a diferença entre os dois serviços?
Para ajudar no processo, vamos dar duas explicações bem diretas para saber se o seu veículo precisa ser alinhado, balanceado ou os dois.
Ao dirigir, solte o volante por um breve momento. Se ele puxar para a direita ou para a esquerda, significa que ele precisa ser alinhado. Agora, se você notar que o volante está vibrando ou o carro está apresentando barulhos em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam passar por um balanceamento.
E, para ficar mais claro, que tal ver a importância de cada um e como é feito o processo? Confira mais abaixo:
O que é e para que serve o alinhamento do carro?
O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda que o motorista não perca o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila.
Além da segurança, manter o carro alinhado retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.
Quando é preciso fazer o alinhamento e balanceamento?
Saber quando fazer o alinhamento e o balanceamento é uma pergunta das mais comuns entre os motoristas que querem dirigir um carro seguro e com boa manutenção. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho nos seguintes sinais:
- Se sentir seu carro puxando para esquerda ou direita;
- Desgaste irregular ou mais rápido que o indicado pelo fabricante nos pneus.
- Volante vibrando ao atingir determinadas velocidades;
- Banco ou piso vibrando ao atingir determinadas velocidades;
Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.
O que é e para que serve o balanceamento do carro?
O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.
Quando essa manutenção é mal feita nota-se isso em diversos aspectos, como: trepidação do volante, bancos, painel de acessórios e piso do carro. Se quiser saber mais, preparamos um guia sobre a importância do balanceamento e geometria para o seu carro.
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Agora, quando falamos de balanceamento, é a manutenção que faz com que as rodas girem sem vibrações. É muito importante fazer as duas manutenções, pois elas têm funções diferentes.
Alinhamento e balanceamento impactam no consumo de combustível?
Sim, pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo. Por isso, deixe-os em ordem, além de cuidar do alinhamento e balanceamento com frequência. Se quiser saber mais sobre consumo de combustível, listamos 10 boas práticas que te ajudam a economizar.
Faça uma cotação de seguro pro seu carro
Para cotar um seguro auto, entre em contato com a Minuto Seguros. Se preferir, preencha o formulário em nosso site e receba os valores por e-mail, ou aguarde o contato de um de nossos consultores. Eles explicarão detalhadamente o plano e irão atender suas necessidades, oferecendo algo sob medida.
quanto em quanto tempo devo fazer o balanceamento e alinhamento
Oi, Lucas. O ideal é que o alinhamento e o balanceamento seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados.