Alinhamento e balanceamento: o que são, qual o valor e quando fazer

alinhamento e balanceamento Alinhamento e balanceamento: o que são, qual o valor e quando fazer

Está com dúvidas sobre alinhamento e balanceamento? Então a matéria de hoje é para você. Veja aqui tudo que você precisa sobre como fazer a manutenção adequada do seu carro e se manter seguro.

Realizar as manutenções do carro é muito importante. Mas, isso nem sempre significa que sabemos tudo o que está acontecendo. Claro que algumas delas, como a troca de óleo ou a calibragem de pneus, são mais conhecidas e não geram tantas dúvidas. Só que quando falamos de alinhamento e balanceamento, muitos motoristas ainda tem dúvidas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para ajudar no processo, criamos esse texto para dar explicações bem diretas para saber se o seu veículo precisa ser alinhado, balanceado ou os dois. Vamos lá?

Alinhamento do carro: entenda tudo sobre ele

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o alinhamento do carro.

O que é e para que serve?

O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda que o motorista não perca o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila.

Além da segurança, manter o carro alinhado retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.

Quando é preciso fazer o alinhamento?

Saber quando fazer o alinhamento é uma das perguntas mais comuns entre os motoristas que querem dirigir um carro seguro e com boa manutenção. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho no seguinte

  • Se sentir seu carro puxando para esquerda ou direita;
  • Desgaste irregular ou mais rápido que o indicado pelo fabricante nos pneus;
  • Quando trocar os pneus por novos.

Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.

Balanceamento do carro: entenda tudo sobre ele

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o balanceamento do carro.

O que é e para que serve?

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

Quando essa manutenção é mal feita nota-se isso em diversos aspectos, como: trepidação do volante, bancos, painel de acessórios e piso do carro. Se quiser saber mais, preparamos um guia sobre a importância do balanceamento e geometria para o seu carro.

Quando é preciso fazer o balanceamento?

Saber quando fazer o balanceamento é uma pergunta importante para quem quer dirigir em segurança e com o carro em bom estado. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho nos seguintes sinais:

  • Volante vibrando ao atingir determinadas velocidades;
  • Banco ou piso vibrando ao atingir determinadas velocidades;
  • Quando trocar os pneus por novos.

Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.

Qual a diferença entre os dois serviços?

O alinhamento e balanceamento são procedimentos fundamentais para garantir o bom funcionamento e a segurança do seu carro. No entanto, você sabe qual é a diferença entre eles? Vamos desvendar este mistério.

Primeiro um resumo sobre para que serve cada um deles:

  • Alinhamento: procedimento que ajusta os ângulos das rodas, que, por sua vez, afetam a forma como o carro faz contato com a estrada. Ao fazer isso, seus pneus vão funcionar da maneira que foram projetados, o que aumenta o desempenho do veículo.
  • Balanceamento: procedimento que compensa o peso do pneu e da roda após o pneu ser montado na roda. Balancear seus pneus é importante porque os pneus não são perfeitamente uniformes em termos de peso.

Se ainda está na dúvida, assista ao vídeo abaixo para que fique claro o que faz cada um dos procedimentos.

Sendo assim, a diferença entre eles é que enquanto o alinhamento trata do ajuste dos ângulos das rodas para que o carro dirija corretamente, o balanceamento trata de garantir que o pneu e a roda tenham pesos distribuídos uniformemente para garantir uma condução suave e um desgaste uniforme dos pneus.

Vale lembrar que ambos são manutenções preventivas e devem ser realizados regularmente para garantir a máxima eficiência e segurança do veículo.

Tire suas dúvidas sobre alinhamento e balanceamento

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas na hora de fazer o alinhamento ou balanceamento.

Quando é preciso fazer o alinhamento ou balanceamento?

Ao dirigir, solte o volante por um breve momento. Se ele puxar para a direita ou para a esquerda, significa que ele precisa ser alinhado. Agora, se você notar que o volante está vibrando ou o carro está apresentando barulhos em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam passar por um balanceamento.

É preciso fazer sempre os dois serviços juntos?

Não é obrigatório fazer o alinhamento e o balanceamento juntos. O que é recomendado é que sempre que for fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.

Alinhamento e balanceamento impactam no consumo de combustível?

Sim, pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo. Por isso, deixe-os em ordem, além de cuidar do alinhamento e balanceamento com frequência. Se quiser saber mais sobre consumo de combustível, listamos 10 boas práticas que te ajudam a economizar.

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Como simular seguro auto

Agora que você já sabe tudo sobre multas na CNH provisóriacompartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

2 comentários sobre “Alinhamento e balanceamento: o que são, qual o valor e quando fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *