Dicas para proteger os dados de seu smartphone

Não é preciso falar muito que você deve pensar sempre na segurança de seu smartphone ou celular. Cada vez mais, os roubos têm aumentado.

smartphone

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelou que, na capital, cerca de 20 aparelhos são roubados por hora. A empresa F-Secure aponta que pelo 25% dos brasileiros já tiveram seus celulares levados.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

É difícil pensar que a situação pode acontecer conosco um dia. É muito complicado pensar que, em um eventual roubo, você pode perder muito mais que o smartphone: fotos, contatos, mensagens e outros dados podem ir embora.

Diante disso, recomenda-se o Seguro de Eletrônicos para donos de smartphone, especialmente aqueles que compraram um aparelho novo após vivenciarem um episódio de roubo.

Além do seguro, apresentamos abaixo algumas dicas para você cuidar dos seus dados pessoais ou proteger o smartphone logo que o mesmo seja levado:

– Bloqueio de tela

Trata-se de uma medida simples, porém eficiente caso o ladrão tente mexer em seu celular logo após o roubo. Seja por código ou senha deslizante, não deixe de manter o aparelho sempre bloqueado. Por precaução e até por privacidade.

Recursos remotos

Existem diversos aplicativos e funcionalidades padrões que rastreiam e oferecem o bloqueio do smartphone, mesmo à distância. Utilize sua conta padrão e acesse de qualquer computador.

No Android, utilize o Android Device Manager; no iPhone, entre na iCloud e utilize a função Buscar meu iPhone; no Windows Phone, utilize a opção Localizar meu Telefone na loja virtual.

– IMEI

Todos os aparelhos possuem consigo um código desenvolvido justamente para roubos e furtos. O IMEI (International Mobile Equipment Identify) pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa do aparelho ou mesmo no local onde a bateria se encontra.

Ao ser roubado, faça rapidamente o boletim de ocorrência e pegue o número do IMEI. Com os dois em mãos, ligue ou vá até sua operadora para bloquear totalmente o celular. Você pode ate perder seus dados, mas o aparelho se tornará um “peso de papel”.

– Configuração de aplicativos

Muitos aplicativos são usados em diversos dispositivos (computador, smartphone, tablet, etc). Em caso de roubo, utilize o acesso remoto para desativar o login do seu celular.

O Facebook, por exemplo, é um dos aplicativos que permite essa função. Para ver os dispositivos conectados, acesse a área de configurações, entre no item Segurança e edite o último item “onde você está conectado”.

Não se esqueça também de manter um backup recente de seus arquivos e agenda em outro ambiente. Outra dica importante é não manter senhas salvas em páginas ou programas.

Leve a sério os cuidados com seu smartphone, afinal, sua vida pessoal pode estar em risco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *