1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Dicas para higienizar o carro e evitar o coronavírus

Não é mais novidade para ninguém que estamos vivendo tempos críticos por conta do coronavírus. A pandemia chegou ao Brasil com força e todos os cuidados necessários são essenciais para evitarmos a contaminação – seja de nós mesmos ou de pessoas que, possivelmente, teremos que ter algum contato. Atentar-se a alguns pontos essenciais pode ajudar nessa prevenção, como fazer a higienização de carros para evitar o contágio por coronavírus. 

Essa limpeza é essencial para quem, quando necessário, tem que sair com o veículo para ir ao mercado, farmácia ou algum outro lugar de grande necessidade. Quem está trabalhando, como os taxistas ou motoristas de aplicativo, tal qual o Uber, precisa redobrar a atenção e, é claro, a higienização.

Preparamos um texto com algumas dicas para higienizar o carro e evitar o coronavírus que pode ajudar muito. São detalhes que, em um primeiro momento, parecem pequenos, mas que podem salvar inúmeras pessoas de uma contaminação. Listamos abaixo todos os detalhes essenciais para a prevenção e a limpeza correta para afastar a Covid-19.

Por que fazer a higienização de carros em época de coronavírus?

Assim como é importante se proteger nessa época, fazer a higienização do carro é uma forma de minimizar a disseminação do vírus por aí. E acredite: higienizar o carro é um processo simples, mas que faz toda diferença.

A maioria dos carros é composta, em boa parte, por materiais plásticos. E, nesse tipo de superfície, estudos dizem que o vírus pode sobreviver por até três dias, caso não haja higienização. Só esse motivo já é mais do que suficiente para você começar a repensar os hábitos, certo? E neste caso não adianta apenas uma limpeza com água e sabão. É muito importante que o carro seja higienizado com álcool 70% líquido.

Os itens cruciais para a higienização automotiva, principalmente pelo lado do motorista, pois são considerados de alto contato com as mãos, são esses:

  • Volante;
  • Câmbio;
  • Freio de mão;
  • Bancos;
  • Rádio;
  • Cinto de segurança e fivela. 

Evite, se possível, o contato com o para-sol. Use óculos escuros, sempre higienizados, é claro.

Motoristas de aplicativo e táxi precisam dobrar a atenção com a higienização de carros contra o coronavírus 

Foto: Teksomolika / FreePik

Quem está trabalhando no período da epidemia, como os motoristas de táxi e motoristas de aplicativos, precisa ter muita atenção e cuidado, pois carregam muitas pessoas no veículo cujos hábitos de higiene são desconhecidos, além de não ter como saber se estão infectadas com a Covid-19. 

É muito importante que, além das higienizações citadas acima, o motorista tome cuidado com tudo que envolve o lado do passageiro. É muito importante que haja a disponibilização de álcool em gel aos clientes na entrada e saída do veículo – isso é altamente eficaz e ajuda muito a não disseminar o vírus.

Se você usa maquininha de cartão para realizar as cobranças, lembre-se de higienizá-la a cada viagem. Esse dispositivo recebe o toque direto de diferentes pessoas e pode ser um vetor de contágio. Procure também realizar as corridas com as janelas abertas. 

Para finalizar os cuidados, é essencial esvaziar a lixeira a cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite). Dessa forma, há o descarte de tudo o que pode estar contaminado, como papel de bala, lenços com secreções e outros itens de uso pessoal.

Além disso, é necessário fazer a limpeza dos seguintes itens: 

  • Bancos;
  • Maçanetas;
  • Portas;
  • Pega-mão;
  • Puxadores;
  • Cinto de segurança e fivela.

Higienização de carros para evitar coronavírus 

Para que a possibilidade de contágio dentro do veículo seja mínima, algumas dicas são essenciais para serem tomadas. A higienização do carro precisa começar, é claro, no momento que o motorista entra no veículo. Assim que estiver dentro, passe álcool em gel nas mãos, no volante, no punho do câmbio, no freio de mão e no puxador da porta. Isso é essencial, pois são os lugares em que existe o contato direto com as mãos.

Tudo o que for tocado precisa ser higienizado 

Foto: Freepik

Não tem jeito: trabalhando com o carro ou não nessa quarentena, lembre-se, sempre, de higienizar tudo o que for tocado, seja por você ou por qualquer pessoa que esteja dentro do veículo. Vamos listar um compilado de peças que já tratamos durante o texto:

  • Volante;
  • Câmbio;
  • Freio de mão;
  • Bancos;
  • Botões de vidros elétricos;
  • Rádio/Multimídia;
  • Puxador de porta;
  • Botões de retrovisor elétrico;
  • Bancos;
  • Maçanetas;
  • Portas;
  • Pega-mão;
  • Puxadores;
  • Cinto de segurança e fivela.

Atenção aos objetos de plástico do carro 

Essa é uma parte muito importante, pois, no plástico, o vírus pode sobreviver por até três dias. Ou seja, sempre ao final do dia, caso tenha utilizado o carro, faça a higienização do painel e de todas as partes com álcool 70%. Isso minimiza a chance de uma contaminação e ajuda na higienização de carros contra o coronavírus.

Ar condicionado é um ponto importante 

Usar ou não usar o ar condicionado do carro? Primeiramente, antes de qualquer pergunta, é essencial que ele esteja limpo e higienizado – aqui ensinamos como higienizar o ar condicionado corretamente

No mundo ideal, não é indicado que o ar condicionado seja usado por deixar as janelas fechadas. Mas, caso haja essa necessidade, é importante que o ar esteja regulado para manter a troca do ar interno com o externo. Existe um botão que ativa essa função extremamente necessária. 

Contudo, mesmo que o ar esteja ligado, é importante que os vidros também permaneçam alguns centímetros abertos. Isso ajuda na renovação do ar pelo que vem de fora e minimiza a possível circulação do vírus dentro do carro.

Como se proteger do coronavírus dentro do carro

Além de seguir todas as recomendações de higienização do veículo, é necessário se proteger também enquanto está dentro do carro. Para isso, a recomendação de profissionais de saúde é fazer uso da máscara, mesmo que ninguém mais esteja junto no momento.

Isso acontece pois caso a pessoa esteja contaminada, sem a máscara ela pode espalhar o vírus dentro do carro. Dessa forma, outras pessoas que entrarem depois, como alguém da família, pode acabar se contaminando.

Outra dica importante é utilizar óculos especiais de proteção. Eles impedem que o vírus entre em contato com a mucosa dos olhos, onde o coronavírus também pode infectar, protegendo, assim, a pessoa de contrair a Covid-19.

Importância do seguro auto 

Além de ter todo o cuidado com a higienização do carro para evitar o coronavírus, é preciso também ficar atento a outro lado da proteção relacionada ao veículo. Para garantir total tranquilidade, a melhor opção é contratar o seguro auto. Afinal, trata-se do produto que possibilita coberturas contra roubo e furto, colisões, entre outros benefícios. 

Para contratar o seu seguro, entre em contato com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora de seguros online do Brasil e trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. 

Para cotar é muito simples: basta preencher o nosso formulário online clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para o número 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor. Teremos o prazer em formatar propostas de acordo com a sua necessidade, possibilidade de gastos e muito mais.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

Ficou com dúvidas sobre como higienizar o carro para evitar o coronavírus? Mande sua dúvida por meio dos comentários abaixo!

 

3 / 7 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile