5 lugares paradisíacos no Brasil que você não conhecia

Certamente o Brasil é um país que nos reserva muitas surpresas e lugares paradisíacos jamais imaginados, até mesmo para quem vive aqui. E a tarefa de apresentar estes pontos, acredite, é bem simples, tamanha a diversidade que há espalhada por nossos estados e cidades.

Explorar locais pouco conhecidos e fora das rotas tradicionais de turismo pode não parecer uma tarefa fácil, mas esses paraísos, até então desconhecidos por muita gente, estão aí para serem aproveitados. Existem muito mais destinos a serem conhecidos do que os populares roteiros costumam mostrar.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Que tal reservar o próximo feriado para conhecer algum destes pontos e se apaixonar pela diversidade da nossa pátria? Aproveite e veja as dicas de viagem sobre esses 5 lugares paradisíacos no Brasil e escolha algum que combina com você!

Península de Maraú – Bahia

Morro_de_São_Paulo_peninsula dicas de viagem

Farol do Morro São Paulo, na Península de Maraú. Imagem: WikimediaCommons.

Sabe aquelas praias que só achamos possíveis em outros países e muito afastadas de qualquer possibilidade? Bom, aqui vai uma dica de viagem para mostrar que o Brasil também pode nos dar esse tipo de lugar paradisíaco. A Península de Maraú oferece o que de mais bonito a natureza tem: cachoeiras, ilhas, lagoas, mirantes e um pôr-do-sol de fazer os olhos brilharem de emoção.

São mais de 40 quilômetros de praias desertas para serem aproveitadas à sua maneira, com areia branca e bem fina, contemplada com coqueiros na costa, mata virgem e manguezais.

A maré baixa da Península coloca quem gosta de apreciar a fauna marinha com diversas variedades de peixes coloridos. Há até a possibilidade de mergulhos noturnos – mais indicado quando a lua está cheia, um espetáculo a parte. É importante consultar previamente a tábua de marés para mais informações de passeios.

Já para os amantes de caminhadas, as imagens permanecem incríveis ao passar pelas praias de Algodão, das Conchas, Cassange e Barra Grande – tradicionalmente conhecida por seu pôr-do-sol único. Também pelas trilhas é possível chegar até as cachoeiras e algumas ilhas da região.

Ficou interessado? Para chegar lá não tem segredo, por mais que pareça um paraíso perdido. A Península está localizada entre o Morro São Paulo e Itacaré, na Costa do Dendê. O acesso pode ser feito por carro, travessia ou barco, a critério do viajante.

Praia de Carro Quebrado – Alagoas

Praia_de_Carro_Quebrado_(04-01-2014)_077_(11761172633) dicas de viagem

Praia do Carro Quebrado. Imagem: WikimediaCommons.

A beleza do Nordeste brasileiro é realmente fora de série e não poderíamos deixar de apresentar dicas de viagem para Alagoas, um dos mais belos estados no país e com praias de tirar o fôlego. A Praia de Carro Quebrado tem esse nome por conta de um casal que passou um dia na praia namorando mas, na hora de voltar, o carro acabou quebrando e foi corroído por conta da maré alta. A praia tem tudo o que um lugar paradisíaco deve ter: areia branca, águas bem clarinhas, corais, recifes, paredões naturais e muitos coqueiros.

A praia faz parte do município da Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas, e o acesso não é tão simples, mas vale muito a pena, afinal, o local está entre as seis das mais belas praias desertas do Brasil. Você passará por estradas esburacadas, correndo o risco até de atolar, caso tenha chovido em dias próximos. Para quem prefere algo mais tranquilo, os acessos de lancha, barco e buggy são mais indicados.

Uma dica de viagem importante nesse caso é pegar a maré baixa e sair logo cedo para curtir melhor o dia. Em locais desertos e de difícil acesso, a contratação de um guia nativo é uma ótima pedida.

Cachoeira do Formiga – Tocantins

Cachoeira_do_Formiga dicas de viagem

Cachoeira do Formiga. Imagem: WikimediaCommons.

Aqui a dica de viagem o colocará ainda mais em contato com paraísos extraordinários: uma incrível cachoeira com detalhes minuciosamente esculpidos pela natureza. Terreno bem arenoso, águas cristalinas e uma temperatura que permite passar horas e horas relaxando. Essa é a Cachoeira do Formiga, considerada a mais bela atração do Parque Estadual do Jalapão.

Para quem gosta da prática de mergulho, é indicado levar um snorkel para observar a variedade de peixes presente no local.

Ela está localizada a 36 quilômetros de Mateiros, cidade que abriga a maior parte do Jalapão. Para chegar lá é recomendado um veículo 4×4, devido às dificuldades da estrada de terra.

Vale do Matutu – Minas Gerais

Vale_do_Matutu-006 dicas de viagem

Vale do Matutu. Imagem: WikimediaCommons.

Localizado em Aiuruoca, o Vale do Matutu faz parte da área de proteção ambiental da Mantiqueira. Certamente é um dos mais belos destinos para quem busca a tranquilidade do campo e o contato direto com a natureza. O anoitecer da região é fantástico e apresenta um céu repleto de estrelas.

É bem afastado da civilização e, para chegar a uma das principais hospedagens, é necessária uma caminhada de aproximadamente 40 minutos por trilhas pela mata. A preocupação por conta do peso das bagagens fica de lado, pois há a possibilidade de levá-las no lombo de burros, oferecidos pelo pessoal do hotel.

O Vale conta ainda com uma área de 3.000 hectares, cuidada por cerca de 140 pessoas de forma sustentável e com ótimo gerenciamento, tanto que conseguiram o selo APA (Área de Proteção Ambiental) junto ao IBAMA.

Cânion do Poti – Piauí

CanyonPoty00_tribunadebarras dicas de viagem

Cânion do Poti. Imagem: tribunadabarra.com

Mais uma daquelas belezas naturais que surgiram por conta de uma “falha”, há milhões de anos, mas hoje nos possibilita apreciar uma paisagem fenomenal.

Para entender melhor, o Rio Poti (ou Poty, como também é chamado), que nasce no Ceará, deveria permanecer no estado, mas por conta desse “erro” natural, acabou desembocando em Teresina, no Rio Parnaíba. O acontecimento inesperado da natureza permitiu um local com fauna e flora variada, com exuberantes relevos.

Mesmo sendo desconhecido por muita gente, cada vez mais o cânion atrai turistas em busca de paisagens paradisíacas. Uma dica para esta viagem é aproveitar e observar in loco as rochas que foram esculpidas pela força das correntezas, com surgimento até de cavernas e abrigos naturais.

O acesso mais fácil é de carro, mas, outra vez, opte por um 4×4 para enfrentar as dificuldades do caminho. O cânion está localizado no município de Buriti dos Montes. A trilha tem cerca de 15 quilômetros.

Viaje com segurança

Aqui vai uma dica extra que nunca é demais salientar: viaje seguro. Muitas vezes os lugares mais paradisíacos podem nos reservar surpresas e imprevistos que fogem ao nosso controle, então é bom estar preparado. Tenha sempre um bom seguro viagem e saiba o que fazer caso precise acioná-lo.

Ainda não tem um seguro viagem? Faça agora uma cotação online com a Minuto Seguros: é fácil, rápido e você faz tudo pela internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *