Dicas para economizar nos gastos do carro

Ser proprietário de um automóvel tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, você tem a tranquilidade e conforto para se deslocar quando quiser, seja a trabalho, passeio ou viagem. Contudo, é necessário lidar com algumas complicações, que em sua maioria estão relacionadas ao custo de se manter um veículo. Para ajudá-lo a diminuir o impacto no seu bolso, fizemos uma lista com dicas para economizar nos gastos do carro.

economizar nos gastos do carro

De consumo de combustível ao pagamento de IPVA, são vários os exemplos de custos que o carro gera. Porém, é possível adotar uma série de medidas que vão aliviar os altos valores que poderiam ser gastos no veículo. Antes de iniciar a nossa lista, no entanto, já adiantamos um dos tópicos que representam uma vantagem para o bolso: realizar a contratação de um seguro auto.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Apesar de investir um valor no seguro auto, a contratação desse produto pode proporcionar muitas economias no futuro. Afinal, já imaginou o prejuízo que teria ao ser vítima de roubo ou furto? Com o seguro, você recebe indenização em casos assim. E se, em um momento de distração, você colidir com o carro à sua frente? Se tiver o seguro de terceiros contratado, não precisará tirar do próprio bolso para reparar os danos ao outro veículo.

Por isso, garanta sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores.  

CLIQUE E COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como economizar nos gastos do carro

Calcule qual combustível vale mais a pena

economizar nos gastos do carro gasolina

Com o alto preço dos combustíveis no Brasil, esse fator se torna um dos maiores vilões no em gastos com o veículo. Dessa forma, é preciso encontrar maneiras de diminuir o impacto no bolso. Para quem tem carro flex, ou seja, que aceita gasolina e etanol, é possível fazer um cálculo para ver com qual será mais vantajoso abastecer.

Em valores absolutos, é preciso gastar muito mais para encher o tanque de gasolina do que de etanol, por exemplo. Porém, o etanol possui um poder calorífico mais baixo que a gasolina. Isto indica que o álcool menor quantidade de de energia que o derivado de petróleo, o que faz com que renda menos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) considera que o etanol possui 70% do poder calorífico da gasolina, embora haja cerca discussão sobre o número. Para fazer o cálculo de qual vale mais a pena, portanto, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Caso o resultado final seja inferior ao que custa o litro do álcool, é vantajoso colocar gasolina no tanque. Se for superior, então é melhor abastecer com etanol.

Caso o litro de gasolina custe R$ 4,00, multiplicado por 0,7 o resultado será de 2,80. Ou seja, se o preço do etanol estiver até R$ 2,79 por litro, vale mais a pena utilizar o combustível produzido a partir da cana-de-açúcar.

Fique atento ao estado dos pneus

economizar nos gastos do carro

Outro fator que pode economizar nos gastos do carro é tomar os devidos cuidados com relação aos pneus. Um deles é ficar atento à calibragem deles. Conforme o pneu se “esvazia”, o veículo precisa fazer mais esforço para rodar. Dessa forma, o consumo de combustível também aumenta para suprir essa demanda mais alta. Resultado? Mais custos com abastecimento. Por isso, é importante conhecer o índice ideal de pressão para o pneu, indicado no manual do seu automóvel.

Além de utilizar a calibragem correta, você pode adotar outras medidas que aumentem a durabilidade dos pneus. Conduzir de forma cuidadosa, utilizando os preceitos de direção defensiva, diminui o desgaste e, consequentemente, evita a necessidade de trocar os pneus prematuramente. Realizar alinhamento e balanceamento nos períodos corretos também é importante nesse quesito. desgaste dos pneus. Quanto se desgasta, mais ele perde o atrito com o solo. Isso não só compromete a segurança como faz o veículo gastar mais combustível, o que, consequentemente, representará um peso a mais no seu bolso.

Faça as revisões e manutenções necessárias 

car repair 362150 1920 Dicas para economizar nos gastos do carro

Além de fazer a revisão do veículo quando for viajar, é necessário realizar as revisões estipuladas pelo fabricante no período correto. Caso você deixe passar e seu carro apresente um problema, terá que gastar de forma desnecessária por não ter antecipado a situação, que provavelmente terá se agravado.

O mesmo vale para a realização das manutenções. A preditiva, por exemplo, serve para analisar possíveis sinais de fadiga e desgaste nas peças e que possam representar um problema a curto prazo. A preventiva e a corretiva também podem ajudá-lo a evitar gastos com grandes defeitos no seu automóvel que poderiam acontecer no futuro.

Verifique os filtros e fluidos do veículo  

filtro de ar 4 Dicas para economizar nos gastos do carro

Os fluidos são importantes para o bom funcionamento do veículo, para evitar o desgaste e, por vezes, até a quebra de peças. Isso certamente trará economia para o seu bolso. Por isso, é recomendável trocar o óleo do motor de acordo com o período indicado pelo fabricante. Verifique constantemente o aditivo para radiador, pois ele evita a ferrugem e é ajuda a manter a temperatura do motor estável, evitando o superaquecimento da peça.  

Fique atento também aos filtros do veículo. O filtro de ar do motor, por exemplo, se estiver sujo, não cumpre corretamente sua função de evitar a entrada de partículas que prejudiquem o funcionamento da máquina. Por isso, é necessário trocá-lo antes que isso aconteça. Verifique também o filtro de cabine, que impede a entrada de impurezas dentro do carro. Ambos os filtros, quando saturados, exigem esforço maior do carro, o que representa mais consumo de combustível e, consequentemente, gastos.  

Pague o IPVA no momento certo e tenha mais uma forma de economizar nos gastos do carro

economizar nos gastos do carro

Outra forma de economizar nos gastos do carro está relacionada à época e à forma de pagamento do IPVA. A maioria dos estados brasileiros concede uma porcentagem de desconto a quem pagar o imposto até a data de vencimento. O que também pode facilitar a vida do proprietário é o parcelamento do valor total em até três vezes. Verifique também se você se encaixa em algum itens que proporcionam isenção de IPVA para o dono do automóvel.

Tem mais alguma dica para economizar nos gastos do carro? Mande pra gente por meio dos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *